ROTEIRO DE IMPLEMENTAÇÃO DE PROCESSOS ORGANIZACIONAIS EM GESTÃO DO CONHECIMENTO PARA ENSINO PÚBLICO: UMA AGENDA DE PESQUISA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Caio Pisconti
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Urpia, Arthur Gualberto Bacelar da Cruz, Forno, Letícia Fleig Dal
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1380
Resumo: A pesquisa possui como objetivo analisar como os processos organizacionais, na perspectiva da Gestão do Conhecimento (GC), contribuem para a resolução dos problemas específicos da gestão escolar pública. Como objetivos específicos se buscou: i) elaborar um quadro teórico sintetizando conceitos referentes às práticas de processos organizacionais da GC, e ii) sistematizar a aplicação destas práticas, em forma de um roteiro de Práticas de Processos Organizacionais em GC. Para isto, utilizou-se de uma abordagem descritiva, de natureza qualitativa, ancorada por uma revisão bibliográfica interdisciplinar, referente às áreas: Educação, Gestão e GC. Como resultados de pesquisa obteve-se um quadro de práticas de GC, onde foi possível sintetizar de forma teórico-conceitual, nove práticas ligadas a processos organizacionais da GC. Com base neste quadro teórico-conceitual, propôs-se um roteiro de implementação de processos organizacionais em GC numa perspectiva sistêmica. Este roteiro, por ser composto de processos elencados especificamente tendo referência o setor público, se torna conexo a organizações do ensino público. Ressalta-se que, na sequência do roteiro, foram dispostas aos gestores escolares observações sob como se poderá dar início a implementação das práticas organizacionais baseadas na GC. Assim, através do roteiro de implementação do ciclo de processos organizacionais da GC, propôs-se uma metodologia para apoiar os gestores de instituições escolares púbicas, para que promovam e operacionalizem estas práticas com vistas a obtenção de melhores resultados organizacionais e pedagógicos. Portanto, através destas sugestões referentes as práticas e ao roteiro, conseguiu-se agenciar contribuições para a área educacional, no sentido de resolver os problemas específicos da gestão escolar pública.
id UNICESU -1_a9fcb15d248a8634ff5ff8015fbf2d6c
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/1380
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling ROTEIRO DE IMPLEMENTAÇÃO DE PROCESSOS ORGANIZACIONAIS EM GESTÃO DO CONHECIMENTO PARA ENSINO PÚBLICO: UMA AGENDA DE PESQUISAGestão do ConhecimentoGestão escolar públicaProcessos OrganizacionaisA pesquisa possui como objetivo analisar como os processos organizacionais, na perspectiva da Gestão do Conhecimento (GC), contribuem para a resolução dos problemas específicos da gestão escolar pública. Como objetivos específicos se buscou: i) elaborar um quadro teórico sintetizando conceitos referentes às práticas de processos organizacionais da GC, e ii) sistematizar a aplicação destas práticas, em forma de um roteiro de Práticas de Processos Organizacionais em GC. Para isto, utilizou-se de uma abordagem descritiva, de natureza qualitativa, ancorada por uma revisão bibliográfica interdisciplinar, referente às áreas: Educação, Gestão e GC. Como resultados de pesquisa obteve-se um quadro de práticas de GC, onde foi possível sintetizar de forma teórico-conceitual, nove práticas ligadas a processos organizacionais da GC. Com base neste quadro teórico-conceitual, propôs-se um roteiro de implementação de processos organizacionais em GC numa perspectiva sistêmica. Este roteiro, por ser composto de processos elencados especificamente tendo referência o setor público, se torna conexo a organizações do ensino público. Ressalta-se que, na sequência do roteiro, foram dispostas aos gestores escolares observações sob como se poderá dar início a implementação das práticas organizacionais baseadas na GC. Assim, através do roteiro de implementação do ciclo de processos organizacionais da GC, propôs-se uma metodologia para apoiar os gestores de instituições escolares púbicas, para que promovam e operacionalizem estas práticas com vistas a obtenção de melhores resultados organizacionais e pedagógicos. Portanto, através destas sugestões referentes as práticas e ao roteiro, conseguiu-se agenciar contribuições para a área educacional, no sentido de resolver os problemas específicos da gestão escolar pública.Unicesumar2019-08-12T17:29:29Z2019-08-12T17:29:29Z2017-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-0773-22594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1380otherMachado, Caio PiscontiUrpia, Arthur Gualberto Bacelar da CruzForno, Letícia Fleig Dalreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T17:05:40Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 17:06:00.391Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv ROTEIRO DE IMPLEMENTAÇÃO DE PROCESSOS ORGANIZACIONAIS EM GESTÃO DO CONHECIMENTO PARA ENSINO PÚBLICO: UMA AGENDA DE PESQUISA
title ROTEIRO DE IMPLEMENTAÇÃO DE PROCESSOS ORGANIZACIONAIS EM GESTÃO DO CONHECIMENTO PARA ENSINO PÚBLICO: UMA AGENDA DE PESQUISA
spellingShingle ROTEIRO DE IMPLEMENTAÇÃO DE PROCESSOS ORGANIZACIONAIS EM GESTÃO DO CONHECIMENTO PARA ENSINO PÚBLICO: UMA AGENDA DE PESQUISA
Machado, Caio Pisconti
Gestão do Conhecimento
Gestão escolar pública
Processos Organizacionais
