A TOMADA DE CONSCIÊNCIA DE ALUNOS COM USO DE JOGO DE REGRAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6778 |
Resumo: | O baixo desempenho que os alunos vêm apresentando no conteúdo de acentuação gráfica tem sido motivo de preocupação entre os educadores e pesquisadores brasileiros. A não consciência das particularidades da língua falada e da língua escrita vem promovendo a confusão conceitual entre esses dois tipos de linguagem, fazendo com que alunos reproduzam na linguagem escrita aspectos da linguagem oral. Uma das causas deste desempenho insatisfatório pode estar vinculado a ineficiência das atuais metodologias de ensino de ortografia adotadas pelos professores de Língua Portuguesa. Diante dessas considerações, o presente trabalho tem por objetivo a utilização de novas metodologias de ensino, envolvendo o processo de tomada de consciência das variáveis envolvidas na tarefa de acentuação gráfica – identificação da sílaba tônica e terminação da palavra. Pensou-se na utilização de um jogo de regras como recurso didático pedagógico, aplicado em contexto de intervenção pedagógica com alunos de 4a e 5a série do ensino fundamental (cinco de cada série), de uma escola pública do município de Maringá/PR. Entrevistas individuais sobre tonicidade e acentuação gráfica realizadas antes e após as partidas revelam que os alunos submetidos ao processo de intervenção pedagógica com uso de jogo de regras apresentaram melhora na qualidade verbal de suas argumentações. |
id |
UNICESU -1_bb99a2555846ec6a5982cc61e54d86be |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/6778 |
network_acronym_str |
UNICESU -1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
repository_id_str |
|
spelling |
A TOMADA DE CONSCIÊNCIA DE ALUNOS COM USO DE JOGO DE REGRASAcentuação gráficaJogo de regrasIntervenção pedagógicaTomada de consciênciaO baixo desempenho que os alunos vêm apresentando no conteúdo de acentuação gráfica tem sido motivo de preocupação entre os educadores e pesquisadores brasileiros. A não consciência das particularidades da língua falada e da língua escrita vem promovendo a confusão conceitual entre esses dois tipos de linguagem, fazendo com que alunos reproduzam na linguagem escrita aspectos da linguagem oral. Uma das causas deste desempenho insatisfatório pode estar vinculado a ineficiência das atuais metodologias de ensino de ortografia adotadas pelos professores de Língua Portuguesa. Diante dessas considerações, o presente trabalho tem por objetivo a utilização de novas metodologias de ensino, envolvendo o processo de tomada de consciência das variáveis envolvidas na tarefa de acentuação gráfica – identificação da sílaba tônica e terminação da palavra. Pensou-se na utilização de um jogo de regras como recurso didático pedagógico, aplicado em contexto de intervenção pedagógica com alunos de 4a e 5a série do ensino fundamental (cinco de cada série), de uma escola pública do município de Maringá/PR. Entrevistas individuais sobre tonicidade e acentuação gráfica realizadas antes e após as partidas revelam que os alunos submetidos ao processo de intervenção pedagógica com uso de jogo de regras apresentaram melhora na qualidade verbal de suas argumentações.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2021-01-26T16:57:13Z2007-10-232021-01-26T16:57:13Z2007-10-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf9788561091002http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6778porMORAIS, Nayra Carolina Bueno deCEZAR, Kelly Priscilla LóddoCALSA, Prof.a Dr.a Geiva Carolinainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2021-01-27T06:01:59ZRepositório InstitucionalPRI |
dc.title.none.fl_str_mv |
A TOMADA DE CONSCIÊNCIA DE ALUNOS COM USO DE JOGO DE REGRAS |
title |
A TOMADA DE CONSCIÊNCIA DE ALUNOS COM USO DE JOGO DE REGRAS |
spellingShingle |
A TOMADA DE CONSCIÊNCIA DE ALUNOS COM USO DE JOGO DE REGRAS MORAIS, Nayra Carolina Bueno de Acentuação gráfica Jogo de regras Intervenção pedagógica Tomada de consciência |
title_short |
A TOMADA DE CONSCIÊNCIA DE ALUNOS COM USO DE JOGO DE REGRAS |
title_full |
A TOMADA DE CONSCIÊNCIA DE ALUNOS COM USO DE JOGO DE REGRAS |
title_fullStr |
A TOMADA DE CONSCIÊNCIA DE ALUNOS COM USO DE JOGO DE REGRAS |
title_full_unstemmed |
A TOMADA DE CONSCIÊNCIA DE ALUNOS COM USO DE JOGO DE REGRAS |
title_sort |
A TOMADA DE CONSCIÊNCIA DE ALUNOS COM USO DE JOGO DE REGRAS |
author |
MORAIS, Nayra Carolina Bueno de |
author_facet |
MORAIS, Nayra Carolina Bueno de CEZAR, Kelly Priscilla Lóddo CALSA, Prof.a Dr.a Geiva Carolina |
author_role |
author |
author2 |
CEZAR, Kelly Priscilla Lóddo CALSA, Prof.a Dr.a Geiva Carolina |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MORAIS, Nayra Carolina Bueno de CEZAR, Kelly Priscilla Lóddo CALSA, Prof.a Dr.a Geiva Carolina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Acentuação gráfica Jogo de regras Intervenção pedagógica Tomada de consciência |
topic |
Acentuação gráfica Jogo de regras Intervenção pedagógica Tomada de consciência |
description |
O baixo desempenho que os alunos vêm apresentando no conteúdo de acentuação gráfica tem sido motivo de preocupação entre os educadores e pesquisadores brasileiros. A não consciência das particularidades da língua falada e da língua escrita vem promovendo a confusão conceitual entre esses dois tipos de linguagem, fazendo com que alunos reproduzam na linguagem escrita aspectos da linguagem oral. Uma das causas deste desempenho insatisfatório pode estar vinculado a ineficiência das atuais metodologias de ensino de ortografia adotadas pelos professores de Língua Portuguesa. Diante dessas considerações, o presente trabalho tem por objetivo a utilização de novas metodologias de ensino, envolvendo o processo de tomada de consciência das variáveis envolvidas na tarefa de acentuação gráfica – identificação da sílaba tônica e terminação da palavra. Pensou-se na utilização de um jogo de regras como recurso didático pedagógico, aplicado em contexto de intervenção pedagógica com alunos de 4a e 5a série do ensino fundamental (cinco de cada série), de uma escola pública do município de Maringá/PR. Entrevistas individuais sobre tonicidade e acentuação gráfica realizadas antes e após as partidas revelam que os alunos submetidos ao processo de intervenção pedagógica com uso de jogo de regras apresentaram melhora na qualidade verbal de suas argumentações. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-10-23 2007-10-23 2021-01-26T16:57:13Z 2021-01-26T16:57:13Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
9788561091002 http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6778 |
identifier_str_mv |
9788561091002 |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6778 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) instacron:UniCesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1747771929864962048 |