GESTÃO DO CONHECIMENTO E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA NO PERÍODO DE 2000 A 2016

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nepomuceno, Oseias Rodrigues
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Menegassi, Cláudia Herrero, Ladeira, Francielli Martins Borges
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1413
Resumo: O desenvolvimento da modalidade de Educação a Distância (EaD) vem se expandindo no mundo e no Brasil, permitindo que mais pessoas possam realizar estudos, independentemente do espaço geográfico e com maios flexibilidade de horários. Essa dinâmica vem ao encontro também da era da informação, em que o aprender a aprender e a autonomia do aluno como principal agente da educação é bastante valorizado. Em termos de gestão, as instituições que oferecem a EaD apresentam alo grau de complexidade, devido a todos os processos que as envolve. A hipótese levantada por este estudo é que as práticas de Gestão do Conhecimento representam um auxílio às Organizações de EaD em termos de gerenciamento de dados e procedimentos utilizados. Para verificar tal hipótese, esta pesquisa tem o objetivo de realizar uma revisão sistemática de literatura que visa verificar quais estudos publicados em periódicos nacionais e internacionais, bem como teses e dissertações, tratam sobre a utilização da Gestão do Conhecimento relacionada à gestão de organizações de Educação a Distância. A metodologia utilizada é a revisão sistemática de literatura, pois torna possível visualizar de forma qualitativa e quantitativa as relações entre a Gestão do Conhecimento e a gestão das organizações de EaD no período de 2000 a 2016. Os resultados esperados vêm ao encontro do desenvolvimento de um conhecimento decodificado para melhor compreensão sobre os temas de gestão do conhecimento em prol da gestão de Educação a Distância, para que essa relação possa direcionar gestores e pesquisadores para melhoria dos métodos e modelos de negócios nesse setor.
id UNICESU -1_b5dcad89bf2c8ab6cee15ced2029058e
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/1413
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling GESTÃO DO CONHECIMENTO E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA NO PERÍODO DE 2000 A 2016Ensino a DistânciaGestão do ConhecimentoGestão OrganizacionalO desenvolvimento da modalidade de Educação a Distância (EaD) vem se expandindo no mundo e no Brasil, permitindo que mais pessoas possam realizar estudos, independentemente do espaço geográfico e com maios flexibilidade de horários. Essa dinâmica vem ao encontro também da era da informação, em que o aprender a aprender e a autonomia do aluno como principal agente da educação é bastante valorizado. Em termos de gestão, as instituições que oferecem a EaD apresentam alo grau de complexidade, devido a todos os processos que as envolve. A hipótese levantada por este estudo é que as práticas de Gestão do Conhecimento representam um auxílio às Organizações de EaD em termos de gerenciamento de dados e procedimentos utilizados. Para verificar tal hipótese, esta pesquisa tem o objetivo de realizar uma revisão sistemática de literatura que visa verificar quais estudos publicados em periódicos nacionais e internacionais, bem como teses e dissertações, tratam sobre a utilização da Gestão do Conhecimento relacionada à gestão de organizações de Educação a Distância. A metodologia utilizada é a revisão sistemática de literatura, pois torna possível visualizar de forma qualitativa e quantitativa as relações entre a Gestão do Conhecimento e a gestão das organizações de EaD no período de 2000 a 2016. Os resultados esperados vêm ao encontro do desenvolvimento de um conhecimento decodificado para melhor compreensão sobre os temas de gestão do conhecimento em prol da gestão de Educação a Distância, para que essa relação possa direcionar gestores e pesquisadores para melhoria dos métodos e modelos de negócios nesse setor.Unicesumar2019-08-12T19:41:05Z2019-08-12T19:41:05Z2017-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-0773-22594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1413otherNepomuceno, Oseias RodriguesMenegassi, Cláudia HerreroLadeira, Francielli Martins Borgesreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T17:03:07Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 17:03:15.745Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv GESTÃO DO CONHECIMENTO E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA NO PERÍODO DE 2000 A 2016
title GESTÃO DO CONHECIMENTO E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA NO PERÍODO DE 2000 A 2016
spellingShingle GESTÃO DO CONHECIMENTO E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA NO PERÍODO DE 2000 A 2016
Nepomuceno, Oseias Rodrigues
Ensino a Distância
Gestão do Conhecimento
Gestão Organizacional
