APLICAÇÃO DE METODOLOGIA INTERATIVA COMO FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO NO ENSINO MÉDICO EM CLÍNICA CIRÚRGICA - CURSO DE MEDICINA - UEM
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3826 |
Resumo: | A metodologia interativa apresentada neste trabalho é denominada “QUIZ IN TIME” - MEDICINA (teste de tempo) que é uma ferramenta auxiliar de avaliação para composição do conceito do aluno. Esse método avalia os conhecimentos em medicina por meio de provas aplicadas, utilizando exposição de multimídia e leitura dinâmica e contendo questões com alternativas sobre temas pré- estabelecidos, obtidos na literatura adotada na escola (Universidade Estadual de Maringá). Para a resolução das questões, geralmente casos clínicos que simulam situações reais, são formados grupos em que os alunos podem discutir entre si para responder a perguntas de múltipla escolha, porém com um tempo cronometrado. Ao final de cada questão, o orientador organiza uma discussão com os alunos sobre o caso exposto, procurando sanar as dúvidas que restaram.Assim, o “quiz in time” ajuda no preparo e na capacitação do aluno de medicina, a fim de que seu aprendizado esteja centrado numa prática médica baseada em evidências e o mais próximo da sua futura realidade, sejam hospitais, clínicas, ambulatórios, consultórios, pronto- socorros, etc. Isso ocorre, porque o método abrange, além de puro conhecimento teórico, também a discussão entre colegas para a escolha de condutas e propõe maior desenvolvimento do raciocínio clínico dos discentes e não uma simples escolha de resposta (MITRE, 2008). Desta forma, além do conteúdo, são trabalhadas outras habilidades necessárias à prática médica, como autonomia para buscar novos conhecimentos, flexibilidade para trabalhar em grupo e criticismo em relação ao próprio conhecimento e ao dos outros (GONTIJO, 2015). |
id |
UNICESU -1_73e0019dc7c2f3dabf43da0f811d33b9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/3826 |
network_acronym_str |
UNICESU -1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
repository_id_str |
|
spelling |
APLICAÇÃO DE METODOLOGIA INTERATIVA COMO FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO NO ENSINO MÉDICO EM CLÍNICA CIRÚRGICA - CURSO DE MEDICINA - UEMAprendizagemEducação médicaMétodo ativoA metodologia interativa apresentada neste trabalho é denominada “QUIZ IN TIME” - MEDICINA (teste de tempo) que é uma ferramenta auxiliar de avaliação para composição do conceito do aluno. Esse método avalia os conhecimentos em medicina por meio de provas aplicadas, utilizando exposição de multimídia e leitura dinâmica e contendo questões com alternativas sobre temas pré- estabelecidos, obtidos na literatura adotada na escola (Universidade Estadual de Maringá). Para a resolução das questões, geralmente casos clínicos que simulam situações reais, são formados grupos em que os alunos podem discutir entre si para responder a perguntas de múltipla escolha, porém com um tempo cronometrado. Ao final de cada questão, o orientador organiza uma discussão com os alunos sobre o caso exposto, procurando sanar as dúvidas que restaram.Assim, o “quiz in time” ajuda no preparo e na capacitação do aluno de medicina, a fim de que seu aprendizado esteja centrado numa prática médica baseada em evidências e o mais próximo da sua futura realidade, sejam hospitais, clínicas, ambulatórios, consultórios, pronto- socorros, etc. Isso ocorre, porque o método abrange, além de puro conhecimento teórico, também a discussão entre colegas para a escolha de condutas e propõe maior desenvolvimento do raciocínio clínico dos discentes e não uma simples escolha de resposta (MITRE, 2008). Desta forma, além do conteúdo, são trabalhadas outras habilidades necessárias à prática médica, como autonomia para buscar novos conhecimentos, flexibilidade para trabalhar em grupo e criticismo em relação ao próprio conhecimento e ao dos outros (GONTIJO, 2015).UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2020-01-06T17:02:05Z2020-01-06T17:02:05Z2019-10-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-1960-5http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3826porGDLA, JéssicaCREVELIM, Karoline RodriguesSILVA, Débora FranciscoSOUZA, Fernando deMURAD, Ivaninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T20:23:48ZRepositório InstitucionalPRI |
