O SER PROFESSOR EM ENFERMAGEM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LUIZ, Michelli Regina
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: BOTTI, Maria Luciana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7560
Resumo: Para o homem atual, vivenciar o modelo capitalista significa submeter - se às diferentes condições de vida nem sempre adequadas.Ao pensar - se no homem inserido na sociedade brasileira, vê - se a importância do resgate de sua condição humana.Assim,torna - se necessário que o ser humano busque formas de ter melhores condições de vida com o ingresso nas universidades,visando a transformação profissional.As mudanças no mundo moderno do trabalho,exigem que a universidade transmita aos futuros profissionais certas habilidades.Estas habilidades porém não estão contempladas na clássica missão acadêmica, como poderia supor.Logo,o professor universitário deve ter como atribuição não só adquirí - las,mas também transmití - las.A graduação em enfermagem,deve caracterizar um processo de interação entre as pessoas nos diferentes ciclos da vida,envolvendo saúde e doença,assim,os alunos de enfermagem devem compreender a prática da enfermagem como prática social e técnica.O posicionamento do enfermeiro depende de sua compreensão da sociedade e de seus propósitos de transformação da realidade em que esteja inserido,pois a ação do enfermeiro deve dar - se a partir da congregação de esforços com a equipe multiprofissional e com a própria clientela.Para que ocorra o processo de ensino - aprendizagem é necessário que os professores conheçam a didática,em teoria e prática, pois,o que é,e como pode ajudar a desenvolver os programas disciplinares, segundo pressupostos cientifícos que visam a ação educativa.Estes pressupostos abstratos se acumulam sobre o processo de ensino,na busca de torná - lo mais eficiente.O objetivo do presente estudo é conhecer a percepção dos alunos de graduação em enfermagem sobre a qualidade do processo de ensino-aprendizagem em relação à prática docente.O trabalho caracteriza - se como estudo descritivo,onde se utilizou questionário auto-aplicavél para alunos da graduação em enfermagem do segundo e quarto ano,em uma instituição de ensino superior de caráter privado.Foram analisados 60 questionários, onde as variáveis de destaque foram nível de interesse dos alunos pelas aulas,aceitação do aluno conteúdos teóricos abordados,correlação entre teoria e prática.O presente trabalho demostrou entre os resultados que é necessário mudanças no enfoque educacional do curso de enfermagem,pois a percepção dos alunos representa inseguranças a cerca da sua capacidade para habilidades da futura profissão.Considerando os resultados obtidos sugere - se novas aproximações sobre o tema,bem como sedimentar desenvolver entre professores e alunos com intuíto da melhoria da qualidade do processo educacional nos cursos superiores.
id UNICESU -1_775f198bcebd2d57371333f696fec93d
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/7560
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling O SER PROFESSOR EM ENFERMAGEMProfessorDidáticaPercepçãoPara o homem atual, vivenciar o modelo capitalista significa submeter - se às diferentes condições de vida nem sempre adequadas.Ao pensar - se no homem inserido na sociedade brasileira, vê - se a importância do resgate de sua condição humana.Assim,torna - se necessário que o ser humano busque formas de ter melhores condições de vida com o ingresso nas universidades,visando a transformação profissional.As mudanças no mundo moderno do trabalho,exigem que a universidade transmita aos futuros profissionais certas habilidades.Estas habilidades porém não estão contempladas na clássica missão acadêmica, como poderia supor.Logo,o professor universitário deve ter como atribuição não só adquirí - las,mas também transmití - las.A graduação em enfermagem,deve caracterizar um processo de interação entre as pessoas nos diferentes ciclos da vida,envolvendo saúde e doença,assim,os alunos de enfermagem devem compreender a prática da enfermagem como prática social e técnica.O posicionamento do enfermeiro depende de sua compreensão da sociedade e de seus propósitos de transformação da realidade em que esteja inserido,pois a ação do enfermeiro deve dar - se a partir da congregação de esforços com a equipe multiprofissional e com a própria clientela.Para que ocorra o processo de ensino - aprendizagem é necessário que os professores conheçam a didática,em teoria e prática, pois,o que é,e como pode ajudar a desenvolver os programas disciplinares, segundo pressupostos cientifícos que visam a ação educativa.Estes pressupostos abstratos se acumulam sobre o processo de ensino,na busca de torná - lo mais eficiente.O objetivo do presente estudo é conhecer a percepção dos alunos de graduação em enfermagem sobre a qualidade do processo de ensino-aprendizagem em relação à prática docente.O trabalho caracteriza - se como estudo descritivo,onde se utilizou