Taxonomia para classificação e organização do conhecimento em um curso superior de tecnologia em gastronomia
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/8932 |
Resumo: | A Gestão do Conhecimento é um campo do conhecimento que vem ampliando suas aplicações no Brasil. A conversão do conhecimento tácito em conhecimento explícito e acessível, tem-se constituído um dos principais ativos das organizações, o que não é diferente com as organizações de Ensino Superior. A taxonomia como ferramenta estratégica da Gestão do Conhecimento atua diretamente no processo de recuperação e organização da informação, auxiliando na sistematização e identificação dos processos e nas rotinas das organizações. Desse modo, o objetivo desta pesquisa é elaborar uma taxonomia das habilidades da formação superior de um Gastrônomo, aplicado a um Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia, na modalidade da Educação à Distância, de uma Instituição de Ensino Superior Brasileira, da qual a pesquisadora participa da equipe pedagógica, na função de coordenadora. Em termos metodológicos classifica-se com uma pesquisa exploratória com abordagem qualitativa. Em relação aos procedimentos técnicos, configura-se como uma pesquisa documental e estudo de caso. A coleta de dados foi realizada em uma Instituição de Ensino Superior de âmbito nacional com a modalidade da educação à distância, com sede em Maringá, Estado do Paraná, e para tanto se empregou análise documental sobre o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) e observação participante (relato de experiência) da própria pesquisadora na função de coordenadora do curso. Os resultados permitiram a elaboração de uma Taxonomia das Habilidades de Formação do Gastrônomo para classificação dos Conteúdos por Habilidades, a partir de dois eixos de formação, seis subcategorias, vinte e oito habilidades. Também se apresentou um ensaio de aplicação para reorganização da Matriz Curricular do PPC de Gastronomia em EAD da IES, a partir da taxonomia elaborada. |
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Taxonomia para classificação e organização do conhecimento em um curso superior de tecnologia em gastronomiaTaxonomiaGestão do conhecimentoEnsino superior em gastronomiaA Gestão do Conhecimento é um campo do conhecimento que vem ampliando suas aplicações no Brasil. A conversão do conhecimento tácito em conhecimento explícito e acessível, tem-se constituído um dos principais ativos das organizações, o que não é diferente com as organizações de Ensino Superior. A taxonomia como ferramenta estratégica da Gestão do Conhecimento atua diretamente no processo de recuperação e organização da informação, auxiliando na sistematização e identificação dos processos e nas rotinas das organizações. Desse modo, o objetivo desta pesquisa é elaborar uma taxonomia das habilidades da formação superior de um Gastrônomo, aplicado a um Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia, na modalidade da Educação à Distância, de uma Instituição de Ensino Superior Brasileira, da qual a pesquisadora participa da equipe pedagógica, na função de coordenadora. Em termos metodológicos classifica-se com uma pesquisa exploratória com abordagem qualitativa. Em relação aos procedimentos técnicos, configura-se como uma pesquisa documental e estudo de caso. A coleta de dados foi realizada em uma Instituição de Ensino Superior de âmbito nacional com a modalidade da educação à distância, com sede em Maringá, Estado do Paraná, e para tanto se empregou análise documental sobre o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) e observação participante (relato de experiência) da própria pesquisadora na função de coordenadora do curso. Os resultados permitiram a elaboração de uma Taxonomia das Habilidades de Formação do Gastrônomo para classificação dos Conteúdos por Habilidades, a partir de dois eixos de formação, seis subcategorias, vinte e oito habilidades. Também se apresentou um ensaio de aplicação para reorganização da Matriz Curricular do PPC de Gastronomia em EAD da IES, a partir da taxonomia elaborada.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilGestão do Conhecimento nas Organizações (Mestrado)UNICESUMARBORTOLOZZI, FlávioALMEIDA, Iara Carnevale deMOTTA , Andrea Shima da2021-03-18T13:41:13Z2021-03-18T13:41:13Z2020-02-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/8932porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2021-03-19T17:02:30ZRepositório InstitucionalPRI |
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A Gestão do Conhecimento é um campo do conhecimento que vem ampliando suas aplicações no Brasil. A conversão do conhecimento tácito em conhecimento explícito e acessível, tem-se constituído um dos principais ativos das organizações, o que não é diferente com as organizações de Ensino Superior. A taxonomia como ferramenta estratégica da Gestão do Conhecimento atua diretamente no processo de recuperação e organização da informação, auxiliando na sistematização e identificação dos processos e nas rotinas das organizações. Desse modo, o objetivo desta pesquisa é elaborar uma taxonomia das habilidades da formação superior de um Gastrônomo, aplicado a um Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia, na modalidade da Educação à Distância, de uma Instituição de Ensino Superior Brasileira, da qual a pesquisadora participa da equipe pedagógica, na função de coordenadora. Em termos metodológicos classifica-se com uma pesquisa exploratória com abordagem qualitativa. Em relação aos procedimentos técnicos, configura-se como uma pesquisa documental e estudo de caso. A coleta de dados foi realizada em uma Instituição de Ensino Superior de âmbito nacional com a modalidade da educação à distância, com sede em Maringá, Estado do Paraná, e para tanto se empregou análise documental sobre o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) e observação participante (relato de experiência) da própria pesquisadora na função de coordenadora do curso. Os resultados permitiram a elaboração de uma Taxonomia das Habilidades de Formação do Gastrônomo para classificação dos Conteúdos por Habilidades, a partir de dois eixos de formação, seis subcategorias, vinte e oito habilidades. Também se apresentou um ensaio de aplicação para reorganização da Matriz Curricular do PPC de Gastronomia em EAD da IES, a partir da taxonomia elaborada. |
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