AS IDÉIAS RELIGIOSAS NO SÉCULO XIX SOB O OLHAR DAS CÏÊNCIAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: RIBEIRO, Valéria Pedrochi
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: DAVID, Solange Ramos de Andrade
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7842
Resumo: Analisando obras científicas e filosóficas do século XIX podemos identificar uma característica recorrente em boa parte delas: a maneira como suas premissas vão de encontro a premissas religiosas. Trata-se de um período de intensas mudanças, grandes avanços tecnológicos e onde assistimos a um alavancamento da ciência que passa a fornecer explicação para uma série de assuntos antes limitados ao campo religioso. Neste panorama é automática a perda de poder e prestígio não somente da Igreja como de qualquer espécie de manifestação religiosa. Neste quadro surgem autores que negam a existência de Deus e a religião e outros que simplesmente a vêem como sintoma de um problema maior.Buscaremos em nosso projeto investigar o posicionamento de quatro autores de significativa relevância no período em relação à religiosidade e aos fenômenos religiosos, são eles: Freud, Nietzsche, Marx e Darwin. Entendemos que o discurso destes autores contribuem para construir e consolidar o pensamento da modernidade ao passo que refletem este mesmo pensamento.Desta forma pretendemos investigar de que forma estes estudiosos do século XIX constroem um discurso sobre religião e,por meio deles , analisar o modo como o homem da modernidade expressa sua religiosidade. Quanto ao método a ser utilizado, nos basearemos em autores que estudam a “história das idéias” posto que este tipo de análise presta-se útil para o estudo do tema que elegemos. Por meio deste tipo de abordagem podemos investigar de que modo atuam as idéias de uma época, qual seu campo de ação e o que as torna possíveis.
id UNICESU -1_90e4615d0aaab7479bc54d1e1fbb4fd9
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/7842
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling AS IDÉIAS RELIGIOSAS NO SÉCULO XIX SOB O OLHAR DAS CÏÊNCIASModernidadeDiscurso religiosoSéculo xixAnalisando obras científicas e filosóficas do século XIX podemos identificar uma característica recorrente em boa parte delas: a maneira como suas premissas vão de encontro a premissas religiosas. Trata-se de um período de intensas mudanças, grandes avanços tecnológicos e onde assistimos a um alavancamento da ciência que passa a fornecer explicação para uma série de assuntos antes limitados ao campo religioso. Neste panorama é automática a perda de poder e prestígio não somente da Igreja como de qualquer espécie de manifestação religiosa. Neste quadro surgem autores que negam a existência de Deus e a religião e outros que simplesmente a vêem como sintoma de um problema maior.Buscaremos em nosso projeto investigar o posicionamento de quatro autores de significativa relevância no período em relação à religiosidade e aos fenômenos religiosos, são eles: Freud, Nietzsche, Marx e Darwin. Entendemos que o discurso destes autores contribuem para construir e consolidar o pensamento da modernidade ao passo que refletem este mesmo pensamento.Desta forma pretendemos investigar de que forma estes estudiosos do século XIX constroem um discurso sobre religião e,por meio deles , analisar o modo como o homem da modernidade expressa sua religiosidade. Quanto ao método a ser utilizado, nos basearemos em autores que estudam a “história das idéias” posto que este tipo de análise presta-se útil para o estudo do tema que elegemos. Por meio deste tipo de abordagem podemos investigar de que modo atuam as idéias de uma época, qual seu campo de ação e o que as torna possíveis.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2021-02-18T16:40:04Z2005-10-192021-02-18T16:40:04Z2005-10-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfPresencialhttp://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7842porRIBEIRO, Valéria PedrochiDAVID, Solange Ramos de Andradeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2021-02-19T06:02:26ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv AS IDÉIAS RELIGIOSAS NO SÉCULO XIX SOB O OLHAR DAS CÏÊNCIAS
title AS IDÉIAS RELIGIOSAS NO SÉCULO XIX SOB O OLHAR DAS CÏÊNCIAS
spellingShingle AS IDÉIAS RELIGIOSAS NO SÉCULO XIX SOB O OLHAR DAS CÏÊNCIAS
RIBEIRO, Valéria Pedrochi
Modernidade
Discurso religioso
Século xix
title_short AS IDÉIAS RELIGIOSAS NO SÉCULO XIX SOB O OLHAR DAS CÏÊNCIAS
title_full AS IDÉIAS RELIGIOSAS NO SÉCULO XIX SOB O OLHAR DAS CÏÊNCIAS
title_fullStr AS IDÉIAS RELIGIOSAS NO SÉCULO XIX SOB O OLHAR DAS CÏÊNCIAS
title_full_unstemmed AS IDÉIAS RELIGIOSAS NO SÉCULO XIX SOB O OLHAR DAS CÏÊNCIAS
title_sort AS IDÉIAS RELIGIOSAS NO SÉCULO XIX SOB O OLHAR DAS CÏÊNCIAS
author RIBEIRO, Valéria Pedrochi
author_facet RIBEIRO, Valéria Pedrochi
DAVID, Solange Ramos de Andrade
author_role author
author2 DAVID, Solange Ramos de Andrade
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv RIBEIRO, Valéria Pedrochi
DAVID, Solange Ramos de Andrade
dc.subject.por.fl_str_mv Modernidade
Discurso religioso
Século xix
topic Modernidade
Discurso religioso
Século xix
description Analisando obras científicas e filosóficas do século XIX podemos identificar uma característica recorrente em boa parte delas: a maneira como suas premissas vão de encontro a premissas religiosas. Trata-se de um período de intensas mudanças, grandes avanços tecnológicos e onde assistimos a um alavancamento da ciência que passa a fornecer explicação para uma série de assuntos antes limitados ao campo religioso. Neste panorama é automática a perda de poder e prestígio não somente da Igreja como de qualquer espécie de manifestação religiosa. Neste quadro surgem autores que negam a existência de Deus e a religião e outros que simplesmente a vêem como sintoma de um problema maior.Buscaremos em nosso projeto investigar o posicionamento de quatro autores de significativa relevância no período em relação à religiosidade e aos fenômenos religiosos, são eles: Freud, Nietzsche, Marx e Darwin. Entendemos que o discurso destes autores contribuem para construir e consolidar o pensamento da modernidade ao passo que refletem este mesmo pensamento.Desta forma pretendemos investigar de que forma estes estudiosos do século XIX constroem um discurso sobre religião e,por meio deles , analisar o modo como o homem da modernidade expressa sua religiosidade. Quanto ao método a ser utilizado, nos basearemos em autores que estudam a “história das idéias” posto que este tipo de análise presta-se útil para o estudo do tema que elegemos. Por meio deste tipo de abordagem podemos investigar de que modo atuam as idéias de uma época, qual seu campo de ação e o que as torna possíveis.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-10-19
2005-10-19
2021-02-18T16:40:04Z
2021-02-18T16:40:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Presencial
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7842
identifier_str_mv Presencial
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7842
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771938022883328