questionário auto-aplicavél para alunos da graduação em enfermagem do segundo e quarto ano,em uma instituição de ensino superior de caráter privado.Foram analisados 60 questionários, onde as variáveis de destaque foram nível de interesse dos alunos pelas aulas,aceitação do aluno conteúdos teóricos abordados,correlação entre teoria e prática.O presente trabalho demostrou entre os resultados que é necessário mudanças no enfoque educacional do curso de enfermagem,pois a percepção dos alunos representa inseguranças a cerca da sua capacidade para habilidades da futura profissão.Considerando os resultados obtidos sugere - se novas aproximações sobre o tema,bem como sedimentar desenvolver entre professores e alunos com intuíto da melhoria da qualidade do processo educacional nos cursos superiores.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2021-02-16T12:38:21Z2005-10-192021-02-16T12:38:21Z2005-10-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfPresencialhttp://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7560porLUIZ, Michelli ReginaBOTTI, Maria Lucianainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2021-02-17T06:01:55ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv O SER PROFESSOR EM ENFERMAGEM
title O SER PROFESSOR EM ENFERMAGEM
spellingShingle O SER PROFESSOR EM ENFERMAGEM
LUIZ, Michelli Regina
Professor
Didática
Percepção
title_short O SER PROFESSOR EM ENFERMAGEM
title_full O SER PROFESSOR EM ENFERMAGEM
title_fullStr O SER PROFESSOR EM ENFERMAGEM
title_full_unstemmed O SER PROFESSOR EM ENFERMAGEM
title_sort O SER PROFESSOR EM ENFERMAGEM
author LUIZ, Michelli Regina
author_facet LUIZ, Michelli Regina
BOTTI, Maria Luciana
author_role author
author2 BOTTI, Maria Luciana
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv LUIZ, Michelli Regina
BOTTI, Maria Luciana
dc.subject.por.fl_str_mv Professor
Didática
Percepção
topic Professor
Didática
Percepção
description Para o homem atual, vivenciar o modelo capitalista significa submeter - se às diferentes condições de vida nem sempre adequadas.Ao pensar - se no homem inserido na sociedade brasileira, vê - se a importância do resgate de sua condição humana.Assim,torna - se necessário que o ser humano busque formas de ter melhores condições de vida com o ingresso nas universidades,visando a transformação profissional.As mudanças no mundo moderno do trabalho,exigem que a universidade transmita aos futuros profissionais certas habilidades.Estas habilidades porém não estão contempladas na clássica missão acadêmica, como poderia supor.Logo,o professor universitário deve ter como atribuição não só adquirí - las,mas também transmití - las.A graduação em enfermagem,deve caracterizar um processo de interação entre as pessoas nos diferentes ciclos da vida,envolvendo saúde e doença,assim,os alunos de enfermagem devem compreender a prática da enfermagem como prática social e técnica.O posicionamento do enfermeiro depende de sua compreensão da sociedade e de seus propósitos de transformação da realidade em que esteja inserido,pois a ação do enfermeiro deve dar - se a partir da congregação de esforços com a equipe multiprofissional e com a própria clientela.Para que ocorra o processo de ensino - aprendizagem é necessário que os professores conheçam a didática,em teoria e prática, pois,o que é,e como pode ajudar a desenvolver os programas disciplinares, segundo pressupostos cientifícos que visam a ação educativa.Estes pressupostos abstratos se acumulam sobre o processo de ensino,na busca de torná - lo mais eficiente.O objetivo do presente estudo é conhecer a percepção dos alunos de graduação em enfermagem sobre a qualidade do processo de ensino-aprendizagem em relação à prática docente.O trabalho caracteriza - se como estudo descritivo,onde se utilizou questionário auto-aplicavél para alunos da graduação em enfermagem do segundo e quarto ano,em uma instituição de ensino superior de caráter privado.Foram analisados 60 questionários, onde as variáveis de destaque foram nível de interesse dos alunos pelas aulas,aceitação do aluno conteúdos teóricos abordados,correlação entre teoria e prática.O presente trabalho demostrou entre os resultados que é necessário mudanças no enfoque educacional do curso de enfermagem,pois a percepção dos alunos representa inseguranças a cerca da sua capacidade para habilidades da futura profissão.Considerando os resultados obtidos sugere - se novas aproximações sobre o tema,bem como sedimentar desenvolver entre professores e alunos com intuíto da melhoria da qualidade do processo educacional nos cursos superiores.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-10-19
2005-10-19
2021-02-16T12:38:21Z
2021-02-16T12:38:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Presencial
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7560
identifier_str_mv Presencial
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7560
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771954435194880