Cyberbullying: estudo exploratório sobre as percepções dos professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Susana
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Amado, João, Pessoa, Teresa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Práxis Educacional (Online)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/709
Resumo: O recurso às tecnologias da informação e da comunicação nas escolas, em especial o uso dos computadores e da internet, trouxe grandes vantagens aos processos de ensino e aprendizagem. Essa constatação tem levado as tutelas a fomentar políticas de apoio à aprendizagem e ao uso intensivo das novas ferramentas por parte de crianças e jovens. Contudo, tem-se contado pouco com os perigos e com os problemas decorrentes do mau uso destas novas tecnologias, destacando-se entre eles a problemática do cyberbullying. Nesse sentido, o presente estudo, com base na aplicação de um questionário, adaptado de um original canadiano (LI, 2008) e aplicado igualmente na Turquia (YILMAZ, 2010), junto de uma amostra de 100 professores, procura fazer uma abordagem exploratória da representação que esses docentes fazem do problema e do modo como eles consideram que deve ser prevenido e remediado nas suas escolas. Verificaram-se algumas diferenças na percepção dos professores em função do gênero, da idade e do grupo disciplinar; também se encontraram diferenças entre os 3 países onde foram aplicadas versões semelhantes do questionário.
id UESB-7_c2a0ed590bee70af8cfec095c2bfc4d9
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/709
network_acronym_str UESB-7
network_name_str Práxis Educacional (Online)
repository_id_str
spelling Cyberbullying: estudo exploratório sobre as percepções dos professoresCyberbullyingFormação de professoresPercepçãoO recurso às tecnologias da informação e da comunicação nas escolas, em especial o uso dos computadores e da internet, trouxe grandes vantagens aos processos de ensino e aprendizagem. Essa constatação tem levado as tutelas a fomentar políticas de apoio à aprendizagem e ao uso intensivo das novas ferramentas por parte de crianças e jovens. Contudo, tem-se contado pouco com os perigos e com os problemas decorrentes do mau uso destas novas tecnologias, destacando-se entre eles a problemática do cyberbullying. Nesse sentido, o presente estudo, com base na aplicação de um questionário, adaptado de um original canadiano (LI, 2008) e aplicado igualmente na Turquia (YILMAZ, 2010), junto de uma amostra de 100 professores, procura fazer uma abordagem exploratória da representação que esses docentes fazem do problema e do modo como eles consideram que deve ser prevenido e remediado nas suas escolas. Verificaram-se algumas diferenças na percepção dos professores em função do gênero, da idade e do grupo disciplinar; também se encontraram diferenças entre os 3 países onde foram aplicadas versões semelhantes do questionário.Edições UESB2013-01-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/709Práxis Educacional; v. 8 n. 13 (2012): Currículo e Prática Pedagógica; 107-128Práxis Educacional; Vol. 8 Núm. 13 (2012): Currículo e Prática Pedagógica; 107-128Práxis Educacional; Vol. 8 No. 13 (2012): Currículo e Prática Pedagógica; 107-1282178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/709/595Pereira, SusanaAmado, JoãoPessoa, Teresainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T23:02:13Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/709Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:02:13Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv Cyberbullying: estudo exploratório sobre as percepções dos professores
title Cyberbullying: estudo exploratório sobre as percepções dos professores
spellingShingle Cyberbullying: estudo exploratório sobre as percepções dos professores
Pereira, Susana
Cyberbullying
Formação de professores
Percepção
title_short Cyberbullying: estudo exploratório sobre as percepções dos professores
title_full Cyberbullying: estudo exploratório sobre as percepções dos professores
title_fullStr Cyberbullying: estudo exploratório sobre as percepções dos professores
title_full_unstemmed Cyberbullying: estudo exploratório sobre as percepções dos professores
title_sort Cyberbullying: estudo exploratório sobre as percepções dos professores
author Pereira, Susana
author_facet Pereira, Susana
Amado, João
Pessoa, Teresa
author_role author
author2 Amado, João
Pessoa, Teresa
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Susana
Amado, João
Pessoa, Teresa
dc.subject.por.fl_str_mv Cyberbullying
Formação de professores
Percepção
topic Cyberbullying
Formação de professores
Percepção
description O recurso às tecnologias da informação e da comunicação nas escolas, em especial o uso dos computadores e da internet, trouxe grandes vantagens aos processos de ensino e aprendizagem. Essa constatação tem levado as tutelas a fomentar políticas de apoio à aprendizagem e ao uso intensivo das novas ferramentas por parte de crianças e jovens. Contudo, tem-se contado pouco com os perigos e com os problemas decorrentes do mau uso destas novas tecnologias, destacando-se entre eles a problemática do cyberbullying. Nesse sentido, o presente estudo, com base na aplicação de um questionário, adaptado de um original canadiano (LI, 2008) e aplicado igualmente na Turquia (YILMAZ, 2010), junto de uma amostra de 100 professores, procura fazer uma abordagem exploratória da representação que esses docentes fazem do problema e do modo como eles consideram que deve ser prevenido e remediado nas suas escolas. Verificaram-se algumas diferenças na percepção dos professores em função do gênero, da idade e do grupo disciplinar; também se encontraram diferenças entre os 3 países onde foram aplicadas versões semelhantes do questionário.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/709
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/709
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/709/595
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Práxis Educacional; v. 8 n. 13 (2012): Currículo e Prática Pedagógica; 107-128
Práxis Educacional; Vol. 8 Núm. 13 (2012): Currículo e Prática Pedagógica; 107-128
Práxis Educacional; Vol. 8 No. 13 (2012): Currículo e Prática Pedagógica; 107-128
2178-2679
1809-0249
reponame:Práxis Educacional (Online)
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Práxis Educacional (Online)
collection Práxis Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv praxisedu@uesb.edu.br||
_version_ 1797068815507390464