LEITURA EM SALA DE AULA: O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4896 |
Resumo: | A comunicação procura refletir sobre o trabalho com a produção de sentidos, a partir da construção de perguntas ordenadas, que direcionam o leitor a construir sentidos ao texto. O objetivo desse experimento é demonstrar como a ordenação de perguntas pode levar o aluno do Ensino Médio a refletir sobre o texto “Tragédia brasileira”, de Manuel Bandeira e inferir criticamente a respeito da temática textual. Concebemos a atividade a partir dos pressupostos da Linguística Aplicada e das concepções arroladas pelo círculo de Bakhtin, que discutem a necessidade da interação autor- texto- leitor. Por esse viés, os alunos foram levados a perpassar pelas várias etapas de construção de sentido: 1) decodificação; 2) compreensão; 3) interpretação; 4) retenção. A fim de refletirem, interagirem e se identificarem com o texto de forma mais crítica e autônoma. O resultado demonstra que ao final da reflexão há a construção de um novo texto, com um sentido que não é o trazido pelo professor ou as interpretações, muitas vezes equivocadas, do aluno, mas o resultado da interação auto-texto -leitor, que surge como um novo texto, original, único e possível, dentro da materialidade textual. |
id |
UNICESU -1_8b9173219ff68dcd7b666593a7413e8a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/4896 |
network_acronym_str |
UNICESU -1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
spelling |
LEITURA EM SALA DE AULA: O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE SENTIDOSLeituraOrdenação de perguntasProdução de sentidoA comunicação procura refletir sobre o trabalho com a produção de sentidos, a partir da construção de perguntas ordenadas, que direcionam o leitor a construir sentidos ao texto. O objetivo desse experimento é demonstrar como a ordenação de perguntas pode levar o aluno do Ensino Médio a refletir sobre o texto “Tragédia brasileira”, de Manuel Bandeira e inferir criticamente a respeito da temática textual. Concebemos a atividade a partir dos pressupostos da Linguística Aplicada e das concepções arroladas pelo círculo de Bakhtin, que discutem a necessidade da interação autor- texto- leitor. Por esse viés, os alunos foram levados a perpassar pelas várias etapas de construção de sentido: 1) decodificação; 2) compreensão; 3) interpretação; 4) retenção. A fim de refletirem, interagirem e se identificarem com o texto de forma mais crítica e autônoma. O resultado demonstra que ao final da reflexão há a construção de um novo texto, com um sentido que não é o trazido pelo professor ou as interpretações, muitas vezes equivocadas, do aluno, mas o resultado da interação auto-texto -leitor, que surge como um novo texto, original, único e possível, dentro da materialidade textual.UniCesumar2020-02-05T11:22:26Z2020-02-05T11:22:26Z2011-10-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-055-1http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4896otherRODRIGUES, Adélia Aparecida Pereira da Silvareponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T17:06:09Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 17:06:15.436Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
LEITURA EM SALA DE AULA: O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS |
title |
LEITURA EM SALA DE AULA: O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS |
spellingShingle |
LEITURA EM SALA DE AULA: O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS RODRIGUES, Adélia Aparecida Pereira da Silva Leitura Ordenação de perguntas Produção de sentido |
title_short |
LEITURA EM SALA DE AULA: O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS |
title_full |
LEITURA EM SALA DE AULA: O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS |
title_fullStr |
LEITURA EM SALA DE AULA: O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS |
title_full_unstemmed |
LEITURA EM SALA DE AULA: O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS |
title_sort |
LEITURA EM SALA DE AULA: O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS |
author |
RODRIGUES, Adélia Aparecida Pereira da Silva |
author_facet |
RODRIGUES, Adélia Aparecida Pereira da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
RODRIGUES, Adélia Aparecida Pereira da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura Ordenação de perguntas Produção de sentido |
topic |
Leitura Ordenação de perguntas Produção de sentido |
dc.description.none.fl_txt_mv |
A comunicação procura refletir sobre o trabalho com a produção de sentidos, a partir da construção de perguntas ordenadas, que direcionam o leitor a construir sentidos ao texto. O objetivo desse experimento é demonstrar como a ordenação de perguntas pode levar o aluno do Ensino Médio a refletir sobre o texto “Tragédia brasileira”, de Manuel Bandeira e inferir criticamente a respeito da temática textual. Concebemos a atividade a partir dos pressupostos da Linguística Aplicada e das concepções arroladas pelo círculo de Bakhtin, que discutem a necessidade da interação autor- texto- leitor. Por esse viés, os alunos foram levados a perpassar pelas várias etapas de construção de sentido: 1) decodificação; 2) compreensão; 3) interpretação; 4) retenção. A fim de refletirem, interagirem e se identificarem com o texto de forma mais crítica e autônoma. O resultado demonstra que ao final da reflexão há a construção de um novo texto, com um sentido que não é o trazido pelo professor ou as interpretações, muitas vezes equivocadas, do aluno, mas o resultado da interação auto-texto -leitor, que surge como um novo texto, original, único e possível, dentro da materialidade textual. |
description |
A comunicação procura refletir sobre o trabalho com a produção de sentidos, a partir da construção de perguntas ordenadas, que direcionam o leitor a construir sentidos ao texto. O objetivo desse experimento é demonstrar como a ordenação de perguntas pode levar o aluno do Ensino Médio a refletir sobre o texto “Tragédia brasileira”, de Manuel Bandeira e inferir criticamente a respeito da temática textual. Concebemos a atividade a partir dos pressupostos da Linguística Aplicada e das concepções arroladas pelo círculo de Bakhtin, que discutem a necessidade da interação autor- texto- leitor. Por esse viés, os alunos foram levados a perpassar pelas várias etapas de construção de sentido: 1) decodificação; 2) compreensão; 3) interpretação; 4) retenção. A fim de refletirem, interagirem e se identificarem com o texto de forma mais crítica e autônoma. O resultado demonstra que ao final da reflexão há a construção de um novo texto, com um sentido que não é o trazido pelo professor ou as interpretações, muitas vezes equivocadas, do aluno, mas o resultado da interação auto-texto -leitor, que surge como um novo texto, original, único e possível, dentro da materialidade textual. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-10-25 2020-02-05T11:22:26Z 2020-02-05T11:22:26Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
status_str |
publishedVersion |
format |
article |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-8084-055-1 http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4896 |
identifier_str_mv |
978-85-8084-055-1 |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4896 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
other |
language_invalid_str_mv |
other |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UniCesumar |
publisher.none.fl_str_mv |
UniCesumar |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá instacron:UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá |
repository.mail.fl_str_mv |
joao.souza@unicesumar.edu.br |
_version_ |
1669948629981331456 |