DINÂMICA ESCOLAR NO PROCESSO DE RESSOCIALIZAÇÃO DE ADOLESCENTES INFRATORES: A PERSPECTIVA DOS PROFESSORES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Jaqueline de
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Alarcão, Ana Carolina Jacinto
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1563
Resumo: Este trabalho teve como objetivo compreender a dinâmica escolar dos adolescentes infratores e seu processo de ressocialização, partindo da visão e perspectiva dos professores. A metodologia foi apoiada na fenomenologia. A população de estudo foi constituída por seis professores de uma Escola Estadual do Município de Maringá - PR. Utilizou-se de entrevista aberta, norteada por uma questão orientadora. A análise fenomenológica dos discursos desvelou a compreensão das significações essenciais sistematizadas nas categorias: 1° olhar dos professores: falência do sistema familiar dos adolescentes em cumprimento de medida sócio educativa, 2° desafio no acompanhamento adequado do adolescente infrator no sistema escolar, 3° dificuldades no processo de ensino e aprendizagem, sentimento de impotência de incapacidade dos professores, 4° a falta de credibilidade dos professores diante das perspectivas de futuro dos adolescentes infratores.
id UNICESU -1_6a45c3c6a1e540146a99a284a7a37d35
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/1563
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling DINÂMICA ESCOLAR NO PROCESSO DE RESSOCIALIZAÇÃO DE ADOLESCENTES INFRATORES: A PERSPECTIVA DOS PROFESSORESDinâmica escolarProcesso de ressocializaçãoMedidas socioeducativasEste trabalho teve como objetivo compreender a dinâmica escolar dos adolescentes infratores e seu processo de ressocialização, partindo da visão e perspectiva dos professores. A metodologia foi apoiada na fenomenologia. A população de estudo foi constituída por seis professores de uma Escola Estadual do Município de Maringá - PR. Utilizou-se de entrevista aberta, norteada por uma questão orientadora. A análise fenomenológica dos discursos desvelou a compreensão das significações essenciais sistematizadas nas categorias: 1° olhar dos professores: falência do sistema familiar dos adolescentes em cumprimento de medida sócio educativa, 2° desafio no acompanhamento adequado do adolescente infrator no sistema escolar, 3° dificuldades no processo de ensino e aprendizagem, sentimento de impotência de incapacidade dos professores, 4° a falta de credibilidade dos professores diante das perspectivas de futuro dos adolescentes infratores.Unicesumar2019-08-14T11:36:27Z2019-08-14T11:36:27Z2017-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-0773-22594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1563otherOliveira, Jaqueline deAlarcão, Ana Carolina Jacintoreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T17:05:40Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 17:06:03.061Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv DINÂMICA ESCOLAR NO PROCESSO DE RESSOCIALIZAÇÃO DE ADOLESCENTES INFRATORES: A PERSPECTIVA DOS PROFESSORES
title DINÂMICA ESCOLAR NO PROCESSO DE RESSOCIALIZAÇÃO DE ADOLESCENTES INFRATORES: A PERSPECTIVA DOS PROFESSORES
spellingShingle DINÂMICA ESCOLAR NO PROCESSO DE RESSOCIALIZAÇÃO DE ADOLESCENTES INFRATORES: A PERSPECTIVA DOS PROFESSORES
Oliveira, Jaqueline de
Dinâmica escolar
Processo de ressocialização
Medidas socioeducativas
title_short DINÂMICA ESCOLAR NO PROCESSO DE RESSOCIALIZAÇÃO DE ADOLESCENTES INFRATORES: A PERSPECTIVA DOS PROFESSORES
title_full DINÂMICA ESCOLAR NO PROCESSO DE RESSOCIALIZAÇÃO DE ADOLESCENTES INFRATORES: A PERSPECTIVA DOS PROFESSORES
title_fullStr DINÂMICA ESCOLAR NO PROCESSO DE RESSOCIALIZAÇÃO DE ADOLESCENTES INFRATORES: A PERSPECTIVA DOS PROFESSORES
title_full_unstemmed DINÂMICA ESCOLAR NO PROCESSO DE RESSOCIALIZAÇÃO DE ADOLESCENTES INFRATORES: A PERSPECTIVA DOS PROFESSORES
title_sort DINÂMICA ESCOLAR NO PROCESSO DE RESSOCIALIZAÇÃO DE ADOLESCENTES INFRATORES: A PERSPECTIVA DOS PROFESSORES
author Oliveira, Jaqueline de
author_facet Oliveira, Jaqueline de
Alarcão, Ana Carolina Jacinto
author_role author
author2 Alarcão, Ana Carolina Jacinto
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Jaqueline de
Alarcão, Ana Carolina Jacinto
dc.subject.por.fl_str_mv Dinâmica escolar
Processo de ressocialização
Medidas socioeducativas
topic Dinâmica escolar
Processo de ressocialização
Medidas socioeducativas
dc.description.none.fl_txt_mv Este trabalho teve como objetivo compreender a dinâmica escolar dos adolescentes infratores e seu processo de ressocialização, partindo da visão e perspectiva dos professores. A metodologia foi apoiada na fenomenologia. A população de estudo foi constituída por seis professores de uma Escola Estadual do Município de Maringá - PR. Utilizou-se de entrevista aberta, norteada por uma questão orientadora. A análise fenomenológica dos discursos desvelou a compreensão das significações essenciais sistematizadas nas categorias: 1° olhar dos professores: falência do sistema familiar dos adolescentes em cumprimento de medida sócio educativa, 2° desafio no acompanhamento adequado do adolescente infrator no sistema escolar, 3° dificuldades no processo de ensino e aprendizagem, sentimento de impotência de incapacidade dos professores, 4° a falta de credibilidade dos professores diante das perspectivas de futuro dos adolescentes infratores.
description Este trabalho teve como objetivo compreender a dinâmica escolar dos adolescentes infratores e seu processo de ressocialização, partindo da visão e perspectiva dos professores. A metodologia foi apoiada na fenomenologia. A população de estudo foi constituída por seis professores de uma Escola Estadual do Município de Maringá - PR. Utilizou-se de entrevista aberta, norteada por uma questão orientadora. A análise fenomenológica dos discursos desvelou a compreensão das significações essenciais sistematizadas nas categorias: 1° olhar dos professores: falência do sistema familiar dos adolescentes em cumprimento de medida sócio educativa, 2° desafio no acompanhamento adequado do adolescente infrator no sistema escolar, 3° dificuldades no processo de ensino e aprendizagem, sentimento de impotência de incapacidade dos professores, 4° a falta de credibilidade dos professores diante das perspectivas de futuro dos adolescentes infratores.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-24
2019-08-14T11:36:27Z
2019-08-14T11:36:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1563
identifier_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1563
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unicesumar
publisher.none.fl_str_mv Unicesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948628997767168