PERCEPÇÃO DE ESTRESSE NA ATIVIDADE DOCENTE DO ENSINO SUPERIOR EM RELAÇÃO A SÍNDROME DE BURNOUT

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Albano, Maria Eugenia Alcântara
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Montalvão, Camila Ronchini, Milani, Rute Grossi, Cortez, Lúcia Elaine Ranieri
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2066
Resumo: A síndrome de burnout é descrita pelo Ministério da Saúde como um transtorno mental e do comportamento relacionado ao trabalho e é caracterizada por três dimensões: esgotamento emocional, despersonalização e baixa realização pessoal. Encontra-se presente com frequência entre docentes. Este artigo objetiva avaliar o nível de estresse com a síndrome de burnout em professores de faculdades do noroeste e centro-oeste do Paraná. Foi aplicado um questionário com dados sócio demográficos acrescidos de informações sobre histórico familiar e de saúde mental destes profissionais, bem como a Escala de Caracterização de Burnout (ECB). Com a realização do presente estudo buscou-se a compreensão da maneira na qual a síndrome de burnout interfere na qualidade de vida de professores universitários de instituições privadas de forma a sinalizar medidas para a promoção da saúde destes docentes.
id UNICESU -1_7da731bd2cf300f82f04145195e5076c
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/2066
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling PERCEPÇÃO DE ESTRESSE NA ATIVIDADE DOCENTE DO ENSINO SUPERIOR EM RELAÇÃO A SÍNDROME DE BURNOUTEsgotamento profissionalProfessoresSíndrome de BurnoutA síndrome de burnout é descrita pelo Ministério da Saúde como um transtorno mental e do comportamento relacionado ao trabalho e é caracterizada por três dimensões: esgotamento emocional, despersonalização e baixa realização pessoal. Encontra-se presente com frequência entre docentes. Este artigo objetiva avaliar o nível de estresse com a síndrome de burnout em professores de faculdades do noroeste e centro-oeste do Paraná. Foi aplicado um questionário com dados sócio demográficos acrescidos de informações sobre histórico familiar e de saúde mental destes profissionais, bem como a Escala de Caracterização de Burnout (ECB). Com a realização do presente estudo buscou-se a compreensão da maneira na qual a síndrome de burnout interfere na qualidade de vida de professores universitários de instituições privadas de forma a sinalizar medidas para a promoção da saúde destes docentes.Unicesumar2019-08-21T19:08:31Z2019-08-21T19:08:31Z2018-10-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978.85.459.1280-4http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2066otherAlbano, Maria Eugenia AlcântaraMontalvão, Camila RonchiniMilani, Rute GrossiCortez, Lúcia Elaine Ranierireponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T17:08:37Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 17:08:43.403Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv PERCEPÇÃO DE ESTRESSE NA ATIVIDADE DOCENTE DO ENSINO SUPERIOR EM RELAÇÃO A SÍNDROME DE BURNOUT
title PERCEPÇÃO DE ESTRESSE NA ATIVIDADE DOCENTE DO ENSINO SUPERIOR EM RELAÇÃO A SÍNDROME DE BURNOUT
spellingShingle PERCEPÇÃO DE ESTRESSE NA ATIVIDADE DOCENTE DO ENSINO SUPERIOR EM RELAÇÃO A SÍNDROME DE BURNOUT
Albano, Maria Eugenia Alcântara
Esgotamento profissional
Professores
Síndrome de Burnout
title_short PERCEPÇÃO DE ESTRESSE NA ATIVIDADE DOCENTE DO ENSINO SUPERIOR EM RELAÇÃO A SÍNDROME DE BURNOUT
title_full PERCEPÇÃO DE ESTRESSE NA ATIVIDADE DOCENTE DO ENSINO SUPERIOR EM RELAÇÃO A SÍNDROME DE BURNOUT
title_fullStr PERCEPÇÃO DE ESTRESSE NA ATIVIDADE DOCENTE DO ENSINO SUPERIOR EM RELAÇÃO A SÍNDROME DE BURNOUT
title_full_unstemmed PERCEPÇÃO DE ESTRESSE NA ATIVIDADE DOCENTE DO ENSINO SUPERIOR EM RELAÇÃO A SÍNDROME DE BURNOUT
title_sort PERCEPÇÃO DE ESTRESSE NA ATIVIDADE DOCENTE DO ENSINO SUPERIOR EM RELAÇÃO A SÍNDROME DE BURNOUT
author Albano, Maria Eugenia Alcântara
author_facet Albano, Maria Eugenia Alcântara
Montalvão, Camila Ronchini
Milani, Rute Grossi
Cortez, Lúcia Elaine Ranieri
author_role author
author2 Montalvão, Camila Ronchini
Milani, Rute Grossi
Cortez, Lúcia Elaine Ranieri
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Albano, Maria Eugenia Alcântara
Montalvão, Camila Ronchini
Milani, Rute Grossi
Cortez, Lúcia Elaine Ranieri
dc.subject.por.fl_str_mv Esgotamento profissional
Professores
Síndrome de Burnout
topic Esgotamento profissional
Professores
Síndrome de Burnout
dc.description.none.fl_txt_mv A síndrome de burnout é descrita pelo Ministério da Saúde como um transtorno mental e do comportamento relacionado ao trabalho e é caracterizada por três dimensões: esgotamento emocional, despersonalização e baixa realização pessoal. Encontra-se presente com frequência entre docentes. Este artigo objetiva avaliar o nível de estresse com a síndrome de burnout em professores de faculdades do noroeste e centro-oeste do Paraná. Foi aplicado um questionário com dados sócio demográficos acrescidos de informações sobre histórico familiar e de saúde mental destes profissionais, bem como a Escala de Caracterização de Burnout (ECB). Com a realização do presente estudo buscou-se a compreensão da maneira na qual a síndrome de burnout interfere na qualidade de vida de professores universitários de instituições privadas de forma a sinalizar medidas para a promoção da saúde destes docentes.
description A síndrome de burnout é descrita pelo Ministério da Saúde como um transtorno mental e do comportamento relacionado ao trabalho e é caracterizada por três dimensões: esgotamento emocional, despersonalização e baixa realização pessoal. Encontra-se presente com frequência entre docentes. Este artigo objetiva avaliar o nível de estresse com a síndrome de burnout em professores de faculdades do noroeste e centro-oeste do Paraná. Foi aplicado um questionário com dados sócio demográficos acrescidos de informações sobre histórico familiar e de saúde mental destes profissionais, bem como a Escala de Caracterização de Burnout (ECB). Com a realização do presente estudo buscou-se a compreensão da maneira na qual a síndrome de burnout interfere na qualidade de vida de professores universitários de instituições privadas de forma a sinalizar medidas para a promoção da saúde destes docentes.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-23
2019-08-21T19:08:31Z
2019-08-21T19:08:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978.85.459.1280-4
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2066
identifier_str_mv 978.85.459.1280-4
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2066
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unicesumar
publisher.none.fl_str_mv Unicesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948635635253248