PERCEPÇÃO DE ESTRESSE NA ATIVIDADE DOCENTE DO ENSINO SUPERIOR EM RELAÇÃO A SÍNDROME DE BURNOUT
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2066 |
Resumo: | A síndrome de burnout é descrita pelo Ministério da Saúde como um transtorno mental e do comportamento relacionado ao trabalho e é caracterizada por três dimensões: esgotamento emocional, despersonalização e baixa realização pessoal. Encontra-se presente com frequência entre docentes. Este artigo objetiva avaliar o nível de estresse com a síndrome de burnout em professores de faculdades do noroeste e centro-oeste do Paraná. Foi aplicado um questionário com dados sócio demográficos acrescidos de informações sobre histórico familiar e de saúde mental destes profissionais, bem como a Escala de Caracterização de Burnout (ECB). Com a realização do presente estudo buscou-se a compreensão da maneira na qual a síndrome de burnout interfere na qualidade de vida de professores universitários de instituições privadas de forma a sinalizar medidas para a promoção da saúde destes docentes. |
id |
UNICESU -1_7da731bd2cf300f82f04145195e5076c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/2066 |
network_acronym_str |
UNICESU -1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
spelling |
PERCEPÇÃO DE ESTRESSE NA ATIVIDADE DOCENTE DO ENSINO SUPERIOR EM RELAÇÃO A SÍNDROME DE BURNOUTEsgotamento profissionalProfessoresSíndrome de BurnoutA síndrome de burnout é descrita pelo Ministério da Saúde como um transtorno mental e do comportamento relacionado ao trabalho e é caracterizada por três dimensões: esgotamento emocional, despersonalização e baixa realização pessoal. Encontra-se presente com frequência entre docentes. Este artigo objetiva avaliar o nível de estresse com a síndrome de burnout em professores de faculdades do noroeste e centro-oeste do Paraná. Foi aplicado um questionário com dados sócio demográficos acrescidos de informações sobre histórico familiar e de saúde mental destes profissionais, bem como a Escala de Caracterização de Burnout (ECB). Com a realização do presente estudo buscou-se a compreensão da maneira na qual a síndrome de burnout interfere na qualidade de vida de professores universitários de instituições privadas de forma a sinalizar medidas para a promoção da saúde destes docentes.Unicesumar2019-08-21T19:08:31Z2019-08-21T19:08:31Z2018-10-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978.85.459.1280-4http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2066otherAlbano, Maria Eugenia AlcântaraMontalvão, Camila RonchiniMilani, Rute GrossiCortez, Lúcia Elaine Ranierireponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T17:08:37Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 17:08:43.403Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
PERCEPÇÃO DE ESTRESSE NA ATIVIDADE DOCENTE DO ENSINO SUPERIOR EM RELAÇÃO A SÍNDROME DE BURNOUT |
title |
PERCEPÇÃO DE ESTRESSE NA ATIVIDADE DOCENTE DO ENSINO SUPERIOR EM RELAÇÃO A SÍNDROME DE BURNOUT |
spellingShingle |
PERCEPÇÃO DE ESTRESSE NA ATIVIDADE DOCENTE DO ENSINO SUPERIOR EM RELAÇÃO A SÍNDROME DE BURNOUT Albano, Maria Eugenia Alcântara Esgotamento profissional Professores Síndrome de Burnout |
title_short |
PERCEPÇÃO DE ESTRESSE NA ATIVIDADE DOCENTE DO ENSINO SUPERIOR EM RELAÇÃO A SÍNDROME DE BURNOUT |
title_full |
PERCEPÇÃO DE ESTRESSE NA ATIVIDADE DOCENTE DO ENSINO SUPERIOR EM RELAÇÃO A SÍNDROME DE BURNOUT |
title_fullStr |
PERCEPÇÃO DE ESTRESSE NA ATIVIDADE DOCENTE DO ENSINO SUPERIOR EM RELAÇÃO A SÍNDROME DE BURNOUT |
title_full_unstemmed |
PERCEPÇÃO DE ESTRESSE NA ATIVIDADE DOCENTE DO ENSINO SUPERIOR EM RELAÇÃO A SÍNDROME DE BURNOUT |
title_sort |
PERCEPÇÃO DE ESTRESSE NA ATIVIDADE DOCENTE DO ENSINO SUPERIOR EM RELAÇÃO A SÍNDROME DE BURNOUT |
author |
Albano, Maria Eugenia Alcântara |
author_facet |
Albano, Maria Eugenia Alcântara Montalvão, Camila Ronchini Milani, Rute Grossi Cortez, Lúcia Elaine Ranieri |
author_role |
author |
author2 |
Montalvão, Camila Ronchini Milani, Rute Grossi Cortez, Lúcia Elaine Ranieri |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Albano, Maria Eugenia Alcântara Montalvão, Camila Ronchini Milani, Rute Grossi Cortez, Lúcia Elaine Ranieri |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Esgotamento profissional Professores Síndrome de Burnout |
topic |
Esgotamento profissional Professores Síndrome de Burnout |
dc.description.none.fl_txt_mv |
A síndrome de burnout é descrita pelo Ministério da Saúde como um transtorno mental e do comportamento relacionado ao trabalho e é caracterizada por três dimensões: esgotamento emocional, despersonalização e baixa realização pessoal. Encontra-se presente com frequência entre docentes. Este artigo objetiva avaliar o nível de estresse com a síndrome de burnout em professores de faculdades do noroeste e centro-oeste do Paraná. Foi aplicado um questionário com dados sócio demográficos acrescidos de informações sobre histórico familiar e de saúde mental destes profissionais, bem como a Escala de Caracterização de Burnout (ECB). Com a realização do presente estudo buscou-se a compreensão da maneira na qual a síndrome de burnout interfere na qualidade de vida de professores universitários de instituições privadas de forma a sinalizar medidas para a promoção da saúde destes docentes. |
description |
A síndrome de burnout é descrita pelo Ministério da Saúde como um transtorno mental e do comportamento relacionado ao trabalho e é caracterizada por três dimensões: esgotamento emocional, despersonalização e baixa realização pessoal. Encontra-se presente com frequência entre docentes. Este artigo objetiva avaliar o nível de estresse com a síndrome de burnout em professores de faculdades do noroeste e centro-oeste do Paraná. Foi aplicado um questionário com dados sócio demográficos acrescidos de informações sobre histórico familiar e de saúde mental destes profissionais, bem como a Escala de Caracterização de Burnout (ECB). Com a realização do presente estudo buscou-se a compreensão da maneira na qual a síndrome de burnout interfere na qualidade de vida de professores universitários de instituições privadas de forma a sinalizar medidas para a promoção da saúde destes docentes. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-10-23 2019-08-21T19:08:31Z 2019-08-21T19:08:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
status_str |
publishedVersion |
format |
article |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978.85.459.1280-4 http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2066 |
identifier_str_mv |
978.85.459.1280-4 |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2066 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
other |
language_invalid_str_mv |
other |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unicesumar |
publisher.none.fl_str_mv |
Unicesumar |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá instacron:UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá |
repository.mail.fl_str_mv |
joao.souza@unicesumar.edu.br |
_version_ |
1669948635635253248 |