SOLUÇÃO BI PARA O PROCESSO DE ATENDIMENTO SAMU, UM ESTUDO EXPLORATÓRIO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GORINI, Igor Manfrinato
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: LOURO, João Victor Freitas, BORTOLOZZI, Flávio, ALMEIDA, Iara Carnevale de
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2276
Resumo: Um dos serviços que exerce um enorme impacto nos resultados das taxas de morbidade e mortalidade realizadas no Sistema Único de Saúde de pacientes que necessitam de atendimento externo é o serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). De acordo com Dias (2016), cerca de 40% dos óbitos ocorrem durante o atendimento pré-hospitalar. Desse modo, deve ser garantido um atendimento de qualidade, eficiente e inteligente nas etapas e processos, para se obter bons resultados no atendimento SAMU. Umas das principais fontes de informação do SAMU é a ficha de atendimento preenchida manualmente durante o atendimento, contudo, um alto percentual de profissionais, deixam campos da ficha vazios ou incompletos como relata Coelho Barros (2014). Portanto, o objetivo desta pesquisa é elaborar um projeto de software para automação do processo de preenchimento da ficha de atendimento utilizada pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, com posterior desenvolvimento de um produto mínimo viável (em inglês, Minimum Viable Product - MVP) para aplicativo móvel aplicando solução Business Intelligence sobre os dados obtidos pelo sistema. Desta forma, esta pesquisa pretende, como resultados esperados, o melhoramento da captura das informações de forma padronizada e organizada facilitando a inserção de dados, a diminuição dos erros de preenchimento, elaboração de uma boa base de conhecimento que auxilie o processo de decisão da gestão do SAMU, aplicação de uma solução BI que permita a identificação de problemas e falhas a serem resolvidos no processo de atendimento do SAMU. Salienta-se que a contribuição desta pesquisa pretende apoiar o atendimento realizado pelo SAMU, identificando as melhorias que a aplicação pode trazer, tanto no âmbito de automação e captura dos dados, quanto na melhoria da análise dos dados para a tomada de decisão. A metodologia científica será de natureza aplicada onde produto será tanto o projeto de software quanto um MVP. Para tal, será realizada pesquisa bibliográfica exploratória para compreensão da temática, pesquisa documental sobre as fichas de atendimento e de regulamentação médica com pesquisa de campo junto à stakeholder do SAMU para melhor compreensão das necessidades. Para o desenvolvimento do projeto de software, serão utilizados alguns dos artefatos e eventos propostos pela gestão de projetos SCRUM, a proposta de obter feedback de clientes em potenciais do Lean Startup, além das boas práticas de programação do Extreme Programming (XP) tais como programação em pares, integração contínua e refatoração.
id UNICESU-1_9511ff3352a2fce5b8865b2e6f2d1f41
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/2276
network_acronym_str UNICESU-1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling SOLUÇÃO BI PARA O PROCESSO DE ATENDIMENTO SAMU, UM ESTUDO EXPLORATÓRIOAtendimento pré-hospitalarBusiness IntelligenceFicha de AtendimentoGestão do ConhecimentoMVPUm dos serviços que exerce um enorme impacto nos resultados das taxas de morbidade e mortalidade realizadas no Sistema Único de Saúde de pacientes que necessitam de atendimento externo é o serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). De acordo com Dias (2016), cerca de 40% dos óbitos ocorrem durante o atendimento pré-hospitalar. Desse modo, deve ser garantido um atendimento de qualidade, eficiente e inteligente nas etapas e processos, para se obter bons resultados no atendimento SAMU. Umas das principais fontes de informação do SAMU é a ficha de atendimento preenchida manualmente durante o atendimento, contudo, um alto percentual de profissionais, deixam campos da ficha vazios ou incompletos como relata Coelho Barros (2014). Portanto, o objetivo desta pesquisa é elaborar um projeto de software para automação do processo de preenchimento da ficha de atendimento utilizada pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, com posterior desenvolvimento de um produto mínimo viável (em inglês, Minimum Viable Product - MVP) para aplicativo móvel aplicando solução Business Intelligence sobre os dados obtidos pelo sistema. Desta forma, esta pesquisa pretende, como resultados esperados, o melhoramento da captura das informações de forma padronizada e organizada facilitando a inserção de dados, a diminuição dos erros de preenchimento, elaboração de uma boa base de conhecimento que auxilie o processo de decisão da gestão do SAMU, aplicação de uma solução BI que permita a identificação de problemas e falhas a serem resolvidos no processo de atendimento do SAMU. Salienta-se que a contribuição desta pesquisa pretende apoiar o atendimento realizado pelo SAMU, identificando as melhorias que a aplicação pode trazer, tanto no âmbito de automação e captura dos dados, quanto na melhoria da análise dos dados para a tomada de decisão. A metodologia científica será de natureza aplicada onde produto será tanto o projeto de software quanto um MVP. Para tal, será realizada pesquisa bibliográfica exploratória para compreensão da temática, pesquisa documental sobre as fichas de atendimento e de regulamentação médica com pesquisa de campo junto à stakeholder do SAMU para melhor compreensão das necessidades. Para o desenvolvimento do projeto de software, serão utilizados alguns dos artefatos e eventos propostos pela gestão de projetos SCRUM, a proposta de obter feedback de clientes em potenciais do Lean Startup, além das boas práticas de programação do Extreme Programming (XP) tais como programação em pares, integração contínua e refatoração.