A SATISFAÇÃO DAS USUÁRIAS ACERCA DO ATENDIMENTO PRÉNATAL, PARTO E PUERPÉRIO EM MARINGÁ/PR.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: OLIVEIRA, Talita Caroline A.
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: FAVATO, Dhieinieire Aparecida R., OLIVEIRA, Raquel Gusmão
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6221
Resumo: O modelo de atenção à saúde proposto pelo SUS trouxe inovações nas práticas de saúde, buscando atender integralmente ações de promoção, prevenção e reabilitação, buscando estabelecer vínculos entre as famílias, e ao mesmo tempo estimulando a participação crítica da comunidade por meio de instrumentos avaliativos possibilitando a expressão de satisfação por parte dos usuários. Como estratégia de reorientação do modelo assistencial, a estratégia de Saúde da Família propõe a implantação de equipes multiprofissionais em unidades básicas de saúde. Consolidando o atendimento por meio de protocolos, dentre eles o Programa Nacional de Humanização no Pré-Natal e Nascimento (PNHPN) com ações voltadas ao binômio mãe/filho e todo seu contexto social, através de assistência qualificada e humanizada para redução da morbi-mortalidade materna e infantil. O estudo propõe avaliar o grau de satisfação de 30 mulheres atendidas no pré-natal, parto e puerpério, em uma Unidade Básica de Saúde na região noroeste do Paraná, cadastradas no Sis pré-natal no período de janeiro de 2008 a janeiro de 2009. O projeto foi submetido ao Comitê Permanente de Ética em Pesquisa do Cesumar para aprovação. Será aplicado um questionário contendo a identificação das mulheres e questões fechadas relacionadas a satisfação no pré-natal, parto e puerpério. Após a coleta de dados, estes serão tabulados e analisados pelo método de estatística descritiva e apresentados na forma de gráficos para uma melhor compreensão e interpretação dos resultados. Através dessa pesquisa esperamos identificar o grau de satisfação destas usuárias e levantar questões em relação no que diz respeito à existência de vínculo do profissional com a usuária. No parto ocorre a referência e contra referência dos serviços e a humanização do atendimento, e no puerpério, o acompanhamento das mães e dos bebês. O comprometimento do atendimento prestado pelos profissionais de saúde durante o pré-natal, parto e puerpério, permitindo-nos propor melhorias para a busca e o atendimento às mães e bebês. Em suma, o que se quer verificar é a integração dos serviços e da assistência, bem como a satisfação destas usuárias.
id UNICESU-1_8a644ceebcd21da50901be9804e3814c
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/6221
network_acronym_str UNICESU-1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling A SATISFAÇÃO DAS USUÁRIAS ACERCA DO ATENDIMENTO PRÉNATAL, PARTO E PUERPÉRIO EM MARINGÁ/PR.SatisfaçãoPré-natalParto e puerpério.O modelo de atenção à saúde proposto pelo SUS trouxe inovações nas práticas de saúde, buscando atender integralmente ações de promoção, prevenção e reabilitação, buscando estabelecer vínculos entre as famílias, e ao mesmo tempo estimulando a participação crítica da comunidade por meio de instrumentos avaliativos possibilitando a expressão de satisfação por parte dos usuários. Como estratégia de reorientação do modelo assistencial, a estratégia de Saúde da Família propõe a implantação de equipes multiprofissionais em unidades básicas de saúde. Consolidando o atendimento por meio de protocolos, dentre eles o Programa Nacional de Humanização no Pré-Natal e Nascimento (PNHPN) com ações voltadas ao binômio mãe/filho e todo seu contexto social, através de assistência qualificada e humanizada para redução da morbi-mortalidade materna e infantil. O estudo propõe avaliar o grau de satisfação de 30 mulheres atendidas no pré-natal, parto e puerpério, em uma Unidade Básica de Saúde na região noroeste do Paraná, cadastradas no Sis pré-natal no período de janeiro de 2008 a janeiro de 2009. O projeto foi submetido ao Comitê Permanente de Ética em Pesquisa do Cesumar para aprovação. Será aplicado um questionário contendo a identificação das mulheres e questões fechadas relacionadas a satisfação no pré-natal, parto e puerpério. Após a coleta de dados, estes serão tabulados e analisados pelo método de estatística descritiva e apresentados na forma de gráficos para uma melhor compreensão e interpretação dos resultados. Através dessa pesquisa esperamos identificar o grau de satisfação destas usuárias e levantar questões em relação no que diz respeito à existência de vínculo do profissional com a usuária. No parto ocorre a referência e contra referência dos serviços e a humanização do atendimento, e no puerpério, o acompanhamento das mães e dos bebês. O comprometimento do atendimento prestado pelos profissionais de saúde durante o pré-natal, parto e puerpério, permitindo-nos propor melhorias para a busca e o atendimento às mães e bebês. Em suma, o que se quer verificar é a integração dos serviços e da assistência, bem como a satisfação destas usuárias.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2020-10-06T11:44:38Z2020-10-06T11:44:38Z2009-10-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdf9788561091057http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6221porOLIVEIRA, Talita Caroline A.FAVATO, Dhieinieire Aparecida R.OLIVEIRA, Raquel Gusmãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2022-07-07T16:32:26Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/6221Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2022-07-07T16:32:26Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false
dc.title.none.fl_str_mv A SATISFAÇÃO DAS USUÁRIAS ACERCA DO ATENDIMENTO PRÉNATAL, PARTO E PUERPÉRIO EM MARINGÁ/PR.
