A EFICÁCIA DA TERAPIA FONOAUDIOLÓGICA NA LINGUAGEM EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM SÍNDROME DE DOWN: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9578 |
Resumo: | A síndrome de Down é uma alteração genética do cromossomo 21, em que existe um cromossomo a mais desse par, podendo ser de forma parcial ou total, resultando em 47 cromossomos existentes nas células humanas. O presente estudo teve como objetivo realizar uma revisão sistemática da literatura de estudos em que realizaram a intervenção fonoaudiológica na linguagem de crianças e adolescentes com síndrome de Down. A pesquisa se deu por meio das bases de dados eletrônicas LILACS, PubMed e SciELO, com os seguintes descritores: ‘’Desenvolvimento de Linguagem; Fonoaudiologia; Síndrome de Down, e seus respectivos termos em inglês. Foram utilizados os seguintes critérios de inclusão: artigos originais e completos em português e inglês, disponíveis na íntegra e publicados no período de 2010 a 2021. Entre o total de estudos encontrados (n=100), foram tabelados (n=78), e após realizar análise completa, (n=5) estudos entraram, sendo todos pesquisas nacionais. De acordo com os achados nessa revisão sistemática da literatura, todos os estudos realizaram a intervenção fonoaudiológica, bem como analisaram e compararam as evoluções nos períodos pré e pós intervenção nas habilidades linguísticas de crianças e adolescentes com síndrome de Down. Dessa forma, evidenciaram que a intervenção fonoaudiológica nesse público causa impactos significativos no processo de desenvolvimento da linguagem, favorecendo também os aspectos cognitivos e socioemocionais, possibilitando autonomia para compreender e se expressar efetivamente frente à sociedade. |
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A EFICÁCIA DA TERAPIA FONOAUDIOLÓGICA NA LINGUAGEM EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM SÍNDROME DE DOWN: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURADesenvolvimento de linguagemFonoaudiologiaSíndrome de DownA síndrome de Down é uma alteração genética do cromossomo 21, em que existe um cromossomo a mais desse par, podendo ser de forma parcial ou total, resultando em 47 cromossomos existentes nas células humanas. O presente estudo teve como objetivo realizar uma revisão sistemática da literatura de estudos em que realizaram a intervenção fonoaudiológica na linguagem de crianças e adolescentes com síndrome de Down. A pesquisa se deu por meio das bases de dados eletrônicas LILACS, PubMed e SciELO, com os seguintes descritores: ‘’Desenvolvimento de Linguagem; Fonoaudiologia; Síndrome de Down, e seus respectivos termos em inglês. Foram utilizados os seguintes critérios de inclusão: artigos originais e completos em português e inglês, disponíveis na íntegra e publicados no período de 2010 a 2021. Entre o total de estudos encontrados (n=100), foram tabelados (n=78), e após realizar análise completa, (n=5) estudos entraram, sendo todos pesquisas nacionais. De acordo com os achados nessa revisão sistemática da literatura, todos os estudos realizaram a intervenção fonoaudiológica, bem como analisaram e compararam as evoluções nos períodos pré e pós intervenção nas habilidades linguísticas de crianças e adolescentes com síndrome de Down. Dessa forma, evidenciaram que a intervenção fonoaudiológica nesse público causa impactos significativos no processo de desenvolvimento da linguagem, favorecendo também os aspectos cognitivos e socioemocionais, possibilitando autonomia para compreender e se expressar efetivamente frente à sociedade.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2022-04-12T19:21:54Z2022-04-12T19:21:54Z2021-10-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfhttp://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9578porEncontro Internacional de Produção CientíficaANDRADE, Franciele Thalita deUVO, Mariana Ferraz Contiinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2022-04-13T06:02:04ZRepositório InstitucionalPRI |
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