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2019-08-27T14:50:26Z2019-08-27T14:50:26Z2018-10-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdf978-85-459-1280-4http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2276porGORINI, Igor ManfrinatoLOURO, João Victor FreitasBORTOLOZZI, FlávioALMEIDA, Iara Carnevale deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2022-06-20T20:22:07Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/2276Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2022-06-20T20:22:07Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false
dc.title.none.fl_str_mv SOLUÇÃO BI PARA O PROCESSO DE ATENDIMENTO SAMU, UM ESTUDO EXPLORATÓRIO
title SOLUÇÃO BI PARA O PROCESSO DE ATENDIMENTO SAMU, UM ESTUDO EXPLORATÓRIO
spellingShingle SOLUÇÃO BI PARA O PROCESSO DE ATENDIMENTO SAMU, UM ESTUDO EXPLORATÓRIO
GORINI, Igor Manfrinato
Atendimento pré-hospitalar
Business Intelligence
Ficha de Atendimento
Gestão do Conhecimento
MVP
title_short SOLUÇÃO BI PARA O PROCESSO DE ATENDIMENTO SAMU, UM ESTUDO EXPLORATÓRIO
title_full SOLUÇÃO BI PARA O PROCESSO DE ATENDIMENTO SAMU, UM ESTUDO EXPLORATÓRIO
title_fullStr SOLUÇÃO BI PARA O PROCESSO DE ATENDIMENTO SAMU, UM ESTUDO EXPLORATÓRIO
title_full_unstemmed SOLUÇÃO BI PARA O PROCESSO DE ATENDIMENTO SAMU, UM ESTUDO EXPLORATÓRIO
title_sort SOLUÇÃO BI PARA O PROCESSO DE ATENDIMENTO SAMU, UM ESTUDO EXPLORATÓRIO
author GORINI, Igor Manfrinato
author_facet GORINI, Igor Manfrinato
LOURO, João Victor Freitas
BORTOLOZZI, Flávio
ALMEIDA, Iara Carnevale de
author_role author
author2 LOURO, João Victor Freitas
BORTOLOZZI, Flávio
ALMEIDA, Iara Carnevale de
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv GORINI, Igor Manfrinato
LOURO, João Victor Freitas
BORTOLOZZI, Flávio
ALMEIDA, Iara Carnevale de
dc.subject.por.fl_str_mv Atendimento pré-hospitalar
Business Intelligence
Ficha de Atendimento
Gestão do Conhecimento
MVP
topic Atendimento pré-hospitalar
Business Intelligence
Ficha de Atendimento
Gestão do Conhecimento
MVP
description Um dos serviços que exerce um enorme impacto nos resultados das taxas de morbidade e mortalidade realizadas no Sistema Único de Saúde de pacientes que necessitam de atendimento externo é o serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). De acordo com Dias (2016), cerca de 40% dos óbitos ocorrem durante o atendimento pré-hospitalar. Desse modo, deve ser garantido um atendimento de qualidade, eficiente e inteligente nas etapas e processos, para se obter bons resultados no atendimento SAMU. Umas das principais fontes de informação do SAMU é a ficha de atendimento preenchida manualmente durante o atendimento, contudo, um alto percentual de profissionais, deixam campos da ficha vazios ou incompletos como relata Coelho Barros (2014). Portanto, o objetivo desta pesquisa é elaborar um projeto de software para automação do processo de preenchimento da ficha de atendimento utilizada pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, com posterior desenvolvimento de um produto mínimo viável (em inglês, Minimum Viable Product - MVP) para aplicativo móvel aplicando solução Business Intelligence sobre os dados obtidos pelo sistema. Desta forma, esta pesquisa pretende, como resultados esperados, o melhoramento da captura das informações de forma padronizada e organizada facilitando a inserção de dados, a diminuição dos erros de preenchimento, elaboração de uma boa base de conhecimento que auxilie o processo de decisão da gestão do SAMU, aplicação de uma solução BI que permita a identificação de problemas e falhas a serem resolvidos no processo de atendimento do SAMU. Salienta-se que a contribuição desta pesquisa pretende apoiar o atendimento realizado pelo SAMU, identificando as melhorias que a aplicação pode trazer, tanto no âmbito de automação e captura dos dados, quanto na melhoria da análise dos dados para a tomada de decisão. A metodologia científica será de natureza aplicada onde produto será tanto o projeto de software quanto um MVP. Para tal, será realizada pesquisa bibliográfica exploratória para compreensão da temática, pesquisa documental sobre as fichas de atendimento e de regulamentação médica com pesquisa de campo junto à stakeholder do SAMU para melhor compreensão das necessidades. Para o desenvolvimento do projeto de software, serão utilizados alguns dos artefatos e eventos propostos pela gestão de projetos SCRUM, a proposta de obter feedback de clientes em potenciais do Lean Startup, além das boas práticas de programação do Extreme Programming (XP) tais como programação em pares, integração contínua e refatoração.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-23
2019-08-27T14:50:26Z
2019-08-27T14:50:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-1280-4
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2276
identifier_str_mv 978-85-459-1280-4
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2276
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813098701133971457