COMPENSAÇÃO AMBIENTAL COMO MEIO DE REPARAÇÃO DO DANO AMBIENTAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVÉRIO, Adriana Marques Serrano
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: GARDIOLO, Ricardo Cesar
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4240
Resumo: O desequilíbrio do meio ambiente se apresenta como uma das principais consequências advindas das demandas exigidas pelo desenvolvimento econômico e social.Considerando este fator, a Constituição Federal de 1988 assegurou à coletividade o direito fundamental ao meio ambiente ecologicamente equilibrado. Uma das maneiras viáveis de garantir este direito se constrói através da instituição - por meio de Leis, Decretos e Resoluções - das compensações ambientais e os mecanismos necessários à sua efetividade. Sendo assim, o presente trabalho objetiva o estudo da compensação ambiental disciplinada pela Lei 9.985/2000 e possui como escopo demonstrar os possíveis desafios da aplicação deste instituto, assim como visa elucidar o seu papel na harmonização entre desenvolvimento e meio ambiente. Nesta forma de compensação ambiental, estabelece- se um vínculo aos investimentos em Unidades Conservacionistas, garantindo os recursos necessários à concepção e gestão dessas áreas protegidas. Sua natureza jurídica é a de reparação antecipada por danos ambientais futuros, mas certos, previstos no licenciamento ambiental, os quais não podem ser mitigados ou eliminados pela tecnologia e conhecimento científico disponíveis. Como metodologia de estudo, foram utilizadas doutrinas nacionais e internacionais, artigos de revistas e a legislação brasileira, analisados através do método indutivo.
id UNICESU -1_81bd90dedb7c19407df7b27f6d4c99af
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/4240
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling COMPENSAÇÃO AMBIENTAL COMO MEIO DE REPARAÇÃO DO DANO AMBIENTALCompensaçãoDanoReparaçãoResponsabilidadeSustentabilidadeO desequilíbrio do meio ambiente se apresenta como uma das principais consequências advindas das demandas exigidas pelo desenvolvimento econômico e social.Considerando este fator, a Constituição Federal de 1988 assegurou à coletividade o direito fundamental ao meio ambiente ecologicamente equilibrado. Uma das maneiras viáveis de garantir este direito se constrói através da instituição - por meio de Leis, Decretos e Resoluções - das compensações ambientais e os mecanismos necessários à sua efetividade. Sendo assim, o presente trabalho objetiva o estudo da compensação ambiental disciplinada pela Lei 9.985/2000 e possui como escopo demonstrar os possíveis desafios da aplicação deste instituto, assim como visa elucidar o seu papel na harmonização entre desenvolvimento e meio ambiente. Nesta forma de compensação ambiental, estabelece- se um vínculo aos investimentos em Unidades Conservacionistas, garantindo os recursos necessários à concepção e gestão dessas áreas protegidas. Sua natureza jurídica é a de reparação antecipada por danos ambientais futuros, mas certos, previstos no licenciamento ambiental, os quais não podem ser mitigados ou eliminados pela tecnologia e conhecimento científico disponíveis. Como metodologia de estudo, foram utilizadas doutrinas nacionais e internacionais, artigos de revistas e a legislação brasileira, analisados através do método indutivo.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2020-01-14T14:06:30Z2020-01-14T14:06:30Z2013-10-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdf978-85-8084-603-4http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4240porSILVÉRIO, Adriana Marques SerranoGARDIOLO, Ricardo Cesarinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2022-04-05T12:26:23ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv COMPENSAÇÃO AMBIENTAL COMO MEIO DE REPARAÇÃO DO DANO AMBIENTAL
title COMPENSAÇÃO AMBIENTAL COMO MEIO DE REPARAÇÃO DO DANO AMBIENTAL
spellingShingle COMPENSAÇÃO AMBIENTAL COMO MEIO DE REPARAÇÃO DO DANO AMBIENTAL
SILVÉRIO, Adriana Marques Serrano
Compensação
Dano
Reparação
Responsabilidade
Sustentabilidade
title_short COMPENSAÇÃO AMBIENTAL COMO MEIO DE REPARAÇÃO DO DANO AMBIENTAL
title_full COMPENSAÇÃO AMBIENTAL COMO MEIO DE REPARAÇÃO DO DANO AMBIENTAL
title_fullStr COMPENSAÇÃO AMBIENTAL COMO MEIO DE REPARAÇÃO DO DANO AMBIENTAL
title_full_unstemmed COMPENSAÇÃO AMBIENTAL COMO MEIO DE REPARAÇÃO DO DANO AMBIENTAL
title_sort COMPENSAÇÃO AMBIENTAL COMO MEIO DE REPARAÇÃO DO DANO AMBIENTAL
author SILVÉRIO, Adriana Marques Serrano
author_facet SILVÉRIO, Adriana Marques Serrano
GARDIOLO, Ricardo Cesar
author_role author
author2 GARDIOLO, Ricardo Cesar
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVÉRIO, Adriana Marques Serrano
GARDIOLO, Ricardo Cesar
dc.subject.por.fl_str_mv Compensação
Dano
Reparação
Responsabilidade
Sustentabilidade
topic Compensação
Dano
Reparação
Responsabilidade
Sustentabilidade
description O desequilíbrio do meio ambiente se apresenta como uma das principais consequências advindas das demandas exigidas pelo desenvolvimento econômico e social.Considerando este fator, a Constituição Federal de 1988 assegurou à coletividade o direito fundamental ao meio ambiente ecologicamente equilibrado. Uma das maneiras viáveis de garantir este direito se constrói através da instituição - por meio de Leis, Decretos e Resoluções - das compensações ambientais e os mecanismos necessários à sua efetividade. Sendo assim, o presente trabalho objetiva o estudo da compensação ambiental disciplinada pela Lei 9.985/2000 e possui como escopo demonstrar os possíveis desafios da aplicação deste instituto, assim como visa elucidar o seu papel na harmonização entre desenvolvimento e meio ambiente. Nesta forma de compensação ambiental, estabelece- se um vínculo aos investimentos em Unidades Conservacionistas, garantindo os recursos necessários à concepção e gestão dessas áreas protegidas. Sua natureza jurídica é a de reparação antecipada por danos ambientais futuros, mas certos, previstos no licenciamento ambiental, os quais não podem ser mitigados ou eliminados pela tecnologia e conhecimento científico disponíveis. Como metodologia de estudo, foram utilizadas doutrinas nacionais e internacionais, artigos de revistas e a legislação brasileira, analisados através do método indutivo.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-10-22
2020-01-14T14:06:30Z
2020-01-14T14:06:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-8084-603-4
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4240
identifier_str_mv 978-85-8084-603-4
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4240
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771959918198785