Proposta front- end para o preenchimento digital da ficha de atendimento do SAMU
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/634 |
Resumo: | Artigo apresentado ao Curso de Graduação em Engenharia de Software da UNICESUMAR – Centro Universitário de Maringá como requisito parcial para a obtenção do título de Bacharel(a) em Engenharia de Software, sob a orientação da Profa. Dra. Iara Carnevale de Almeida e co-orientação pelo Prof. Dr. Flávio Bortolozzi. |
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Proposta front- end para o preenchimento digital da ficha de atendimento do SAMUAtendimento pré-hospitalarFicha de AtendimentoMVPFront-EndArtigo apresentado ao Curso de Graduação em Engenharia de Software da UNICESUMAR – Centro Universitário de Maringá como requisito parcial para a obtenção do título de Bacharel(a) em Engenharia de Software, sob a orientação da Profa. Dra. Iara Carnevale de Almeida e co-orientação pelo Prof. Dr. Flávio Bortolozzi.O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) é um serviço pré-hospitalar, que visa atender vítimas em situação de urgência procurando fornecer os recursos mais emergências com o intuito de diminuir o sofrimento e/ou sequelas, procurando evitar a morte. O SAMU faz uso de uma ficha de atendimento para registro do atendimento e condição do paciente, sendo esta uma das principais fontes de informação dos atendimentos realizados. Esta ficha é preenchida manualmente, durante o atendimento ao paciente, possibilitando o preenchimento parcial ou incorreto. Um dos prejuízos deste mal preenchimento é que não se consegue fazer uma análise adequada das necessidades da comunidade e assim melhorar os serviços prestados à comunidade. Esse projeto de pesquisa propõe um projeto de software para o preenchimento automatizado das fichas de atendimento, visando diminuir a quantidade de campos preenchidos incompletamente ou erroneamente, através de um aplicativo para tablets com foco em aumentar a velocidade e precisão do atendimento do SAMU. A metodologia científica é de natureza aplicada e o produto será tanto o projeto de software quanto um MVP. Para tal, será realizada pesquisa bibliográfica exploratória para compreensão da temática, pesquisa documental sobre as fichas de atendimento e de regulamentação médica com pesquisa de campo junto à stakeholder do SAMU para melhor compreensão das necessidades. Para o desenvolvimento do projeto de software, serão utilizados alguns dos artefatos e eventos propostos pela gestão de projetos SCRUM, seguindo a idéia do cliente em potencial do Lean Startup e as boas práticas da metodologia Extreme Programming.Unicesumar2019-01-28T16:59:01Z2019-01-28T16:59:01Z2018-11-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/634otherLouro, João Victor Freitasreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T17:05:40Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 17:05:55.936Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse |
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