title_short ROTEIRO DE IMPLEMENTAÇÃO DE PROCESSOS ORGANIZACIONAIS EM GESTÃO DO CONHECIMENTO PARA ENSINO PÚBLICO: UMA AGENDA DE PESQUISA
title_full ROTEIRO DE IMPLEMENTAÇÃO DE PROCESSOS ORGANIZACIONAIS EM GESTÃO DO CONHECIMENTO PARA ENSINO PÚBLICO: UMA AGENDA DE PESQUISA
title_fullStr ROTEIRO DE IMPLEMENTAÇÃO DE PROCESSOS ORGANIZACIONAIS EM GESTÃO DO CONHECIMENTO PARA ENSINO PÚBLICO: UMA AGENDA DE PESQUISA
title_full_unstemmed ROTEIRO DE IMPLEMENTAÇÃO DE PROCESSOS ORGANIZACIONAIS EM GESTÃO DO CONHECIMENTO PARA ENSINO PÚBLICO: UMA AGENDA DE PESQUISA
title_sort ROTEIRO DE IMPLEMENTAÇÃO DE PROCESSOS ORGANIZACIONAIS EM GESTÃO DO CONHECIMENTO PARA ENSINO PÚBLICO: UMA AGENDA DE PESQUISA
author Machado, Caio Pisconti
author_facet Machado, Caio Pisconti
Urpia, Arthur Gualberto Bacelar da Cruz
Forno, Letícia Fleig Dal
author_role author
author2 Urpia, Arthur Gualberto Bacelar da Cruz
Forno, Letícia Fleig Dal
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Caio Pisconti
Urpia, Arthur Gualberto Bacelar da Cruz
Forno, Letícia Fleig Dal
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão do Conhecimento
Gestão escolar pública
Processos Organizacionais
topic Gestão do Conhecimento
Gestão escolar pública
Processos Organizacionais
dc.description.none.fl_txt_mv A pesquisa possui como objetivo analisar como os processos organizacionais, na perspectiva da Gestão do Conhecimento (GC), contribuem para a resolução dos problemas específicos da gestão escolar pública. Como objetivos específicos se buscou: i) elaborar um quadro teórico sintetizando conceitos referentes às práticas de processos organizacionais da GC, e ii) sistematizar a aplicação destas práticas, em forma de um roteiro de Práticas de Processos Organizacionais em GC. Para isto, utilizou-se de uma abordagem descritiva, de natureza qualitativa, ancorada por uma revisão bibliográfica interdisciplinar, referente às áreas: Educação, Gestão e GC. Como resultados de pesquisa obteve-se um quadro de práticas de GC, onde foi possível sintetizar de forma teórico-conceitual, nove práticas ligadas a processos organizacionais da GC. Com base neste quadro teórico-conceitual, propôs-se um roteiro de implementação de processos organizacionais em GC numa perspectiva sistêmica. Este roteiro, por ser composto de processos elencados especificamente tendo referência o setor público, se torna conexo a organizações do ensino público. Ressalta-se que, na sequência do roteiro, foram dispostas aos gestores escolares observações sob como se poderá dar início a implementação das práticas organizacionais baseadas na GC. Assim, através do roteiro de implementação do ciclo de processos organizacionais da GC, propôs-se uma metodologia para apoiar os gestores de instituições escolares púbicas, para que promovam e operacionalizem estas práticas com vistas a obtenção de melhores resultados organizacionais e pedagógicos. Portanto, através destas sugestões referentes as práticas e ao roteiro, conseguiu-se agenciar contribuições para a área educacional, no sentido de resolver os problemas específicos da gestão escolar pública.
description A pesquisa possui como objetivo analisar como os processos organizacionais, na perspectiva da Gestão do Conhecimento (GC), contribuem para a resolução dos problemas específicos da gestão escolar pública. Como objetivos específicos se buscou: i) elaborar um quadro teórico sintetizando conceitos referentes às práticas de processos organizacionais da GC, e ii) sistematizar a aplicação destas práticas, em forma de um roteiro de Práticas de Processos Organizacionais em GC. Para isto, utilizou-se de uma abordagem descritiva, de natureza qualitativa, ancorada por uma revisão bibliográfica interdisciplinar, referente às áreas: Educação, Gestão e GC. Como resultados de pesquisa obteve-se um quadro de práticas de GC, onde foi possível sintetizar de forma teórico-conceitual, nove práticas ligadas a processos organizacionais da GC. Com base neste quadro teórico-conceitual, propôs-se um roteiro de implementação de processos organizacionais em GC numa perspectiva sistêmica. Este roteiro, por ser composto de processos elencados especificamente tendo referência o setor público, se torna conexo a organizações do ensino público. Ressalta-se que, na sequência do roteiro, foram dispostas aos gestores escolares observações sob como se poderá dar início a implementação das práticas organizacionais baseadas na GC. Assim, através do roteiro de implementação do ciclo de processos organizacionais da GC, propôs-se uma metodologia para apoiar os gestores de instituições escolares púbicas, para que promovam e operacionalizem estas práticas com vistas a obtenção de melhores resultados organizacionais e pedagógicos. Portanto, através destas sugestões referentes as práticas e ao roteiro, conseguiu-se agenciar contribuições para a área educacional, no sentido de resolver os problemas específicos da gestão escolar pública.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-24
2019-08-12T17:29:29Z
2019-08-12T17:29:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1380
identifier_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1380
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unicesumar
publisher.none.fl_str_mv Unicesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948628983087104