SÍNDROME DE BURNOUT EM PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS DE INSTITUIÇÕES PRIVADAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Albano, Maria Eugenia Alcântara
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Montalvão, Camila Ronchini, Cortez, Lúcia Elaine Ranieri
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1694
Resumo: A síndrome de burnout é descrita pelo Ministério da Saúde como um transtorno mental e do comportamento relacionado ao trabalho e é caracterizada por três dimensões: esgotamento emocional, despersonalização e baixa realização pessoal. Encontra-se presente com frequência entre docentes. Este projeto de pesquisa objetiva avaliar o nível de estresse com a síndrome de burnout em professores de faculdades do noroeste e centro-oeste do Paraná. Será aplicado um questionário com dados sócio-demográficos acrescidos de informações sobre histórico familiar e de saúde mental destes profissionais, bem como a Escala de Caracterização de Burnout (ECB). Com a realização do presente estudo busca-se a compreensão da maneira na qual a síndrome de burnout interfere na qualidade de vida de professores universitários de instituições privadas de forma a sinalizar medidas para a promoção da saúde destes docentes.
id UNICESU -1_c0c6bb972a3aef1a5b270911ac84ae58
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/1694
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling SÍNDROME DE BURNOUT EM PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS DE INSTITUIÇÕES PRIVADASSíndrome de BurnoutProfessoresEsgotamento ProfissionalA síndrome de burnout é descrita pelo Ministério da Saúde como um transtorno mental e do comportamento relacionado ao trabalho e é caracterizada por três dimensões: esgotamento emocional, despersonalização e baixa realização pessoal. Encontra-se presente com frequência entre docentes. Este projeto de pesquisa objetiva avaliar o nível de estresse com a síndrome de burnout em professores de faculdades do noroeste e centro-oeste do Paraná. Será aplicado um questionário com dados sócio-demográficos acrescidos de informações sobre histórico familiar e de saúde mental destes profissionais, bem como a Escala de Caracterização de Burnout (ECB). Com a realização do presente estudo busca-se a compreensão da maneira na qual a síndrome de burnout interfere na qualidade de vida de professores universitários de instituições privadas de forma a sinalizar medidas para a promoção da saúde destes docentes.Unicesumar2019-08-16T13:12:33Z2019-08-16T13:12:33Z2017-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-0773-22594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1694otherAlbano, Maria Eugenia AlcântaraMontalvão, Camila RonchiniCortez, Lúcia Elaine Ranierireponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T17:01:43Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 17:01:43.924Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv SÍNDROME DE BURNOUT EM PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS DE INSTITUIÇÕES PRIVADAS
title SÍNDROME DE BURNOUT EM PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS DE INSTITUIÇÕES PRIVADAS
spellingShingle SÍNDROME DE BURNOUT EM PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS DE INSTITUIÇÕES PRIVADAS
Albano, Maria Eugenia Alcântara
Síndrome de Burnout
Professores
Esgotamento Profissional
title_short SÍNDROME DE BURNOUT EM PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS DE INSTITUIÇÕES PRIVADAS
title_full SÍNDROME DE BURNOUT EM PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS DE INSTITUIÇÕES PRIVADAS
title_fullStr SÍNDROME DE BURNOUT EM PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS DE INSTITUIÇÕES PRIVADAS
title_full_unstemmed SÍNDROME DE BURNOUT EM PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS DE INSTITUIÇÕES PRIVADAS
title_sort SÍNDROME DE BURNOUT EM PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS DE INSTITUIÇÕES PRIVADAS
author Albano, Maria Eugenia Alcântara
author_facet Albano, Maria Eugenia Alcântara
Montalvão, Camila Ronchini
Cortez, Lúcia Elaine Ranieri
author_role author
author2 Montalvão, Camila Ronchini
Cortez, Lúcia Elaine Ranieri
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Albano, Maria Eugenia Alcântara
Montalvão, Camila Ronchini
Cortez, Lúcia Elaine Ranieri
dc.subject.por.fl_str_mv Síndrome de Burnout
Professores
Esgotamento Profissional
topic Síndrome de Burnout
Professores
Esgotamento Profissional
dc.description.none.fl_txt_mv A síndrome de burnout é descrita pelo Ministério da Saúde como um transtorno mental e do comportamento relacionado ao trabalho e é caracterizada por três dimensões: esgotamento emocional, despersonalização e baixa realização pessoal. Encontra-se presente com frequência entre docentes. Este projeto de pesquisa objetiva avaliar o nível de estresse com a síndrome de burnout em professores de faculdades do noroeste e centro-oeste do Paraná. Será aplicado um questionário com dados sócio-demográficos acrescidos de informações sobre histórico familiar e de saúde mental destes profissionais, bem como a Escala de Caracterização de Burnout (ECB). Com a realização do presente estudo busca-se a compreensão da maneira na qual a síndrome de burnout interfere na qualidade de vida de professores universitários de instituições privadas de forma a sinalizar medidas para a promoção da saúde destes docentes.
description A síndrome de burnout é descrita pelo Ministério da Saúde como um transtorno mental e do comportamento relacionado ao trabalho e é caracterizada por três dimensões: esgotamento emocional, despersonalização e baixa realização pessoal. Encontra-se presente com frequência entre docentes. Este projeto de pesquisa objetiva avaliar o nível de estresse com a síndrome de burnout em professores de faculdades do noroeste e centro-oeste do Paraná. Será aplicado um questionário com dados sócio-demográficos acrescidos de informações sobre histórico familiar e de saúde mental destes profissionais, bem como a Escala de Caracterização de Burnout (ECB). Com a realização do presente estudo busca-se a compreensão da maneira na qual a síndrome de burnout interfere na qualidade de vida de professores universitários de instituições privadas de forma a sinalizar medidas para a promoção da saúde destes docentes.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-24
2019-08-16T13:12:33Z
2019-08-16T13:12:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1694
identifier_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1694
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unicesumar
publisher.none.fl_str_mv Unicesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948618185900032