ESTUDO FITOQUÍMICO DE CLONES DE ELITE DE FOLHAS DE ESTÉVIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MILANI, Paula Gimenez
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: MORO, Paula, PEREIRA, Heloísa Vialle, FERNANDES, Mariane, DACOME, Antonio Sérgio, COSTA, Silvio Claudio da
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3006
Resumo: O objetivo deste estudo foi avaliar a composição de compostos fenólicos, flavonoides e a capacidade antioxidante de extratos etanólico obtido por maceração de folhas e caules e ramos folhas Stevia rebaudiana. Os compostos fenólicos foram avaliados pelo método de Folin-Ciocalteu utilizando ácido gálico como padrão. Flavonoides totais foram quantificados em equivalentes de quercetina e rutina e a atividade antioxidante foi avaliada por meio da redução dos radicais livres DPPH (2,2-diphenyl-1-picrylhydrazyl). Compostos fenólicos em mg equivalentes de ácido gálico/g do extrato etanólico obtido por maceração das folhas e caules apresentaram-se no valor de 358,8 e 690, respectivamente. A capacidade antioxidante expr essa em porcentagem dos respectivos extratos foi de 75% e 96,92%. O conteúdo de flavonoides totais não foi expressivo, sendo maior nas folhas. Este estudo mostrou que os extratos etanólicos das folhas e principalmente dos caules e ramos de Stevia rebaudiana podem ser usados como importantes aditivos em alimentos.
id UNICESU -1_b3794a5e70531eea63f836e256101610
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/3006
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling ESTUDO FITOQUÍMICO DE CLONES DE ELITE DE FOLHAS DE ESTÉVIAAtividade antioxidanteCompostos fenólicosFlavonóidesStevia rebaudianaO objetivo deste estudo foi avaliar a composição de compostos fenólicos, flavonoides e a capacidade antioxidante de extratos etanólico obtido por maceração de folhas e caules e ramos folhas Stevia rebaudiana. Os compostos fenólicos foram avaliados pelo método de Folin-Ciocalteu utilizando ácido gálico como padrão. Flavonoides totais foram quantificados em equivalentes de quercetina e rutina e a atividade antioxidante foi avaliada por meio da redução dos radicais livres DPPH (2,2-diphenyl-1-picrylhydrazyl). Compostos fenólicos em mg equivalentes de ácido gálico/g do extrato etanólico obtido por maceração das folhas e caules apresentaram-se no valor de 358,8 e 690, respectivamente. A capacidade antioxidante expr essa em porcentagem dos respectivos extratos foi de 75% e 96,92%. O conteúdo de flavonoides totais não foi expressivo, sendo maior nas folhas. Este estudo mostrou que os extratos etanólicos das folhas e principalmente dos caules e ramos de Stevia rebaudiana podem ser usados como importantes aditivos em alimentos.UniCesumar2019-11-25T12:18:35Z2019-11-25T12:18:35Z2015-11-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-996-7http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3006otherMILANI, Paula GimenezMORO, PaulaPEREIRA, Heloísa VialleFERNANDES, MarianeDACOME, Antonio SérgioCOSTA, Silvio Claudio dareponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T16:53:43Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 16:53:54.274Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv ESTUDO FITOQUÍMICO DE CLONES DE ELITE DE FOLHAS DE ESTÉVIA
title ESTUDO FITOQUÍMICO DE CLONES DE ELITE DE FOLHAS DE ESTÉVIA
spellingShingle ESTUDO FITOQUÍMICO DE CLONES DE ELITE DE FOLHAS DE ESTÉVIA
MILANI, Paula Gimenez
Atividade antioxidante
Compostos fenólicos
Flavonóides
Stevia rebaudiana
title_short ESTUDO FITOQUÍMICO DE CLONES DE ELITE DE FOLHAS DE ESTÉVIA
title_full ESTUDO FITOQUÍMICO DE CLONES DE ELITE DE FOLHAS DE ESTÉVIA
title_fullStr ESTUDO FITOQUÍMICO DE CLONES DE ELITE DE FOLHAS DE ESTÉVIA
title_full_unstemmed ESTUDO FITOQUÍMICO DE CLONES DE ELITE DE FOLHAS DE ESTÉVIA
title_sort ESTUDO FITOQUÍMICO DE CLONES DE ELITE DE FOLHAS DE ESTÉVIA
author MILANI, Paula Gimenez
author_facet MILANI, Paula Gimenez
MORO, Paula
PEREIRA, Heloísa Vialle
FERNANDES, Mariane
DACOME, Antonio Sérgio
COSTA, Silvio Claudio da
author_role author
author2 MORO, Paula
PEREIRA, Heloísa Vialle
FERNANDES, Mariane
DACOME, Antonio Sérgio
COSTA, Silvio Claudio da
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv MILANI, Paula Gimenez
MORO, Paula
PEREIRA, Heloísa Vialle
FERNANDES, Mariane
DACOME, Antonio Sérgio
COSTA, Silvio Claudio da
dc.subject.por.fl_str_mv Atividade antioxidante
Compostos fenólicos
Flavonóides
Stevia rebaudiana
topic Atividade antioxidante
Compostos fenólicos
Flavonóides
Stevia rebaudiana
dc.description.none.fl_txt_mv O objetivo deste estudo foi avaliar a composição de compostos fenólicos, flavonoides e a capacidade antioxidante de extratos etanólico obtido por maceração de folhas e caules e ramos folhas Stevia rebaudiana. Os compostos fenólicos foram avaliados pelo método de Folin-Ciocalteu utilizando ácido gálico como padrão. Flavonoides totais foram quantificados em equivalentes de quercetina e rutina e a atividade antioxidante foi avaliada por meio da redução dos radicais livres DPPH (2,2-diphenyl-1-picrylhydrazyl). Compostos fenólicos em mg equivalentes de ácido gálico/g do extrato etanólico obtido por maceração das folhas e caules apresentaram-se no valor de 358,8 e 690, respectivamente. A capacidade antioxidante expr essa em porcentagem dos respectivos extratos foi de 75% e 96,92%. O conteúdo de flavonoides totais não foi expressivo, sendo maior nas folhas. Este estudo mostrou que os extratos etanólicos das folhas e principalmente dos caules e ramos de Stevia rebaudiana podem ser usados como importantes aditivos em alimentos.
description O objetivo deste estudo foi avaliar a composição de compostos fenólicos, flavonoides e a capacidade antioxidante de extratos etanólico obtido por maceração de folhas e caules e ramos folhas Stevia rebaudiana. Os compostos fenólicos foram avaliados pelo método de Folin-Ciocalteu utilizando ácido gálico como padrão. Flavonoides totais foram quantificados em equivalentes de quercetina e rutina e a atividade antioxidante foi avaliada por meio da redução dos radicais livres DPPH (2,2-diphenyl-1-picrylhydrazyl). Compostos fenólicos em mg equivalentes de ácido gálico/g do extrato etanólico obtido por maceração das folhas e caules apresentaram-se no valor de 358,8 e 690, respectivamente. A capacidade antioxidante expr essa em porcentagem dos respectivos extratos foi de 75% e 96,92%. O conteúdo de flavonoides totais não foi expressivo, sendo maior nas folhas. Este estudo mostrou que os extratos etanólicos das folhas e principalmente dos caules e ramos de Stevia rebaudiana podem ser usados como importantes aditivos em alimentos.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-04
2019-11-25T12:18:35Z
2019-11-25T12:18:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-8084-996-7
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3006
identifier_str_mv 978-85-8084-996-7
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3006
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948589202210816