dc.title.none.fl_str_mv |
APLICAÇÃO DE METODOLOGIA INTERATIVA COMO FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO NO ENSINO MÉDICO EM CLÍNICA CIRÚRGICA - CURSO DE MEDICINA - UEM |
title |
APLICAÇÃO DE METODOLOGIA INTERATIVA COMO FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO NO ENSINO MÉDICO EM CLÍNICA CIRÚRGICA - CURSO DE MEDICINA - UEM |
spellingShingle |
APLICAÇÃO DE METODOLOGIA INTERATIVA COMO FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO NO ENSINO MÉDICO EM CLÍNICA CIRÚRGICA - CURSO DE MEDICINA - UEM GDLA, Jéssica Aprendizagem Educação médica Método ativo |
title_short |
APLICAÇÃO DE METODOLOGIA INTERATIVA COMO FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO NO ENSINO MÉDICO EM CLÍNICA CIRÚRGICA - CURSO DE MEDICINA - UEM |
title_full |
APLICAÇÃO DE METODOLOGIA INTERATIVA COMO FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO NO ENSINO MÉDICO EM CLÍNICA CIRÚRGICA - CURSO DE MEDICINA - UEM |
title_fullStr |
APLICAÇÃO DE METODOLOGIA INTERATIVA COMO FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO NO ENSINO MÉDICO EM CLÍNICA CIRÚRGICA - CURSO DE MEDICINA - UEM |
title_full_unstemmed |
APLICAÇÃO DE METODOLOGIA INTERATIVA COMO FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO NO ENSINO MÉDICO EM CLÍNICA CIRÚRGICA - CURSO DE MEDICINA - UEM |
title_sort |
APLICAÇÃO DE METODOLOGIA INTERATIVA COMO FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO NO ENSINO MÉDICO EM CLÍNICA CIRÚRGICA - CURSO DE MEDICINA - UEM |
author |
GDLA, Jéssica |
author_facet |
GDLA, Jéssica CREVELIM, Karoline Rodrigues SILVA, Débora Francisco SOUZA, Fernando de MURAD, Ivan |
author_role |
author |
author2 |
CREVELIM, Karoline Rodrigues SILVA, Débora Francisco SOUZA, Fernando de MURAD, Ivan |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
GDLA, Jéssica CREVELIM, Karoline Rodrigues SILVA, Débora Francisco SOUZA, Fernando de MURAD, Ivan |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem Educação médica Método ativo |
topic |
Aprendizagem Educação médica Método ativo |
description |
A metodologia interativa apresentada neste trabalho é denominada “QUIZ IN TIME” - MEDICINA (teste de tempo) que é uma ferramenta auxiliar de avaliação para composição do conceito do aluno. Esse método avalia os conhecimentos em medicina por meio de provas aplicadas, utilizando exposição de multimídia e leitura dinâmica e contendo questões com alternativas sobre temas pré- estabelecidos, obtidos na literatura adotada na escola (Universidade Estadual de Maringá). Para a resolução das questões, geralmente casos clínicos que simulam situações reais, são formados grupos em que os alunos podem discutir entre si para responder a perguntas de múltipla escolha, porém com um tempo cronometrado. Ao final de cada questão, o orientador organiza uma discussão com os alunos sobre o caso exposto, procurando sanar as dúvidas que restaram.Assim, o “quiz in time” ajuda no preparo e na capacitação do aluno de medicina, a fim de que seu aprendizado esteja centrado numa prática médica baseada em evidências e o mais próximo da sua futura realidade, sejam hospitais, clínicas, ambulatórios, consultórios, pronto- socorros, etc. Isso ocorre, porque o método abrange, além de puro conhecimento teórico, também a discussão entre colegas para a escolha de condutas e propõe maior desenvolvimento do raciocínio clínico dos discentes e não uma simples escolha de resposta (MITRE, 2008). Desta forma, além do conteúdo, são trabalhadas outras habilidades necessárias à prática médica, como autonomia para buscar novos conhecimentos, flexibilidade para trabalhar em grupo e criticismo em relação ao próprio conhecimento e ao dos outros (GONTIJO, 2015). |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-10-30 2020-01-06T17:02:05Z 2020-01-06T17:02:05Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-459-1960-5 http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3826 |
identifier_str_mv |
978-85-459-1960-5 |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3826 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) instacron:UniCesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1747771933926096896 |