Avaliação da presença de Salmonella SPP. Em frangos de abate da cidade de Mandaguari-PR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Larissa Braga
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Herédia, Raynee Barbosa
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/630
Resumo: Artigo apresentado ao curso de graduação em Biomedicina da UniCesumar – Centro Universitário de Maringá como requisito parcial para a obtenção do título de bacharela em Biomedicina, sob a orientação da Professora Doutora Sara Macente Boni.
id UNICESU -1_a11492922a3028dda879852ef36ccd4a
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/630
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling Avaliação da presença de Salmonella SPP. Em frangos de abate da cidade de Mandaguari-PRSalmonelladoenças transmitidas por alimentosinspeção de alimentosEnterobacteriaceaArtigo apresentado ao curso de graduação em Biomedicina da UniCesumar – Centro Universitário de Maringá como requisito parcial para a obtenção do título de bacharela em Biomedicina, sob a orientação da Professora Doutora Sara Macente Boni.O estado do Paraná consagra-se como o maior produtor de aves de abate do país, sendo o Brasil o maior exportador de carne de frango do mundo. A avaliação da presença de Salmonella spp. em frangos de abate é fundamental na determinação da qualidade da carne que está sendo consumida. Este estudo objetivou avaliar as condições higiênicas e sanitárias de carcaças de frangos abatidos no município de Mandaguari-PR, observando a possibilidade de falhas nos processos e se atendem as normativas propostas pelo Ministério da Agricultura e Pecuária. Para isso, foi pesquisada a presença de Salmonella spp. em carcaças no momento do abate. A metodologia utilizada foi proposta pela Instrução Normativa nº 20, de 21 de outubro de 2016 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. A coleta foi realizada aleatoriamente e composta por 16 carcaças de frangos de abate. Foram coletadas carcaças inteiras imediatamente após o gotejamento e antes da embalagem primária. Foram pesados 25 gramas de pele e músculo das regiões pericloacal, asa e pescoço de cada amostra e posteriormente foram avaliadas por métodos microbiológicos envolvendo fases de pré-enriquecimento, isolamento em meios específicos e, em seguida foram realizados teste bioquímicos para confirmação da espécie bacteriana. Apenas uma amostra apresentou presença de Salmonella spp. Conclui-se que as medidas tomadas para o controle de Salmonella spp. vêm sendo suficientes e que o padrão de qualidade da carne de frango segue alto, mas que se faz necessário maiores pesquisas sobre o tema.Unicesumar2019-01-10T13:30:35Z2019-01-10T13:30:35Z2018-11-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/630otherFernandes, Larissa BragaHerédia, Raynee Barbosareponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T16:53:15Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 16:53:19.904Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação da presença de Salmonella SPP. Em frangos de abate da cidade de Mandaguari-PR
title Avaliação da presença de Salmonella SPP. Em frangos de abate da cidade de Mandaguari-PR
spellingShingle Avaliação da presença de Salmonella SPP. Em frangos de abate da cidade de Mandaguari-PR
Fernandes, Larissa Braga
Salmonella
doenças transmitidas por alimentos
inspeção de alimentos
Enterobacteriacea
title_short Avaliação da presença de Salmonella SPP. Em frangos de abate da cidade de Mandaguari-PR
title_full Avaliação da presença de Salmonella SPP. Em frangos de abate da cidade de Mandaguari-PR
title_fullStr Avaliação da presença de Salmonella SPP. Em frangos de abate da cidade de Mandaguari-PR
title_full_unstemmed Avaliação da presença de Salmonella SPP. Em frangos de abate da cidade de Mandaguari-PR
title_sort Avaliação da presença de Salmonella SPP. Em frangos de abate da cidade de Mandaguari-PR
author Fernandes, Larissa Braga
author_facet Fernandes, Larissa Braga
Herédia, Raynee Barbosa
author_role author
author2 Herédia, Raynee Barbosa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Larissa Braga
Herédia, Raynee Barbosa
dc.subject.por.fl_str_mv Salmonella
doenças transmitidas por alimentos
inspeção de alimentos
Enterobacteriacea
topic Salmonella
doenças transmitidas por alimentos
inspeção de alimentos
Enterobacteriacea
dc.description.none.fl_txt_mv Artigo apresentado ao curso de graduação em Biomedicina da UniCesumar – Centro Universitário de Maringá como requisito parcial para a obtenção do título de bacharela em Biomedicina, sob a orientação da Professora Doutora Sara Macente Boni.
O estado do Paraná consagra-se como o maior produtor de aves de abate do país, sendo o Brasil o maior exportador de carne de frango do mundo. A avaliação da presença de Salmonella spp. em frangos de abate é fundamental na determinação da qualidade da carne que está sendo consumida. Este estudo objetivou avaliar as condições higiênicas e sanitárias de carcaças de frangos abatidos no município de Mandaguari-PR, observando a possibilidade de falhas nos processos e se atendem as normativas propostas pelo Ministério da Agricultura e Pecuária. Para isso, foi pesquisada a presença de Salmonella spp. em carcaças no momento do abate. A metodologia utilizada foi proposta pela Instrução Normativa nº 20, de 21 de outubro de 2016 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. A coleta foi realizada aleatoriamente e composta por 16 carcaças de frangos de abate. Foram coletadas carcaças inteiras imediatamente após o gotejamento e antes da embalagem primária. Foram pesados 25 gramas de pele e músculo das regiões pericloacal, asa e pescoço de cada amostra e posteriormente foram avaliadas por métodos microbiológicos envolvendo fases de pré-enriquecimento, isolamento em meios específicos e, em seguida foram realizados teste bioquímicos para confirmação da espécie bacteriana. Apenas uma amostra apresentou presença de Salmonella spp. Conclui-se que as medidas tomadas para o controle de Salmonella spp. vêm sendo suficientes e que o padrão de qualidade da carne de frango segue alto, mas que se faz necessário maiores pesquisas sobre o tema.
description Artigo apresentado ao curso de graduação em Biomedicina da UniCesumar – Centro Universitário de Maringá como requisito parcial para a obtenção do título de bacharela em Biomedicina, sob a orientação da Professora Doutora Sara Macente Boni.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-14
2019-01-10T13:30:35Z
2019-01-10T13:30:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/630
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/630
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unicesumar
publisher.none.fl_str_mv Unicesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948586708697088