EFEITOS DO ÓLEO ESSENCIAL DE SCHINUS MOLLE EM PLÂNTULAS DE GLYCINE MAX (L) MERRILL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MOREIRA, Flavia Carolina
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: ITA, Adriana Gremes, GARCIA, Vitor Augusto, BONATO, Carlos Moacir
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6311
Resumo: Os produtos secundários dos vegetais despertaram grande interesse na comunidade científica, desde a descoberta de que muitos deles possuem funções ecológicas. Neste contexto, se destaca os óleos essenciais, que além de outras funções, podem atuar como inibidores da germinação de sementes. O objetivo deste trabalho foi avaliar os efeitos do óleo essencial de Schinus molle na germinação e no crescimento de plântulas de soja. Para tanto, sementes da cultivar BRS 232 foram colocadas para germinar em papel germitest previamente umedecido com as diferentes concentrações do óleo essencial (0%, 0,05%, 0,5% e 1%), que constituíram os tratamentos. Avaliou-se a germinação, o número de plântulas normais, por meio da primeira contagem do teste padrão de germinação, o comprimento de plântula e biomassas fresca e seca. A atividade da enzima catalase foi determinada nas raízes das plântulas com a finalidade de investigar seu comportamento perante os tratamentos propostos. O delineamento experimental foi inteiramente ao acaso com 4 repetições. O óleo essencial de Schinus molle, pincipalmente nas maiores concentrações, possivelmente provoca uma mudança no metabolismo das sementes e plântulas de soja, sendo responsável pela redução dos valores nas variáveis analisadas. Exceto a atividade da enzima catalase, sugerindo que o aumento de sua atividade deve-se ao acréscimo do estresse oxidativo no meio celular.
id UNICESU -1_c2394db2e71752b9ebd14aa58cec2aba
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/6311
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling EFEITOS DO ÓLEO ESSENCIAL DE SCHINUS MOLLE EM PLÂNTULAS DE GLYCINE MAX (L) MERRILLCrescimentoGerminaçãoProdutos secundáriosSojaOs produtos secundários dos vegetais despertaram grande interesse na comunidade científica, desde a descoberta de que muitos deles possuem funções ecológicas. Neste contexto, se destaca os óleos essenciais, que além de outras funções, podem atuar como inibidores da germinação de sementes. O objetivo deste trabalho foi avaliar os efeitos do óleo essencial de Schinus molle na germinação e no crescimento de plântulas de soja. Para tanto, sementes da cultivar BRS 232 foram colocadas para germinar em papel germitest previamente umedecido com as diferentes concentrações do óleo essencial (0%, 0,05%, 0,5% e 1%), que constituíram os tratamentos. Avaliou-se a germinação, o número de plântulas normais, por meio da primeira contagem do teste padrão de germinação, o comprimento de plântula e biomassas fresca e seca. A atividade da enzima catalase foi determinada nas raízes das plântulas com a finalidade de investigar seu comportamento perante os tratamentos propostos. O delineamento experimental foi inteiramente ao acaso com 4 repetições. O óleo essencial de Schinus molle, pincipalmente nas maiores concentrações, possivelmente provoca uma mudança no metabolismo das sementes e plântulas de soja, sendo responsável pela redução dos valores nas variáveis analisadas. Exceto a atividade da enzima catalase, sugerindo que o aumento de sua atividade deve-se ao acréscimo do estresse oxidativo no meio celular.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2020-12-09T18:16:39Z2011-10-252020-12-09T18:16:39Z2011-10-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-055-1http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6311porMOREIRA, Flavia CarolinaITA, Adriana GremesGARCIA, Vitor AugustoBONATO, Carlos Moacirinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-12-10T06:01:32ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv EFEITOS DO ÓLEO ESSENCIAL DE SCHINUS MOLLE EM PLÂNTULAS DE GLYCINE MAX (L) MERRILL
title EFEITOS DO ÓLEO ESSENCIAL DE SCHINUS MOLLE EM PLÂNTULAS DE GLYCINE MAX (L) MERRILL
spellingShingle EFEITOS DO ÓLEO ESSENCIAL DE SCHINUS MOLLE EM PLÂNTULAS DE GLYCINE MAX (L) MERRILL
MOREIRA, Flavia Carolina
Crescimento
Germinação
Produtos secundários
Soja
title_short EFEITOS DO ÓLEO ESSENCIAL DE SCHINUS MOLLE EM PLÂNTULAS DE GLYCINE MAX (L) MERRILL
title_full EFEITOS DO ÓLEO ESSENCIAL DE SCHINUS MOLLE EM PLÂNTULAS DE GLYCINE MAX (L) MERRILL
title_fullStr EFEITOS DO ÓLEO ESSENCIAL DE SCHINUS MOLLE EM PLÂNTULAS DE GLYCINE MAX (L) MERRILL
title_full_unstemmed EFEITOS DO ÓLEO ESSENCIAL DE SCHINUS MOLLE EM PLÂNTULAS DE GLYCINE MAX (L) MERRILL
title_sort EFEITOS DO ÓLEO ESSENCIAL DE SCHINUS MOLLE EM PLÂNTULAS DE GLYCINE MAX (L) MERRILL
author MOREIRA, Flavia Carolina
author_facet MOREIRA, Flavia Carolina
ITA, Adriana Gremes
GARCIA, Vitor Augusto
BONATO, Carlos Moacir
author_role author
author2 ITA, Adriana Gremes
GARCIA, Vitor Augusto
BONATO, Carlos Moacir
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv MOREIRA, Flavia Carolina
ITA, Adriana Gremes
GARCIA, Vitor Augusto
BONATO, Carlos Moacir
dc.subject.por.fl_str_mv Crescimento
Germinação
Produtos secundários
Soja
topic Crescimento
Germinação
Produtos secundários
Soja
description Os produtos secundários dos vegetais despertaram grande interesse na comunidade científica, desde a descoberta de que muitos deles possuem funções ecológicas. Neste contexto, se destaca os óleos essenciais, que além de outras funções, podem atuar como inibidores da germinação de sementes. O objetivo deste trabalho foi avaliar os efeitos do óleo essencial de Schinus molle na germinação e no crescimento de plântulas de soja. Para tanto, sementes da cultivar BRS 232 foram colocadas para germinar em papel germitest previamente umedecido com as diferentes concentrações do óleo essencial (0%, 0,05%, 0,5% e 1%), que constituíram os tratamentos. Avaliou-se a germinação, o número de plântulas normais, por meio da primeira contagem do teste padrão de germinação, o comprimento de plântula e biomassas fresca e seca. A atividade da enzima catalase foi determinada nas raízes das plântulas com a finalidade de investigar seu comportamento perante os tratamentos propostos. O delineamento experimental foi inteiramente ao acaso com 4 repetições. O óleo essencial de Schinus molle, pincipalmente nas maiores concentrações, possivelmente provoca uma mudança no metabolismo das sementes e plântulas de soja, sendo responsável pela redução dos valores nas variáveis analisadas. Exceto a atividade da enzima catalase, sugerindo que o aumento de sua atividade deve-se ao acréscimo do estresse oxidativo no meio celular.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-10-25
2011-10-25
2020-12-09T18:16:39Z
2020-12-09T18:16:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-8084-055-1
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6311
identifier_str_mv 978-85-8084-055-1
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6311
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771965493477376