title_short GESTÃO DO CONHECIMENTO E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA NO PERÍODO DE 2000 A 2016
title_full GESTÃO DO CONHECIMENTO E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA NO PERÍODO DE 2000 A 2016
title_fullStr GESTÃO DO CONHECIMENTO E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA NO PERÍODO DE 2000 A 2016
title_full_unstemmed GESTÃO DO CONHECIMENTO E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA NO PERÍODO DE 2000 A 2016
title_sort GESTÃO DO CONHECIMENTO E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA NO PERÍODO DE 2000 A 2016
author Nepomuceno, Oseias Rodrigues
author_facet Nepomuceno, Oseias Rodrigues
Menegassi, Cláudia Herrero
Ladeira, Francielli Martins Borges
author_role author
author2 Menegassi, Cláudia Herrero
Ladeira, Francielli Martins Borges
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nepomuceno, Oseias Rodrigues
Menegassi, Cláudia Herrero
Ladeira, Francielli Martins Borges
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino a Distância
Gestão do Conhecimento
Gestão Organizacional
topic Ensino a Distância
Gestão do Conhecimento
Gestão Organizacional
dc.description.none.fl_txt_mv O desenvolvimento da modalidade de Educação a Distância (EaD) vem se expandindo no mundo e no Brasil, permitindo que mais pessoas possam realizar estudos, independentemente do espaço geográfico e com maios flexibilidade de horários. Essa dinâmica vem ao encontro também da era da informação, em que o aprender a aprender e a autonomia do aluno como principal agente da educação é bastante valorizado. Em termos de gestão, as instituições que oferecem a EaD apresentam alo grau de complexidade, devido a todos os processos que as envolve. A hipótese levantada por este estudo é que as práticas de Gestão do Conhecimento representam um auxílio às Organizações de EaD em termos de gerenciamento de dados e procedimentos utilizados. Para verificar tal hipótese, esta pesquisa tem o objetivo de realizar uma revisão sistemática de literatura que visa verificar quais estudos publicados em periódicos nacionais e internacionais, bem como teses e dissertações, tratam sobre a utilização da Gestão do Conhecimento relacionada à gestão de organizações de Educação a Distância. A metodologia utilizada é a revisão sistemática de literatura, pois torna possível visualizar de forma qualitativa e quantitativa as relações entre a Gestão do Conhecimento e a gestão das organizações de EaD no período de 2000 a 2016. Os resultados esperados vêm ao encontro do desenvolvimento de um conhecimento decodificado para melhor compreensão sobre os temas de gestão do conhecimento em prol da gestão de Educação a Distância, para que essa relação possa direcionar gestores e pesquisadores para melhoria dos métodos e modelos de negócios nesse setor.
description O desenvolvimento da modalidade de Educação a Distância (EaD) vem se expandindo no mundo e no Brasil, permitindo que mais pessoas possam realizar estudos, independentemente do espaço geográfico e com maios flexibilidade de horários. Essa dinâmica vem ao encontro também da era da informação, em que o aprender a aprender e a autonomia do aluno como principal agente da educação é bastante valorizado. Em termos de gestão, as instituições que oferecem a EaD apresentam alo grau de complexidade, devido a todos os processos que as envolve. A hipótese levantada por este estudo é que as práticas de Gestão do Conhecimento representam um auxílio às Organizações de EaD em termos de gerenciamento de dados e procedimentos utilizados. Para verificar tal hipótese, esta pesquisa tem o objetivo de realizar uma revisão sistemática de literatura que visa verificar quais estudos publicados em periódicos nacionais e internacionais, bem como teses e dissertações, tratam sobre a utilização da Gestão do Conhecimento relacionada à gestão de organizações de Educação a Distância. A metodologia utilizada é a revisão sistemática de literatura, pois torna possível visualizar de forma qualitativa e quantitativa as relações entre a Gestão do Conhecimento e a gestão das organizações de EaD no período de 2000 a 2016. Os resultados esperados vêm ao encontro do desenvolvimento de um conhecimento decodificado para melhor compreensão sobre os temas de gestão do conhecimento em prol da gestão de Educação a Distância, para que essa relação possa direcionar gestores e pesquisadores para melhoria dos métodos e modelos de negócios nesse setor.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-24
2019-08-12T19:41:05Z
2019-08-12T19:41:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1413
identifier_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1413
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unicesumar
publisher.none.fl_str_mv Unicesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948622407467008