A SATISFAÇÃO DAS USUÁRIAS ACERCA DO ATENDIMENTO PRÉNATAL, PARTO E PUERPÉRIO EM MARINGÁ/PR.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6221 |
Resumo: | O modelo de atenção à saúde proposto pelo SUS trouxe inovações nas práticas de saúde, buscando atender integralmente ações de promoção, prevenção e reabilitação, buscando estabelecer vínculos entre as famílias, e ao mesmo tempo estimulando a participação crítica da comunidade por meio de instrumentos avaliativos possibilitando a expressão de satisfação por parte dos usuários. Como estratégia de reorientação do modelo assistencial, a estratégia de Saúde da Família propõe a implantação de equipes multiprofissionais em unidades básicas de saúde. Consolidando o atendimento por meio de protocolos, dentre eles o Programa Nacional de Humanização no Pré-Natal e Nascimento (PNHPN) com ações voltadas ao binômio mãe/filho e todo seu contexto social, através de assistência qualificada e humanizada para redução da morbi-mortalidade materna e infantil. O estudo propõe avaliar o grau de satisfação de 30 mulheres atendidas no pré-natal, parto e puerpério, em uma Unidade Básica de Saúde na região noroeste do Paraná, cadastradas no Sis pré-natal no período de janeiro de 2008 a janeiro de 2009. O projeto foi submetido ao Comitê Permanente de Ética em Pesquisa do Cesumar para aprovação. Será aplicado um questionário contendo a identificação das mulheres e questões fechadas relacionadas a satisfação no pré-natal, parto e puerpério. Após a coleta de dados, estes serão tabulados e analisados pelo método de estatística descritiva e apresentados na forma de gráficos para uma melhor compreensão e interpretação dos resultados. Através dessa pesquisa esperamos identificar o grau de satisfação destas usuárias e levantar questões em relação no que diz respeito à existência de vínculo do profissional com a usuária. No parto ocorre a referência e contra referência dos serviços e a humanização do atendimento, e no puerpério, o acompanhamento das mães e dos bebês. O comprometimento do atendimento prestado pelos profissionais de saúde durante o pré-natal, parto e puerpério, permitindo-nos propor melhorias para a busca e o atendimento às mães e bebês. Em suma, o que se quer verificar é a integração dos serviços e da assistência, bem como a satisfação destas usuárias. |
id |
UNICESU -1_8a644ceebcd21da50901be9804e3814c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/6221 |
network_acronym_str |
UNICESU -1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
repository_id_str |
|
spelling |
A SATISFAÇÃO DAS USUÁRIAS ACERCA DO ATENDIMENTO PRÉNATAL, PARTO E PUERPÉRIO EM MARINGÁ/PR.SatisfaçãoPré-natalParto e puerpério.O modelo de atenção à saúde proposto pelo SUS trouxe inovações nas práticas de saúde, buscando atender integralmente ações de promoção, prevenção e reabilitação, buscando estabelecer vínculos entre as famílias, e ao mesmo tempo estimulando a participação crítica da comunidade por meio de instrumentos avaliativos possibilitando a expressão de satisfação por parte dos usuários. Como estratégia de reorientação do modelo assistencial, a estratégia de Saúde da Família propõe a implantação de equipes multiprofissionais em unidades básicas de saúde. Consolidando o atendimento por meio de protocolos, dentre eles o Programa Nacional de Humanização no Pré-Natal e Nascimento (PNHPN) com ações voltadas ao binômio mãe/filho e todo seu contexto social, através de assistência qualificada e humanizada para redução da morbi-mortalidade materna e infantil. O estudo propõe avaliar o grau de satisfação de 30 mulheres atendidas no pré-natal, parto e puerpério, em uma Unidade Básica de Saúde na região noroeste do Paraná, cadastradas no Sis pré-natal no período de janeiro de 2008 a janeiro de 2009. O projeto foi submetido ao Comitê Permanente de Ética em Pesquisa do Cesumar para aprovação. Será aplicado um questionário contendo a identificação das mulheres e questões fechadas relacionadas a satisfação no pré-natal, parto e puerpério. Após a coleta de dados, estes serão tabulados e analisados pelo método de estatística descritiva e apresentados na forma de gráficos para uma melhor compreensão e interpretação dos resultados. Através dessa pesquisa esperamos identificar o grau de satisfação destas usuárias e levantar questões em relação no que diz respeito à existência de vínculo do profissional com a usuária. No parto ocorre a referência e contra referência dos serviços e a humanização do atendimento, e no puerpério, o acompanhamento das mães e dos bebês. O comprometimento do atendimento prestado pelos profissionais de saúde durante o pré-natal, parto e puerpério, permitindo-nos propor melhorias para a busca e o atendimento às mães e bebês. Em suma, o que se quer verificar é a integração dos serviços e da assistência, bem como a satisfação destas usuárias.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2020-10-06T11:44:38Z2020-10-06T11:44:38Z2009-10-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf9788561091057http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6221porOLIVEIRA, Talita Caroline A.FAVATO, Dhieinieire Aparecida R.OLIVEIRA, Raquel Gusmãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-10-07T06:01:36ZRepositório InstitucionalPRI |
