ROTEIRO DE IMPLEMENTAÇÃO DE PROCESSOS ORGANIZACIONAIS EM GESTÃO DO CONHECIMENTO PARA ENSINO PÚBLICO: UMA AGENDA DE PESQUISA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1380 |
Resumo: | A pesquisa possui como objetivo analisar como os processos organizacionais, na perspectiva da Gestão do Conhecimento (GC), contribuem para a resolução dos problemas específicos da gestão escolar pública. Como objetivos específicos se buscou: i) elaborar um quadro teórico sintetizando conceitos referentes às práticas de processos organizacionais da GC, e ii) sistematizar a aplicação destas práticas, em forma de um roteiro de Práticas de Processos Organizacionais em GC. Para isto, utilizou-se de uma abordagem descritiva, de natureza qualitativa, ancorada por uma revisão bibliográfica interdisciplinar, referente às áreas: Educação, Gestão e GC. Como resultados de pesquisa obteve-se um quadro de práticas de GC, onde foi possível sintetizar de forma teórico-conceitual, nove práticas ligadas a processos organizacionais da GC. Com base neste quadro teórico-conceitual, propôs-se um roteiro de implementação de processos organizacionais em GC numa perspectiva sistêmica. Este roteiro, por ser composto de processos elencados especificamente tendo referência o setor público, se torna conexo a organizações do ensino público. Ressalta-se que, na sequência do roteiro, foram dispostas aos gestores escolares observações sob como se poderá dar início a implementação das práticas organizacionais baseadas na GC. Assim, através do roteiro de implementação do ciclo de processos organizacionais da GC, propôs-se uma metodologia para apoiar os gestores de instituições escolares púbicas, para que promovam e operacionalizem estas práticas com vistas a obtenção de melhores resultados organizacionais e pedagógicos. Portanto, através destas sugestões referentes as práticas e ao roteiro, conseguiu-se agenciar contribuições para a área educacional, no sentido de resolver os problemas específicos da gestão escolar pública. |
id |
UNICESU -1_6dba2149431379f72bf37aa8fc96ba59 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/1380 |
network_acronym_str |
UNICESU -1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
repository_id_str |
|
spelling |
ROTEIRO DE IMPLEMENTAÇÃO DE PROCESSOS ORGANIZACIONAIS EM GESTÃO DO CONHECIMENTO PARA ENSINO PÚBLICO: UMA AGENDA DE PESQUISAGestão do ConhecimentoGestão escolar públicaProcessos OrganizacionaisA pesquisa possui como objetivo analisar como os processos organizacionais, na perspectiva da Gestão do Conhecimento (GC), contribuem para a resolução dos problemas específicos da gestão escolar pública. Como objetivos específicos se buscou: i) elaborar um quadro teórico sintetizando conceitos referentes às práticas de processos organizacionais da GC, e ii) sistematizar a aplicação destas práticas, em forma de um roteiro de Práticas de Processos Organizacionais em GC. Para isto, utilizou-se de uma abordagem descritiva, de natureza qualitativa, ancorada por uma revisão bibliográfica interdisciplinar, referente às áreas: Educação, Gestão e GC. Como resultados de pesquisa obteve-se um quadro de práticas de GC, onde foi possível sintetizar de forma teórico-conceitual, nove práticas ligadas a processos organizacionais da GC. Com base neste quadro teórico-conceitual, propôs-se um roteiro de implementação de processos organizacionais em GC numa perspectiva sistêmica. Este roteiro, por ser composto de processos elencados especificamente tendo referência o setor público, se torna conexo a organizações do ensino público. Ressalta-se que, na sequência do roteiro, foram dispostas aos gestores escolares observações sob como se poderá dar início a implementação das práticas organizacionais baseadas na GC. Assim, através do roteiro de implementação do ciclo de processos organizacionais da GC, propôs-se uma metodologia para apoiar os gestores de instituições escolares púbicas, para que promovam e operacionalizem estas práticas com vistas a obtenção de melhores resultados organizacionais e pedagógicos. Portanto, através destas sugestões referentes as práticas e ao roteiro, conseguiu-se agenciar contribuições para a área educacional, no sentido de resolver os problemas específicos da gestão escolar pública.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2019-08-12T17:29:29Z2019-08-12T17:29:29Z2017-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-0773-22594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1380porMACHADO, Caio PiscontiURPIA, Arthur Gualberto Bacelar da CruzFORNO, Letícia Fleig Dalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T19:21:45ZRepositório InstitucionalPRI |
