WALTER BENJAMIN: UM ESTUDO DAS CONTRIBUIÇÕES EDUCATIVAS DOS LIVROS INFANTIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Taíssa Sá da
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: BORDIN, Reginaldo Aliçandro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2919
Resumo: Este projeto tem por objetivo analisar as contribuições dos livros infantis a partir do pensamento de Walter Benjamin, pensador colaborador da Escola de Frankfurt. Ao partir da análise da teoria crítica, ele entendeu que, na cultura de massa, os livros infantis foram usados na educação como um meio de introduzir as crianças nos ideais de consumo. Em contrapartida, ele propõe retomar aos livros infantis, que possuem imagens, para introduzir a criança na leitura e na escrita e estimular na criatividade mas, sem estar ancoradas nos ideais de consumo. Para tanto, os procedimentos para análise do tema proposto constam estudos sobre os livros de Walter Benjamin, especialmente Reflexões sobre a criança, o brinquedo e a educação e A hora das crianças, onde o autor aponta uma problemática, a transformação do livro infantil em produto de massa, o que pode causar a massificação e homogeneização dos valores e da educação. Benjamin defende a singularização da experiência da infância das crianças e, portanto critica a pedagogização do ensino e da mídia. Contribuirá para este estudo periódicos que discutem o tema, a fim de entender o que o filósofo considerou sobre os contos de fadas e histórias infantis para educação das crianças. Espera-se desta pesquisa, o entendimento das contribuições de Benjamim para educação infantil e para a crítica dos livros infantis.
id UNICESU -1_8c43f457350cd57f0c09624bddfb74ec
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/2919
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling WALTER BENJAMIN: UM ESTUDO DAS CONTRIBUIÇÕES EDUCATIVAS DOS LIVROS INFANTISTeoria críticaEducaçãoCultura de massaInfânciaEste projeto tem por objetivo analisar as contribuições dos livros infantis a partir do pensamento de Walter Benjamin, pensador colaborador da Escola de Frankfurt. Ao partir da análise da teoria crítica, ele entendeu que, na cultura de massa, os livros infantis foram usados na educação como um meio de introduzir as crianças nos ideais de consumo. Em contrapartida, ele propõe retomar aos livros infantis, que possuem imagens, para introduzir a criança na leitura e na escrita e estimular na criatividade mas, sem estar ancoradas nos ideais de consumo. Para tanto, os procedimentos para análise do tema proposto constam estudos sobre os livros de Walter Benjamin, especialmente Reflexões sobre a criança, o brinquedo e a educação e A hora das crianças, onde o autor aponta uma problemática, a transformação do livro infantil em produto de massa, o que pode causar a massificação e homogeneização dos valores e da educação. Benjamin defende a singularização da experiência da infância das crianças e, portanto critica a pedagogização do ensino e da mídia. Contribuirá para este estudo periódicos que discutem o tema, a fim de entender o que o filósofo considerou sobre os contos de fadas e histórias infantis para educação das crianças. Espera-se desta pesquisa, o entendimento das contribuições de Benjamim para educação infantil e para a crítica dos livros infantis.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2019-11-20T18:14:09Z2019-11-20T18:14:09Z2015-11-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-996-7http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2919porSILVA, Taíssa Sá daBORDIN, Reginaldo Aliçandroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T19:52:14ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv WALTER BENJAMIN: UM ESTUDO DAS CONTRIBUIÇÕES EDUCATIVAS DOS LIVROS INFANTIS
title WALTER BENJAMIN: UM ESTUDO DAS CONTRIBUIÇÕES EDUCATIVAS DOS LIVROS INFANTIS
spellingShingle WALTER BENJAMIN: UM ESTUDO DAS CONTRIBUIÇÕES EDUCATIVAS DOS LIVROS INFANTIS
SILVA, Taíssa Sá da
Teoria crítica
Educação
Cultura de massa
Infância
title_short WALTER BENJAMIN: UM ESTUDO DAS CONTRIBUIÇÕES EDUCATIVAS DOS LIVROS INFANTIS
title_full WALTER BENJAMIN: UM ESTUDO DAS CONTRIBUIÇÕES EDUCATIVAS DOS LIVROS INFANTIS
title_fullStr WALTER BENJAMIN: UM ESTUDO DAS CONTRIBUIÇÕES EDUCATIVAS DOS LIVROS INFANTIS
title_full_unstemmed WALTER BENJAMIN: UM ESTUDO DAS CONTRIBUIÇÕES EDUCATIVAS DOS LIVROS INFANTIS
title_sort WALTER BENJAMIN: UM ESTUDO DAS CONTRIBUIÇÕES EDUCATIVAS DOS LIVROS INFANTIS
author SILVA, Taíssa Sá da
author_facet SILVA, Taíssa Sá da
BORDIN, Reginaldo Aliçandro
author_role author
author2 BORDIN, Reginaldo Aliçandro
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Taíssa Sá da
BORDIN, Reginaldo Aliçandro
dc.subject.por.fl_str_mv Teoria crítica
Educação
Cultura de massa
Infância
topic Teoria crítica
Educação
Cultura de massa
Infância
description Este projeto tem por objetivo analisar as contribuições dos livros infantis a partir do pensamento de Walter Benjamin, pensador colaborador da Escola de Frankfurt. Ao partir da análise da teoria crítica, ele entendeu que, na cultura de massa, os livros infantis foram usados na educação como um meio de introduzir as crianças nos ideais de consumo. Em contrapartida, ele propõe retomar aos livros infantis, que possuem imagens, para introduzir a criança na leitura e na escrita e estimular na criatividade mas, sem estar ancoradas nos ideais de consumo. Para tanto, os procedimentos para análise do tema proposto constam estudos sobre os livros de Walter Benjamin, especialmente Reflexões sobre a criança, o brinquedo e a educação e A hora das crianças, onde o autor aponta uma problemática, a transformação do livro infantil em produto de massa, o que pode causar a massificação e homogeneização dos valores e da educação. Benjamin defende a singularização da experiência da infância das crianças e, portanto critica a pedagogização do ensino e da mídia. Contribuirá para este estudo periódicos que discutem o tema, a fim de entender o que o filósofo considerou sobre os contos de fadas e histórias infantis para educação das crianças. Espera-se desta pesquisa, o entendimento das contribuições de Benjamim para educação infantil e para a crítica dos livros infantis.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-04
2019-11-20T18:14:09Z
2019-11-20T18:14:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-8084-996-7
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2919
identifier_str_mv 978-85-8084-996-7
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2919
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771951774957568