A violência na escola: uma reflexão a partir de periódicos nacionais publicados entre 2009-2014

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CARDOSO, Renata Simões de Brito
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/560
Resumo: Esta dissertação apresenta uma discussão sobre as formas de violência, em especial, as que ocorrem no espaço escolar. A violência é um fenômeno de extrema importância e de preocupação que gera conflitos entre alunos e professores. Esse fenômeno preocupa a todos os envolvidos com a educação, no entanto, exige a participação de outros setores da sociedade, tendo em conta que abrange os espaços públicos e privados, tamanha a dimensão que ocupa. A necessidade de promover a saúde e qualidade nas relações sociais, necessariamente, passa pela discussão sobre as formas de romper com os conflitos de violência. Na escola, originam-se as relações interpessoais e, muitas vezes, as manifestações ocorrem de modo que os conflitos e as violências tornam-se difíceis de administrar. Este estudo vinculado à Linha de Pesquisa Educação e Tecnologias na Promoção da Saúde, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Promoção da Saúde – PPGPS, do Centro Universitário de Maringá – Unicesumar, teve como objeto de estudo a análise da produção científica sobre artigos que abordam o tema da violência escolar, violência simbólica na escola e Bullying. O período referente ao material pesquisado esteve entre os anos de 2009 ao primeiro semestre de 2014, a partir de pesquisas publicadas em periódicos nacionais, classificados com A (1 e 2) e B (1, 2 e 3) nos periódicos selecionados da base de dados da CAPES e da Scielo. Os objetivos específicos do estudo giraram em torno da conceituação da violência simbólica e Bullying, a identificação das formas de manifestações da violência simbólica nas escolas, apresentadas ou discutidas nestes periódicos e a verificação da frequência das temáticas pesquisadas relacionando com os tipos e/ou propostas de ação oferecidas nas escolas para a solução do problema. Como procedimento metodológico adotado foi desenvolvido uma análise de conteúdo. Esta análise realizou-se por fases, uma primeira avaliação dos periódicos, uma classificação da qualidade e da pertinência dos periódicos ao tema de estudo, uma avaliação do título do artigo, identificação das palavras-chave, leitura do resumo e, posteriormente, uma leitura dos artigos selecionados na íntegra para compor a discussão e análise. Conclui-se que a produção científica sobre a violência escolar, violência simbólica na escola e Bullying, no período selecionado, comprovam que a temática não se esgota por tratar-se de um assunto relevante que não somente para a educação, mas que inclui toda a sociedade e que marca as principais características comportamentais nas relações sociais e pedagógicas, no contexto histórico escolar brasileiro.
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