LEVANTAMENTO REGIONAL DA VINHAÇA GERADA NA PRODUÇÃODE ETANOL HIDRATADO/ ANIDRO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: THAYSE, Luana Thayse
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: DOBRYCHTOP, André Vítor, RIBEIRO, Rosa Maria, MASSUDA, ly Mitie
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4797
Resumo: O Brasil é o maior produtor mundial no setor sucroalcooleiro e lidera nos segmentos de etanol, sendo o Estado do Paraná, o segundo maior produtor de álcool do país, com produção, na safra 201/2011 de 1 milhão e seiscentos mil metros cúbicos de etanol caburante. A vinhaça é gerada na fabricação do etanol (álcool etílico) e a sua destinação final é impactante, se descartada sem tratamentos no meio ambiente, ou seja, em córregos, rios ou quaisquer mananciais. Para que ela possa ser corretamente utilizada, necessário se faz estudos relativos a dados de sua composição, como também a do solo e plantio onde será aplicada, para que se tenha a faixa de aplicação a mais favorável possível. O uso correto da vinhaça diretamente nos plantios de cana- de- açúcar tem sido motivo de estudos, visando melhor eficiência tanto na qualidade da cana produzida quanto a minimização da possível saturação do solo. Sabe-se que a vinhaça é rica em potássio (K) e nitrogênio (N) em grande parte das variedades encontradas em nossa região. No entanto, o levantamento dos nutrientes, relativos às variedades de cana usadas nos processos, quando da produção do etanol, é fator decisivo, pois está diretamente relacionado com a geração da vinhaça, já que existe uma relação aproximada de etanol vinhaça de 1:12 . Assim, de acordo com os nutrientes que a cultura de cana de açúcar necessita e os parâmetros existentes na vinhaça, resultar-se-á em uma aspersão adequada, o que ocasionará benefícios à cultura e equilíbrio ao meio ambiente. Assim este projeto fará um levantamento do volume gerado e dos nutrientes existentes na vinhaça, o que servirá de orientação para que se adéque sua aspersão, de acordo com as necessidades do plantio e características da vinhaça. Espera-se que com o término desta etapa, possamos ter obtido dados de produção e de caracterização da vinhaça, e ter relacionado estas caracterizações com as variedades de cana- de- açúcar usadas nos processos e que estes, possam resultar em dados para posteriores estudos.
id UNICESU -1_b82416ba2dd90b35e1c0a724a8df382a
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/4797
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling LEVANTAMENTO REGIONAL DA VINHAÇA GERADA NA PRODUÇÃODE ETANOL HIDRATADO/ ANIDROEtanolGeração vinhaçaMeio ambienteO Brasil é o maior produtor mundial no setor sucroalcooleiro e lidera nos segmentos de etanol, sendo o Estado do Paraná, o segundo maior produtor de álcool do país, com produção, na safra 201/2011 de 1 milhão e seiscentos mil metros cúbicos de etanol caburante. A vinhaça é gerada na fabricação do etanol (álcool etílico) e a sua destinação final é impactante, se descartada sem tratamentos no meio ambiente, ou seja, em córregos, rios ou quaisquer mananciais. Para que ela possa ser corretamente utilizada, necessário se faz estudos relativos a dados de sua composição, como também a do solo e plantio onde será aplicada, para que se tenha a faixa de aplicação a mais favorável possível. O uso correto da vinhaça diretamente nos plantios de cana- de- açúcar tem sido motivo de estudos, visando melhor eficiência tanto na qualidade da cana produzida quanto a minimização da possível saturação do solo. Sabe-se que a vinhaça é rica em potássio (K) e nitrogênio (N) em grande parte das variedades encontradas em nossa região. No entanto, o levantamento dos nutrientes, relativos às variedades de cana usadas nos processos, quando da produção do etanol, é fator decisivo, pois está diretamente relacionado com a geração da vinhaça, já que existe uma relação aproximada de etanol vinhaça de 1:12 . Assim, de acordo com os nutrientes que a cultura de cana de açúcar necessita e os parâmetros existentes na vinhaça, resultar-se-á em uma aspersão adequada, o que ocasionará benefícios à cultura e equilíbrio ao meio ambiente. Assim este projeto fará um levantamento do volume gerado e dos nutrientes existentes na vinhaça, o que servirá de orientação para que se adéque sua aspersão, de acordo com as necessidades do plantio e características da vinhaça. Espera-se que com o término desta etapa, possamos ter obtido dados de produção e de caracterização da vinhaça, e ter relacionado estas caracterizações com as variedades de cana- de- açúcar usadas nos processos e que estes, possam resultar em dados para posteriores estudos.