O SER PROFESSOR EM ENFERMAGEM
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7560 |
Resumo: | Para o homem atual, vivenciar o modelo capitalista significa submeter - se às diferentes condições de vida nem sempre adequadas.Ao pensar - se no homem inserido na sociedade brasileira, vê - se a importância do resgate de sua condição humana.Assim,torna - se necessário que o ser humano busque formas de ter melhores condições de vida com o ingresso nas universidades,visando a transformação profissional.As mudanças no mundo moderno do trabalho,exigem que a universidade transmita aos futuros profissionais certas habilidades.Estas habilidades porém não estão contempladas na clássica missão acadêmica, como poderia supor.Logo,o professor universitário deve ter como atribuição não só adquirí - las,mas também transmití - las.A graduação em enfermagem,deve caracterizar um processo de interação entre as pessoas nos diferentes ciclos da vida,envolvendo saúde e doença,assim,os alunos de enfermagem devem compreender a prática da enfermagem como prática social e técnica.O posicionamento do enfermeiro depende de sua compreensão da sociedade e de seus propósitos de transformação da realidade em que esteja inserido,pois a ação do enfermeiro deve dar - se a partir da congregação de esforços com a equipe multiprofissional e com a própria clientela.Para que ocorra o processo de ensino - aprendizagem é necessário que os professores conheçam a didática,em teoria e prática, pois,o que é,e como pode ajudar a desenvolver os programas disciplinares, segundo pressupostos cientifícos que visam a ação educativa.Estes pressupostos abstratos se acumulam sobre o processo de ensino,na busca de torná - lo mais eficiente.O objetivo do presente estudo é conhecer a percepção dos alunos de graduação em enfermagem sobre a qualidade do processo de ensino-aprendizagem em relação à prática docente.O trabalho caracteriza - se como estudo descritivo,onde se utilizou questionário auto-aplicavél para alunos da graduação em enfermagem do segundo e quarto ano,em uma instituição de ensino superior de caráter privado.Foram analisados 60 questionários, onde as variáveis de destaque foram nível de interesse dos alunos pelas aulas,aceitação do aluno conteúdos teóricos abordados,correlação entre teoria e prática.O presente trabalho demostrou entre os resultados que é necessário mudanças no enfoque educacional do curso de enfermagem,pois a percepção dos alunos representa inseguranças a cerca da sua capacidade para habilidades da futura profissão.Considerando os resultados obtidos sugere - se novas aproximações sobre o tema,bem como sedimentar desenvolver entre professores e alunos com intuíto da melhoria da qualidade do processo educacional nos cursos superiores. |
id |
UNICESU -1_775f198bcebd2d57371333f696fec93d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/7560 |
network_acronym_str |
UNICESU -1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
repository_id_str |
|
spelling |
O SER PROFESSOR EM ENFERMAGEMProfessorDidáticaPercepçãoPara o homem atual, vivenciar o modelo capitalista significa submeter - se às diferentes condições de vida nem sempre adequadas.Ao pensar - se no homem inserido na sociedade brasileira, vê - se a importância do resgate de sua condição humana.Assim,torna - se necessário que o ser humano busque formas de ter melhores condições de vida com o ingresso nas universidades,visando a transformação profissional.As mudanças no mundo moderno do trabalho,exigem que a universidade transmita aos futuros profissionais certas habilidades.Estas habilidades porém não estão contempladas na clássica missão acadêmica, como poderia supor.Logo,o professor universitário deve ter como atribuição não só adquirí - las,mas também transmití - las.A graduação em enfermagem,deve caracterizar um processo de interação entre as pessoas nos diferentes ciclos da vida,envolvendo saúde e doença,assim,os alunos de enfermagem devem compreender a prática da enfermagem como prática social e técnica.O posicionamento do enfermeiro depende de sua compreensão da sociedade e de seus propósitos de transformação da realidade em que esteja inserido,pois a ação do enfermeiro deve dar - se a partir da congregação de esforços com a equipe multiprofissional e com a própria clientela.Para que ocorra o processo de ensino - aprendizagem é necessário que os professores conheçam a didática,em teoria e prática, pois,o que é,e como pode ajudar a desenvolver os programas disciplinares, segundo pressupostos cientifícos que visam a ação educativa.Estes pressupostos abstratos se acumulam sobre o processo de ensino,na busca de torná - lo mais eficiente.O objetivo do presente estudo é conhecer a percepção dos alunos de graduação em enfermagem sobre a qualidade do processo de ensino-aprendizagem em relação à prática docente.O trabalho caracteriza - se como estudo descritivo,onde se utilizou questionário auto-aplicavél para alunos da graduação em enfermagem do segundo e quarto ano,em uma instituição de ensino superior de caráter privado.Foram analisados 60 questionários, onde as variáveis de destaque foram nível de interesse dos alunos pelas aulas,aceitação do aluno conteúdos teóricos abordados,correlação entre teoria e prática.O presente trabalho demostrou entre os resultados que é necessário mudanças no enfoque educacional do curso de enfermagem,pois a percepção dos alunos representa inseguranças a cerca da sua capacidade para habilidades da futura profissão.Considerando os resultados obtidos sugere - se novas aproximações sobre o tema,bem como sedimentar desenvolver entre professores e alunos com intuíto da melhoria da qualidade do processo educacional nos cursos superiores.