APLICAÇÃO DE METODOLOGIA INTERATIVA COMO FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO NO ENSINO MÉDICO EM CLÍNICA CIRÚRGICA - CURSO DE MEDICINA - UEM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GDLA, Jéssica
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: CREVELIM, Karoline Rodrigues, SILVA, Débora Francisco, SOUZA, Fernando de, MURAD, Ivan
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3826
Resumo: A metodologia interativa apresentada neste trabalho é denominada “QUIZ IN TIME” - MEDICINA (teste de tempo) que é uma ferramenta auxiliar de avaliação para composição do conceito do aluno. Esse método avalia os conhecimentos em medicina por meio de provas aplicadas, utilizando exposição de multimídia e leitura dinâmica e contendo questões com alternativas sobre temas pré- estabelecidos, obtidos na literatura adotada na escola (Universidade Estadual de Maringá). Para a resolução das questões, geralmente casos clínicos que simulam situações reais, são formados grupos em que os alunos podem discutir entre si para responder a perguntas de múltipla escolha, porém com um tempo cronometrado. Ao final de cada questão, o orientador organiza uma discussão com os alunos sobre o caso exposto, procurando sanar as dúvidas que restaram.Assim, o “quiz in time” ajuda no preparo e na capacitação do aluno de medicina, a fim de que seu aprendizado esteja centrado numa prática médica baseada em evidências e o mais próximo da sua futura realidade, sejam hospitais, clínicas, ambulatórios, consultórios, pronto- socorros, etc. Isso ocorre, porque o método abrange, além de puro conhecimento teórico, também a discussão entre colegas para a escolha de condutas e propõe maior desenvolvimento do raciocínio clínico dos discentes e não uma simples escolha de resposta (MITRE, 2008). Desta forma, além do conteúdo, são trabalhadas outras habilidades necessárias à prática médica, como autonomia para buscar novos conhecimentos, flexibilidade para trabalhar em grupo e criticismo em relação ao próprio conhecimento e ao dos outros (GONTIJO, 2015).
id UNICESU -1_73e0019dc7c2f3dabf43da0f811d33b9
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/3826
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling APLICAÇÃO DE METODOLOGIA INTERATIVA COMO FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO NO ENSINO MÉDICO EM CLÍNICA CIRÚRGICA - CURSO DE MEDICINA - UEMAprendizagemEducação médicaMétodo ativoA metodologia interativa apresentada neste trabalho é denominada “QUIZ IN TIME” - MEDICINA (teste de tempo) que é uma ferramenta auxiliar de avaliação para composição do conceito do aluno. Esse método avalia os conhecimentos em medicina por meio de provas aplicadas, utilizando exposição de multimídia e leitura dinâmica e contendo questões com alternativas sobre temas pré- estabelecidos, obtidos na literatura adotada na escola (Universidade Estadual de Maringá). Para a resolução das questões, geralmente casos clínicos que simulam situações reais, são formados grupos em que os alunos podem discutir entre si para responder a perguntas de múltipla escolha, porém com um tempo cronometrado. Ao final de cada questão, o orientador organiza uma discussão com os alunos sobre o caso exposto, procurando sanar as dúvidas que restaram.Assim, o “quiz in time” ajuda no preparo e na capacitação do aluno de medicina, a fim de que seu aprendizado esteja centrado numa prática médica baseada em evidências e o mais próximo da sua futura realidade, sejam hospitais, clínicas, ambulatórios, consultórios, pronto- socorros, etc. Isso ocorre, porque o método abrange, além de puro conhecimento teórico, também a discussão entre colegas para a escolha de condutas e propõe maior desenvolvimento do raciocínio clínico dos discentes e não uma simples escolha de resposta (MITRE, 2008). Desta forma, além do conteúdo, são trabalhadas outras habilidades necessárias à prática médica, como autonomia para buscar novos conhecimentos, flexibilidade para trabalhar em grupo e criticismo em relação ao próprio conhecimento e ao dos outros (GONTIJO, 2015).UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2020-01-06T17:02:05Z2020-01-06T17:02:05Z2019-10-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-1960-5http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3826porGDLA, JéssicaCREVELIM, Karoline RodriguesSILVA, Débora FranciscoSOUZA, Fernando deMURAD, Ivaninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T20:23:48ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv APLICAÇÃO DE METODOLOGIA INTERATIVA COMO FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO NO ENSINO MÉDICO EM CLÍNICA CIRÚRGICA - CURSO DE MEDICINA - UEM