dc.title.none.fl_str_mv |
ROTEIRO DE IMPLEMENTAÇÃO DE PROCESSOS ORGANIZACIONAIS EM GESTÃO DO CONHECIMENTO PARA ENSINO PÚBLICO: UMA AGENDA DE PESQUISA |
title |
ROTEIRO DE IMPLEMENTAÇÃO DE PROCESSOS ORGANIZACIONAIS EM GESTÃO DO CONHECIMENTO PARA ENSINO PÚBLICO: UMA AGENDA DE PESQUISA |
spellingShingle |
ROTEIRO DE IMPLEMENTAÇÃO DE PROCESSOS ORGANIZACIONAIS EM GESTÃO DO CONHECIMENTO PARA ENSINO PÚBLICO: UMA AGENDA DE PESQUISA MACHADO, Caio Pisconti Gestão do Conhecimento Gestão escolar pública Processos Organizacionais |
title_short |
ROTEIRO DE IMPLEMENTAÇÃO DE PROCESSOS ORGANIZACIONAIS EM GESTÃO DO CONHECIMENTO PARA ENSINO PÚBLICO: UMA AGENDA DE PESQUISA |
title_full |
ROTEIRO DE IMPLEMENTAÇÃO DE PROCESSOS ORGANIZACIONAIS EM GESTÃO DO CONHECIMENTO PARA ENSINO PÚBLICO: UMA AGENDA DE PESQUISA |
title_fullStr |
ROTEIRO DE IMPLEMENTAÇÃO DE PROCESSOS ORGANIZACIONAIS EM GESTÃO DO CONHECIMENTO PARA ENSINO PÚBLICO: UMA AGENDA DE PESQUISA |
title_full_unstemmed |
ROTEIRO DE IMPLEMENTAÇÃO DE PROCESSOS ORGANIZACIONAIS EM GESTÃO DO CONHECIMENTO PARA ENSINO PÚBLICO: UMA AGENDA DE PESQUISA |
title_sort |
ROTEIRO DE IMPLEMENTAÇÃO DE PROCESSOS ORGANIZACIONAIS EM GESTÃO DO CONHECIMENTO PARA ENSINO PÚBLICO: UMA AGENDA DE PESQUISA |
author |
MACHADO, Caio Pisconti |
author_facet |
MACHADO, Caio Pisconti URPIA, Arthur Gualberto Bacelar da Cruz FORNO, Letícia Fleig Dal |
author_role |
author |
author2 |
URPIA, Arthur Gualberto Bacelar da Cruz FORNO, Letícia Fleig Dal |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MACHADO, Caio Pisconti URPIA, Arthur Gualberto Bacelar da Cruz FORNO, Letícia Fleig Dal |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão do Conhecimento Gestão escolar pública Processos Organizacionais |
topic |
Gestão do Conhecimento Gestão escolar pública Processos Organizacionais |
description |
A pesquisa possui como objetivo analisar como os processos organizacionais, na perspectiva da Gestão do Conhecimento (GC), contribuem para a resolução dos problemas específicos da gestão escolar pública. Como objetivos específicos se buscou: i) elaborar um quadro teórico sintetizando conceitos referentes às práticas de processos organizacionais da GC, e ii) sistematizar a aplicação destas práticas, em forma de um roteiro de Práticas de Processos Organizacionais em GC. Para isto, utilizou-se de uma abordagem descritiva, de natureza qualitativa, ancorada por uma revisão bibliográfica interdisciplinar, referente às áreas: Educação, Gestão e GC. Como resultados de pesquisa obteve-se um quadro de práticas de GC, onde foi possível sintetizar de forma teórico-conceitual, nove práticas ligadas a processos organizacionais da GC. Com base neste quadro teórico-conceitual, propôs-se um roteiro de implementação de processos organizacionais em GC numa perspectiva sistêmica. Este roteiro, por ser composto de processos elencados especificamente tendo referência o setor público, se torna conexo a organizações do ensino público. Ressalta-se que, na sequência do roteiro, foram dispostas aos gestores escolares observações sob como se poderá dar início a implementação das práticas organizacionais baseadas na GC. Assim, através do roteiro de implementação do ciclo de processos organizacionais da GC, propôs-se uma metodologia para apoiar os gestores de instituições escolares púbicas, para que promovam e operacionalizem estas práticas com vistas a obtenção de melhores resultados organizacionais e pedagógicos. Portanto, através destas sugestões referentes as práticas e ao roteiro, conseguiu-se agenciar contribuições para a área educacional, no sentido de resolver os problemas específicos da gestão escolar pública. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-10-24 2019-08-12T17:29:29Z 2019-08-12T17:29:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-459-0773-2 2594-4991 http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1380 |
identifier_str_mv |
978-85-459-0773-2 2594-4991 |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1380 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) instacron:UniCesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1747771959457873920 |