SOLUÇÃO BI PARA O PROCESSO DE ATENDIMENTO SAMU, UM ESTUDO EXPLORATÓRIO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GORINI, Igor Manfrinato
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: LOURO, João Victor Freitas, BORTOLOZZI, Flávio, ALMEIDA, Iara Carnevale de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2276
Resumo: Um dos serviços que exerce um enorme impacto nos resultados das taxas de morbidade e mortalidade realizadas no Sistema Único de Saúde de pacientes que necessitam de atendimento externo é o serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). De acordo com Dias (2016), cerca de 40% dos óbitos ocorrem durante o atendimento pré-hospitalar. Desse modo, deve ser garantido um atendimento de qualidade, eficiente e inteligente nas etapas e processos, para se obter bons resultados no atendimento SAMU. Umas das principais fontes de informação do SAMU é a ficha de atendimento preenchida manualmente durante o atendimento, contudo, um alto percentual de profissionais, deixam campos da ficha vazios ou incompletos como relata Coelho Barros (2014). Portanto, o objetivo desta pesquisa é elaborar um projeto de software para automação do processo de preenchimento da ficha de atendimento utilizada pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, com posterior desenvolvimento de um produto mínimo viável (em inglês, Minimum Viable Product - MVP) para aplicativo móvel aplicando solução Business Intelligence sobre os dados obtidos pelo sistema. Desta forma, esta pesquisa pretende, como resultados esperados, o melhoramento da captura das informações de forma padronizada e organizada facilitando a inserção de dados, a diminuição dos erros de preenchimento, elaboração de uma boa base de conhecimento que auxilie o processo de decisão da gestão do SAMU, aplicação de uma solução BI que permita a identificação de problemas e falhas a serem resolvidos no processo de atendimento do SAMU. Salienta-se que a contribuição desta pesquisa pretende apoiar o atendimento realizado pelo SAMU, identificando as melhorias que a aplicação pode trazer, tanto no âmbito de automação e captura dos dados, quanto na melhoria da análise dos dados para a tomada de decisão. A metodologia científica será de natureza aplicada onde produto será tanto o projeto de software quanto um MVP. Para tal, será realizada pesquisa bibliográfica exploratória para compreensão da temática, pesquisa documental sobre as fichas de atendimento e de regulamentação médica com pesquisa de campo junto à stakeholder do SAMU para melhor compreensão das necessidades. Para o desenvolvimento do projeto de software, serão utilizados alguns dos artefatos e eventos propostos pela gestão de projetos SCRUM, a proposta de obter feedback de clientes em potenciais do Lean Startup, além das boas práticas de programação do Extreme Programming (XP) tais como programação em pares, integração contínua e refatoração.
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