ROTEIRO DE IMPLEMENTAÇÃO DE PROCESSOS ORGANIZACIONAIS EM GESTÃO DO CONHECIMENTO PARA ENSINO PÚBLICO: UMA AGENDA DE PESQUISA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MACHADO, Caio Pisconti
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: URPIA, Arthur Gualberto Bacelar da Cruz, FORNO, Letícia Fleig Dal
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1380
Resumo: A pesquisa possui como objetivo analisar como os processos organizacionais, na perspectiva da Gestão do Conhecimento (GC), contribuem para a resolução dos problemas específicos da gestão escolar pública. Como objetivos específicos se buscou: i) elaborar um quadro teórico sintetizando conceitos referentes às práticas de processos organizacionais da GC, e ii) sistematizar a aplicação destas práticas, em forma de um roteiro de Práticas de Processos Organizacionais em GC. Para isto, utilizou-se de uma abordagem descritiva, de natureza qualitativa, ancorada por uma revisão bibliográfica interdisciplinar, referente às áreas: Educação, Gestão e GC. Como resultados de pesquisa obteve-se um quadro de práticas de GC, onde foi possível sintetizar de forma teórico-conceitual, nove práticas ligadas a processos organizacionais da GC. Com base neste quadro teórico-conceitual, propôs-se um roteiro de implementação de processos organizacionais em GC numa perspectiva sistêmica. Este roteiro, por ser composto de processos elencados especificamente tendo referência o setor público, se torna conexo a organizações do ensino público. Ressalta-se que, na sequência do roteiro, foram dispostas aos gestores escolares observações sob como se poderá dar início a implementação das práticas organizacionais baseadas na GC. Assim, através do roteiro de implementação do ciclo de processos organizacionais da GC, propôs-se uma metodologia para apoiar os gestores de instituições escolares púbicas, para que promovam e operacionalizem estas práticas com vistas a obtenção de melhores resultados organizacionais e pedagógicos. Portanto, através destas sugestões referentes as práticas e ao roteiro, conseguiu-se agenciar contribuições para a área educacional, no sentido de resolver os problemas específicos da gestão escolar pública.
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