A EFICÁCIA DA TERAPIA FONOAUDIOLÓGICA NA LINGUAGEM EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM SÍNDROME DE DOWN: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ANDRADE, Franciele Thalita de
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: UVO, Mariana Ferraz Conti
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9578
Resumo: A síndrome de Down é uma alteração genética do cromossomo 21, em que existe um cromossomo a mais desse par, podendo ser de forma parcial ou total, resultando em 47 cromossomos existentes nas células humanas. O presente estudo teve como objetivo realizar uma revisão sistemática da literatura de estudos em que realizaram a intervenção fonoaudiológica na linguagem de crianças e adolescentes com síndrome de Down. A pesquisa se deu por meio das bases de dados eletrônicas LILACS, PubMed e SciELO, com os seguintes descritores: ‘’Desenvolvimento de Linguagem; Fonoaudiologia; Síndrome de Down, e seus respectivos termos em inglês. Foram utilizados os seguintes critérios de inclusão: artigos originais e completos em português e inglês, disponíveis na íntegra e publicados no período de 2010 a 2021. Entre o total de estudos encontrados (n=100), foram tabelados (n=78), e após realizar análise completa, (n=5) estudos entraram, sendo todos pesquisas nacionais. De acordo com os achados nessa revisão sistemática da literatura, todos os estudos realizaram a intervenção fonoaudiológica, bem como analisaram e compararam as evoluções nos períodos pré e pós intervenção nas habilidades linguísticas de crianças e adolescentes com síndrome de Down. Dessa forma, evidenciaram que a intervenção fonoaudiológica nesse público causa impactos significativos no processo de desenvolvimento da linguagem, favorecendo também os aspectos cognitivos e socioemocionais, possibilitando autonomia para compreender e se expressar efetivamente frente à sociedade.
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