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2020-02-03T18:19:25Z2020-02-03T18:19:25Z2011-10-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-055-1http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4797porTHAYSE, Luana ThayseDOBRYCHTOP, André VítorRIBEIRO, Rosa MariaMASSUDA, ly Mitieinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T20:37:23ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv LEVANTAMENTO REGIONAL DA VINHAÇA GERADA NA PRODUÇÃODE ETANOL HIDRATADO/ ANIDRO
title LEVANTAMENTO REGIONAL DA VINHAÇA GERADA NA PRODUÇÃODE ETANOL HIDRATADO/ ANIDRO
spellingShingle LEVANTAMENTO REGIONAL DA VINHAÇA GERADA NA PRODUÇÃODE ETANOL HIDRATADO/ ANIDRO
THAYSE, Luana Thayse
Etanol
Geração vinhaça
Meio ambiente
title_short LEVANTAMENTO REGIONAL DA VINHAÇA GERADA NA PRODUÇÃODE ETANOL HIDRATADO/ ANIDRO
title_full LEVANTAMENTO REGIONAL DA VINHAÇA GERADA NA PRODUÇÃODE ETANOL HIDRATADO/ ANIDRO
title_fullStr LEVANTAMENTO REGIONAL DA VINHAÇA GERADA NA PRODUÇÃODE ETANOL HIDRATADO/ ANIDRO
title_full_unstemmed LEVANTAMENTO REGIONAL DA VINHAÇA GERADA NA PRODUÇÃODE ETANOL HIDRATADO/ ANIDRO
title_sort LEVANTAMENTO REGIONAL DA VINHAÇA GERADA NA PRODUÇÃODE ETANOL HIDRATADO/ ANIDRO
author THAYSE, Luana Thayse
author_facet THAYSE, Luana Thayse
DOBRYCHTOP, André Vítor
RIBEIRO, Rosa Maria
MASSUDA, ly Mitie
author_role author
author2 DOBRYCHTOP, André Vítor
RIBEIRO, Rosa Maria
MASSUDA, ly Mitie
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv THAYSE, Luana Thayse
DOBRYCHTOP, André Vítor
RIBEIRO, Rosa Maria
MASSUDA, ly Mitie
dc.subject.por.fl_str_mv Etanol
Geração vinhaça
Meio ambiente
topic Etanol
Geração vinhaça
Meio ambiente
description O Brasil é o maior produtor mundial no setor sucroalcooleiro e lidera nos segmentos de etanol, sendo o Estado do Paraná, o segundo maior produtor de álcool do país, com produção, na safra 201/2011 de 1 milhão e seiscentos mil metros cúbicos de etanol caburante. A vinhaça é gerada na fabricação do etanol (álcool etílico) e a sua destinação final é impactante, se descartada sem tratamentos no meio ambiente, ou seja, em córregos, rios ou quaisquer mananciais. Para que ela possa ser corretamente utilizada, necessário se faz estudos relativos a dados de sua composição, como também a do solo e plantio onde será aplicada, para que se tenha a faixa de aplicação a mais favorável possível. O uso correto da vinhaça diretamente nos plantios de cana- de- açúcar tem sido motivo de estudos, visando melhor eficiência tanto na qualidade da cana produzida quanto a minimização da possível saturação do solo. Sabe-se que a vinhaça é rica em potássio (K) e nitrogênio (N) em grande parte das variedades encontradas em nossa região. No entanto, o levantamento dos nutrientes, relativos às variedades de cana usadas nos processos, quando da produção do etanol, é fator decisivo, pois está diretamente relacionado com a geração da vinhaça, já que existe uma relação aproximada de etanol vinhaça de 1:12 . Assim, de acordo com os nutrientes que a cultura de cana de açúcar necessita e os parâmetros existentes na vinhaça, resultar-se-á em uma aspersão adequada, o que ocasionará benefícios à cultura e equilíbrio ao meio ambiente. Assim este projeto fará um levantamento do volume gerado e dos nutrientes existentes na vinhaça, o que servirá de orientação para que se adéque sua aspersão, de acordo com as necessidades do plantio e características da vinhaça. Espera-se que com o término desta etapa, possamos ter obtido dados de produção e de caracterização da vinhaça, e ter relacionado estas caracterizações com as variedades de cana- de- açúcar usadas nos processos e que estes, possam resultar em dados para posteriores estudos.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-10-25
2020-02-03T18:19:25Z
2020-02-03T18:19:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-8084-055-1
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4797
identifier_str_mv 978-85-8084-055-1
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4797
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771934807949312