A TOMADA DE CONSCIÊNCIA DE ALUNOS COM USO DE JOGO DE REGRAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MORAIS, Nayra Carolina Bueno de
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: CEZAR, Kelly Priscilla Lóddo, CALSA, Prof.a Dr.a Geiva Carolina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6778
Resumo: O baixo desempenho que os alunos vêm apresentando no conteúdo de acentuação gráfica tem sido motivo de preocupação entre os educadores e pesquisadores brasileiros. A não consciência das particularidades da língua falada e da língua escrita vem promovendo a confusão conceitual entre esses dois tipos de linguagem, fazendo com que alunos reproduzam na linguagem escrita aspectos da linguagem oral. Uma das causas deste desempenho insatisfatório pode estar vinculado a ineficiência das atuais metodologias de ensino de ortografia adotadas pelos professores de Língua Portuguesa. Diante dessas considerações, o presente trabalho tem por objetivo a utilização de novas metodologias de ensino, envolvendo o processo de tomada de consciência das variáveis envolvidas na tarefa de acentuação gráfica – identificação da sílaba tônica e terminação da palavra. Pensou-se na utilização de um jogo de regras como recurso didático pedagógico, aplicado em contexto de intervenção pedagógica com alunos de 4a e 5a série do ensino fundamental (cinco de cada série), de uma escola pública do município de Maringá/PR. Entrevistas individuais sobre tonicidade e acentuação gráfica realizadas antes e após as partidas revelam que os alunos submetidos ao processo de intervenção pedagógica com uso de jogo de regras apresentaram melhora na qualidade verbal de suas argumentações.
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