Práticas de gestão do conhecimento de processos organizacionais no contexto escolar: proposta de um modelo teórico-conceitual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MACHADO, Caio Pisconti
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1110
Resumo: Dissertação de mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão do Conhecimento nas Organizações do Centro Universitário de Maringá – Unicesumar. Linha de Pesquisa: Organizações e Conhecimento. Orientador: Profo. Dr. Arthur Gualberto Bacelar da Cruz Urpia. Coorientador: Profa. Dra. Letícia Fleig Dal Forno.
id UNICESU -1_8789831a749b84dc693c3bff990d765c
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/1110
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling Práticas de gestão do conhecimento de processos organizacionais no contexto escolar: proposta de um modelo teórico-conceitualGestão do ConhecimentoProcessos OrganizacionaisGestão Escolar PúblicaDissertação de mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão do Conhecimento nas Organizações do Centro Universitário de Maringá – Unicesumar. Linha de Pesquisa: Organizações e Conhecimento. Orientador: Profo. Dr. Arthur Gualberto Bacelar da Cruz Urpia. Coorientador: Profa. Dra. Letícia Fleig Dal Forno.Reflexões e estudos têm sido realizados no âmbito escolar com o intuito de promover a melhoria dos serviços educacionais prestados pelas escolas públicas e, consequentemente, o rendimento educacional dos alunos, através da utilização de práticas que proporcionem melhor eficiência nos processos realizados na instituição. Diz-se isto, pois a gestão, no contexto da educação, tem sido vista como intrínseca à própria prática educativa, uma vez que, por meio de pesquisas, comprovou-se a existência de uma correlação entre a gestão escolar e os níveis de rendimento educacional dos alunos. Neste sentido, esta pesquisa tem como objetivo geral elaborar um modelo teóricoconceitual para a implementação de práticas de gestão do conhecimento da área de processos organizacionais para melhorar a gestão escolar de escolas participantes do Programa de Excelência na Educação Básica (PEEB). Com relação ao objetivo da pesquisa, esta é descritiva e exploratória. Quanto à abordagem utilizada, observa-se que é mista: quantitativa, pelo uso da estatística descritiva e do método de análise de confiabilidade dos dados obtidos pelo questionário (o alfa de Cronbach), e qualitativa, pela pesquisa conceber uma proposta teórico-conceitual de um modelo. O procedimento técnico utilizado foi o de estudo de casos múltiplos. Para a constituição da amostra desta pesquisa, participaram apenas os gestores que atuam, especificamente, no ambiente escolar público de escolas de nível fundamental, a saber: os diretores e os coordenadores pedagógicos. No total, cinquenta e dois gestores educacionais participaram da pesquisa, sendo vinte e três diretores de escolas e vinte e nove coordenadores escolares. A partir do diagnóstico realizado, observa-se que as práticas de gestão do conhecimento de processos organizacionais pesquisadas não estão sendo utilizadas de acordo com todas as suas potencialidades de gerar resultados em termos de eficiência. Diante disto, foi proposto um modelo teórico-conceitual para implementação das práticas de gestão do conhecimento de processos organizacionais para o contexto escolar público.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMARURPIA, Arthur Gualberto Bacelar da CruzFORNO, Leticia Fleig DalMACHADO, Caio Pisconti2019-08-02T19:06:45Z2019-08-02T19:06:45Z2017-12-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1110porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2021-07-14T15:38:28ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv Práticas de gestão do conhecimento de processos organizacionais no contexto escolar: proposta de um modelo teórico-conceitual
title Práticas de gestão do conhecimento de processos organizacionais no contexto escolar: proposta de um modelo teórico-conceitual
spellingShingle Práticas de gestão do conhecimento de processos organizacionais no contexto escolar: proposta de um modelo teórico-conceitual
MACHADO, Caio Pisconti
Gestão do Conhecimento
Processos Organizacionais
Gestão Escolar Pública
title_short Práticas de gestão do conhecimento de processos organizacionais no contexto escolar: proposta de um modelo teórico-conceitual
title_full Práticas de gestão do conhecimento de processos organizacionais no contexto escolar: proposta de um modelo teórico-conceitual
title_fullStr Práticas de gestão do conhecimento de processos organizacionais no contexto escolar: proposta de um modelo teórico-conceitual
title_full_unstemmed Práticas de gestão do conhecimento de processos organizacionais no contexto escolar: proposta de um modelo teórico-conceitual
title_sort Práticas de gestão do conhecimento de processos organizacionais no contexto escolar: proposta de um modelo teórico-conceitual
author MACHADO, Caio Pisconti
author_facet MACHADO, Caio Pisconti
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv URPIA, Arthur Gualberto Bacelar da Cruz
FORNO, Leticia Fleig Dal
dc.contributor.author.fl_str_mv MACHADO, Caio Pisconti
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão do Conhecimento
Processos Organizacionais
Gestão Escolar Pública
topic Gestão do Conhecimento
Processos Organizacionais
Gestão Escolar Pública
description Dissertação de mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão do Conhecimento nas Organizações do Centro Universitário de Maringá – Unicesumar. Linha de Pesquisa: Organizações e Conhecimento. Orientador: Profo. Dr. Arthur Gualberto Bacelar da Cruz Urpia. Coorientador: Profa. Dra. Letícia Fleig Dal Forno.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-08
2019-08-02T19:06:45Z
2019-08-02T19:06:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1110
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1110
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771929945702400