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2021-02-16T12:38:21Z2005-10-192021-02-16T12:38:21Z2005-10-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfPresencialhttp://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7560porLUIZ, Michelli ReginaBOTTI, Maria Lucianainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2021-02-17T06:01:55ZRepositório InstitucionalPRI |
dc.title.none.fl_str_mv |
O SER PROFESSOR EM ENFERMAGEM |
title |
O SER PROFESSOR EM ENFERMAGEM |
spellingShingle |
O SER PROFESSOR EM ENFERMAGEM LUIZ, Michelli Regina Professor Didática Percepção |
title_short |
O SER PROFESSOR EM ENFERMAGEM |
title_full |
O SER PROFESSOR EM ENFERMAGEM |
title_fullStr |
O SER PROFESSOR EM ENFERMAGEM |
title_full_unstemmed |
O SER PROFESSOR EM ENFERMAGEM |
title_sort |
O SER PROFESSOR EM ENFERMAGEM |
author |
LUIZ, Michelli Regina |
author_facet |
LUIZ, Michelli Regina BOTTI, Maria Luciana |
author_role |
author |
author2 |
BOTTI, Maria Luciana |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
LUIZ, Michelli Regina BOTTI, Maria Luciana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professor Didática Percepção |
topic |
Professor Didática Percepção |
description |
Para o homem atual, vivenciar o modelo capitalista significa submeter - se às diferentes condições de vida nem sempre adequadas.Ao pensar - se no homem inserido na sociedade brasileira, vê - se a importância do resgate de sua condição humana.Assim,torna - se necessário que o ser humano busque formas de ter melhores condições de vida com o ingresso nas universidades,visando a transformação profissional.As mudanças no mundo moderno do trabalho,exigem que a universidade transmita aos futuros profissionais certas habilidades.Estas habilidades porém não estão contempladas na clássica missão acadêmica, como poderia supor.Logo,o professor universitário deve ter como atribuição não só adquirí - las,mas também transmití - las.A graduação em enfermagem,deve caracterizar um processo de interação entre as pessoas nos diferentes ciclos da vida,envolvendo saúde e doença,assim,os alunos de enfermagem devem compreender a prática da enfermagem como prática social e técnica.O posicionamento do enfermeiro depende de sua compreensão da sociedade e de seus propósitos de transformação da realidade em que esteja inserido,pois a ação do enfermeiro deve dar - se a partir da congregação de esforços com a equipe multiprofissional e com a própria clientela.Para que ocorra o processo de ensino - aprendizagem é necessário que os professores conheçam a didática,em teoria e prática, pois,o que é,e como pode ajudar a desenvolver os programas disciplinares, segundo pressupostos cientifícos que visam a ação educativa.Estes pressupostos abstratos se acumulam sobre o processo de ensino,na busca de torná - lo mais eficiente.O objetivo do presente estudo é conhecer a percepção dos alunos de graduação em enfermagem sobre a qualidade do processo de ensino-aprendizagem em relação à prática docente.O trabalho caracteriza - se como estudo descritivo,onde se utilizou questionário auto-aplicavél para alunos da graduação em enfermagem do segundo e quarto ano,em uma instituição de ensino superior de caráter privado.Foram analisados 60 questionários, onde as variáveis de destaque foram nível de interesse dos alunos pelas aulas,aceitação do aluno conteúdos teóricos abordados,correlação entre teoria e prática.O presente trabalho demostrou entre os resultados que é necessário mudanças no enfoque educacional do curso de enfermagem,pois a percepção dos alunos representa inseguranças a cerca da sua capacidade para habilidades da futura profissão.Considerando os resultados obtidos sugere - se novas aproximações sobre o tema,bem como sedimentar desenvolver entre professores e alunos com intuíto da melhoria da qualidade do processo educacional nos cursos superiores. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005-10-19 2005-10-19 2021-02-16T12:38:21Z 2021-02-16T12:38:21Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Presencial http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7560 |
identifier_str_mv |
Presencial |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7560 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) instacron:UniCesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1747771954435194880 |