title APLICAÇÃO DE METODOLOGIA INTERATIVA COMO FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO NO ENSINO MÉDICO EM CLÍNICA CIRÚRGICA - CURSO DE MEDICINA - UEM
spellingShingle APLICAÇÃO DE METODOLOGIA INTERATIVA COMO FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO NO ENSINO MÉDICO EM CLÍNICA CIRÚRGICA - CURSO DE MEDICINA - UEM
GDLA, Jéssica
Aprendizagem
Educação médica
Método ativo
title_short APLICAÇÃO DE METODOLOGIA INTERATIVA COMO FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO NO ENSINO MÉDICO EM CLÍNICA CIRÚRGICA - CURSO DE MEDICINA - UEM
title_full APLICAÇÃO DE METODOLOGIA INTERATIVA COMO FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO NO ENSINO MÉDICO EM CLÍNICA CIRÚRGICA - CURSO DE MEDICINA - UEM
title_fullStr APLICAÇÃO DE METODOLOGIA INTERATIVA COMO FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO NO ENSINO MÉDICO EM CLÍNICA CIRÚRGICA - CURSO DE MEDICINA - UEM
title_full_unstemmed APLICAÇÃO DE METODOLOGIA INTERATIVA COMO FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO NO ENSINO MÉDICO EM CLÍNICA CIRÚRGICA - CURSO DE MEDICINA - UEM
title_sort APLICAÇÃO DE METODOLOGIA INTERATIVA COMO FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO NO ENSINO MÉDICO EM CLÍNICA CIRÚRGICA - CURSO DE MEDICINA - UEM
author GDLA, Jéssica
author_facet GDLA, Jéssica
CREVELIM, Karoline Rodrigues
SILVA, Débora Francisco
SOUZA, Fernando de
MURAD, Ivan
author_role author
author2 CREVELIM, Karoline Rodrigues
SILVA, Débora Francisco
SOUZA, Fernando de
MURAD, Ivan
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv GDLA, Jéssica
CREVELIM, Karoline Rodrigues
SILVA, Débora Francisco
SOUZA, Fernando de
MURAD, Ivan
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Educação médica
Método ativo
topic Aprendizagem
Educação médica
Método ativo
description A metodologia interativa apresentada neste trabalho é denominada “QUIZ IN TIME” - MEDICINA (teste de tempo) que é uma ferramenta auxiliar de avaliação para composição do conceito do aluno. Esse método avalia os conhecimentos em medicina por meio de provas aplicadas, utilizando exposição de multimídia e leitura dinâmica e contendo questões com alternativas sobre temas pré- estabelecidos, obtidos na literatura adotada na escola (Universidade Estadual de Maringá). Para a resolução das questões, geralmente casos clínicos que simulam situações reais, são formados grupos em que os alunos podem discutir entre si para responder a perguntas de múltipla escolha, porém com um tempo cronometrado. Ao final de cada questão, o orientador organiza uma discussão com os alunos sobre o caso exposto, procurando sanar as dúvidas que restaram.Assim, o “quiz in time” ajuda no preparo e na capacitação do aluno de medicina, a fim de que seu aprendizado esteja centrado numa prática médica baseada em evidências e o mais próximo da sua futura realidade, sejam hospitais, clínicas, ambulatórios, consultórios, pronto- socorros, etc. Isso ocorre, porque o método abrange, além de puro conhecimento teórico, também a discussão entre colegas para a escolha de condutas e propõe maior desenvolvimento do raciocínio clínico dos discentes e não uma simples escolha de resposta (MITRE, 2008). Desta forma, além do conteúdo, são trabalhadas outras habilidades necessárias à prática médica, como autonomia para buscar novos conhecimentos, flexibilidade para trabalhar em grupo e criticismo em relação ao próprio conhecimento e ao dos outros (GONTIJO, 2015).
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-30
2020-01-06T17:02:05Z
2020-01-06T17:02:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-1960-5
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3826
identifier_str_mv 978-85-459-1960-5
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3826
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771933926096896