title A SATISFAÇÃO DAS USUÁRIAS ACERCA DO ATENDIMENTO PRÉNATAL, PARTO E PUERPÉRIO EM MARINGÁ/PR.
spellingShingle A SATISFAÇÃO DAS USUÁRIAS ACERCA DO ATENDIMENTO PRÉNATAL, PARTO E PUERPÉRIO EM MARINGÁ/PR.
OLIVEIRA, Talita Caroline A.
Satisfação
Pré-natal
Parto e puerpério
.
title_short A SATISFAÇÃO DAS USUÁRIAS ACERCA DO ATENDIMENTO PRÉNATAL, PARTO E PUERPÉRIO EM MARINGÁ/PR.
title_full A SATISFAÇÃO DAS USUÁRIAS ACERCA DO ATENDIMENTO PRÉNATAL, PARTO E PUERPÉRIO EM MARINGÁ/PR.
title_fullStr A SATISFAÇÃO DAS USUÁRIAS ACERCA DO ATENDIMENTO PRÉNATAL, PARTO E PUERPÉRIO EM MARINGÁ/PR.
title_full_unstemmed A SATISFAÇÃO DAS USUÁRIAS ACERCA DO ATENDIMENTO PRÉNATAL, PARTO E PUERPÉRIO EM MARINGÁ/PR.
title_sort A SATISFAÇÃO DAS USUÁRIAS ACERCA DO ATENDIMENTO PRÉNATAL, PARTO E PUERPÉRIO EM MARINGÁ/PR.
author OLIVEIRA, Talita Caroline A.
author_facet OLIVEIRA, Talita Caroline A.
FAVATO, Dhieinieire Aparecida R.
OLIVEIRA, Raquel Gusmão
author_role author
author2 FAVATO, Dhieinieire Aparecida R.
OLIVEIRA, Raquel Gusmão
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv OLIVEIRA, Talita Caroline A.
FAVATO, Dhieinieire Aparecida R.
OLIVEIRA, Raquel Gusmão
dc.subject.por.fl_str_mv Satisfação
Pré-natal
Parto e puerpério
.
topic Satisfação
Pré-natal
Parto e puerpério
.
description O modelo de atenção à saúde proposto pelo SUS trouxe inovações nas práticas de saúde, buscando atender integralmente ações de promoção, prevenção e reabilitação, buscando estabelecer vínculos entre as famílias, e ao mesmo tempo estimulando a participação crítica da comunidade por meio de instrumentos avaliativos possibilitando a expressão de satisfação por parte dos usuários. Como estratégia de reorientação do modelo assistencial, a estratégia de Saúde da Família propõe a implantação de equipes multiprofissionais em unidades básicas de saúde. Consolidando o atendimento por meio de protocolos, dentre eles o Programa Nacional de Humanização no Pré-Natal e Nascimento (PNHPN) com ações voltadas ao binômio mãe/filho e todo seu contexto social, através de assistência qualificada e humanizada para redução da morbi-mortalidade materna e infantil. O estudo propõe avaliar o grau de satisfação de 30 mulheres atendidas no pré-natal, parto e puerpério, em uma Unidade Básica de Saúde na região noroeste do Paraná, cadastradas no Sis pré-natal no período de janeiro de 2008 a janeiro de 2009. O projeto foi submetido ao Comitê Permanente de Ética em Pesquisa do Cesumar para aprovação. Será aplicado um questionário contendo a identificação das mulheres e questões fechadas relacionadas a satisfação no pré-natal, parto e puerpério. Após a coleta de dados, estes serão tabulados e analisados pelo método de estatística descritiva e apresentados na forma de gráficos para uma melhor compreensão e interpretação dos resultados. Através dessa pesquisa esperamos identificar o grau de satisfação destas usuárias e levantar questões em relação no que diz respeito à existência de vínculo do profissional com a usuária. No parto ocorre a referência e contra referência dos serviços e a humanização do atendimento, e no puerpério, o acompanhamento das mães e dos bebês. O comprometimento do atendimento prestado pelos profissionais de saúde durante o pré-natal, parto e puerpério, permitindo-nos propor melhorias para a busca e o atendimento às mães e bebês. Em suma, o que se quer verificar é a integração dos serviços e da assistência, bem como a satisfação destas usuárias.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-10-27
2020-10-06T11:44:38Z
2020-10-06T11:44:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 9788561091057
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6221
identifier_str_mv 9788561091057
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6221
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813098733716373504