dc.title.none.fl_str_mv |
A SATISFAÇÃO DAS USUÁRIAS ACERCA DO ATENDIMENTO PRÉNATAL, PARTO E PUERPÉRIO EM MARINGÁ/PR. |
title |
A SATISFAÇÃO DAS USUÁRIAS ACERCA DO ATENDIMENTO PRÉNATAL, PARTO E PUERPÉRIO EM MARINGÁ/PR. |
spellingShingle |
A SATISFAÇÃO DAS USUÁRIAS ACERCA DO ATENDIMENTO PRÉNATAL, PARTO E PUERPÉRIO EM MARINGÁ/PR. OLIVEIRA, Talita Caroline A. Satisfação Pré-natal Parto e puerpério . |
title_short |
A SATISFAÇÃO DAS USUÁRIAS ACERCA DO ATENDIMENTO PRÉNATAL, PARTO E PUERPÉRIO EM MARINGÁ/PR. |
title_full |
A SATISFAÇÃO DAS USUÁRIAS ACERCA DO ATENDIMENTO PRÉNATAL, PARTO E PUERPÉRIO EM MARINGÁ/PR. |
title_fullStr |
A SATISFAÇÃO DAS USUÁRIAS ACERCA DO ATENDIMENTO PRÉNATAL, PARTO E PUERPÉRIO EM MARINGÁ/PR. |
title_full_unstemmed |
A SATISFAÇÃO DAS USUÁRIAS ACERCA DO ATENDIMENTO PRÉNATAL, PARTO E PUERPÉRIO EM MARINGÁ/PR. |
title_sort |
A SATISFAÇÃO DAS USUÁRIAS ACERCA DO ATENDIMENTO PRÉNATAL, PARTO E PUERPÉRIO EM MARINGÁ/PR. |
author |
OLIVEIRA, Talita Caroline A. |
author_facet |
OLIVEIRA, Talita Caroline A. FAVATO, Dhieinieire Aparecida R. OLIVEIRA, Raquel Gusmão |
author_role |
author |
author2 |
FAVATO, Dhieinieire Aparecida R. OLIVEIRA, Raquel Gusmão |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Talita Caroline A. FAVATO, Dhieinieire Aparecida R. OLIVEIRA, Raquel Gusmão |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Satisfação Pré-natal Parto e puerpério . |
topic |
Satisfação Pré-natal Parto e puerpério . |
description |
O modelo de atenção à saúde proposto pelo SUS trouxe inovações nas práticas de saúde, buscando atender integralmente ações de promoção, prevenção e reabilitação, buscando estabelecer vínculos entre as famílias, e ao mesmo tempo estimulando a participação crítica da comunidade por meio de instrumentos avaliativos possibilitando a expressão de satisfação por parte dos usuários. Como estratégia de reorientação do modelo assistencial, a estratégia de Saúde da Família propõe a implantação de equipes multiprofissionais em unidades básicas de saúde. Consolidando o atendimento por meio de protocolos, dentre eles o Programa Nacional de Humanização no Pré-Natal e Nascimento (PNHPN) com ações voltadas ao binômio mãe/filho e todo seu contexto social, através de assistência qualificada e humanizada para redução da morbi-mortalidade materna e infantil. O estudo propõe avaliar o grau de satisfação de 30 mulheres atendidas no pré-natal, parto e puerpério, em uma Unidade Básica de Saúde na região noroeste do Paraná, cadastradas no Sis pré-natal no período de janeiro de 2008 a janeiro de 2009. O projeto foi submetido ao Comitê Permanente de Ética em Pesquisa do Cesumar para aprovação. Será aplicado um questionário contendo a identificação das mulheres e questões fechadas relacionadas a satisfação no pré-natal, parto e puerpério. Após a coleta de dados, estes serão tabulados e analisados pelo método de estatística descritiva e apresentados na forma de gráficos para uma melhor compreensão e interpretação dos resultados. Através dessa pesquisa esperamos identificar o grau de satisfação destas usuárias e levantar questões em relação no que diz respeito à existência de vínculo do profissional com a usuária. No parto ocorre a referência e contra referência dos serviços e a humanização do atendimento, e no puerpério, o acompanhamento das mães e dos bebês. O comprometimento do atendimento prestado pelos profissionais de saúde durante o pré-natal, parto e puerpério, permitindo-nos propor melhorias para a busca e o atendimento às mães e bebês. Em suma, o que se quer verificar é a integração dos serviços e da assistência, bem como a satisfação destas usuárias. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-10-27 2020-10-06T11:44:38Z 2020-10-06T11:44:38Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
9788561091057 http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6221 |
identifier_str_mv |
9788561091057 |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6221 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) instacron:UniCesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1747771969155104768 |