PRIMEIROS SOCORROS NA OBSTRUÇÃO DE VIAS AÉREAS POR CORPO ESTRANHO: PROFESSORES E MONITORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
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Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1764 |
Resumo: | A asfixia por corpo estranho é um acidente grave e potencialmente fatal, seu diagnóstico precoce é essencial, pois o retardo no seu reconhecimento e tratamento pode incorrer em sequela definitiva ou dano fatal. No Brasil, a obstrução de vias aéreas por corpo estranho corresponde a terceira maior causa de morte no ambiente escolar, uma vez que a curiosidade das crianças as expõem a situações de risco, necessitando de supervisão e atendimento constante dos professores e responsáveis. A carga horária dos cursos de licenciatura em pedagogia é deficiente nas áreas relacionadas a saúde e higiene, evidenciando o despreparo dos professores mediante situações de emergência. A pesquisa será realizada em quatro instituições de educação infantil, sendo duas públicas e duas particulares da cidade de Maringá, a amostra será composta por 25-50 professores. Serão ministradas aulas teórico-práticas, sendo aplicados dois questionários para explorar o conhecimento, um pré-intervenção e um pós intervenção. Os dados coletados serão organizados em tabelas e gráficos para análise. É esperado que os professores tenham baixo nível de conhecimento sobre o tema e após a intervenção terão uma assimilação e retenção básicas para o atendimento de uma asfixia por corpo estranho. |
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PRIMEIROS SOCORROS NA OBSTRUÇÃO DE VIAS AÉREAS POR CORPO ESTRANHO: PROFESSORES E MONITORES DA EDUCAÇÃO INFANTILAsfixiaEducação continuadaEducação infantilEducação infantilPrevenção de AcidentesA asfixia por corpo estranho é um acidente grave e potencialmente fatal, seu diagnóstico precoce é essencial, pois o retardo no seu reconhecimento e tratamento pode incorrer em sequela definitiva ou dano fatal. No Brasil, a obstrução de vias aéreas por corpo estranho corresponde a terceira maior causa de morte no ambiente escolar, uma vez que a curiosidade das crianças as expõem a situações de risco, necessitando de supervisão e atendimento constante dos professores e responsáveis. A carga horária dos cursos de licenciatura em pedagogia é deficiente nas áreas relacionadas a saúde e higiene, evidenciando o despreparo dos professores mediante situações de emergência. A pesquisa será realizada em quatro instituições de educação infantil, sendo duas públicas e duas particulares da cidade de Maringá, a amostra será composta por 25-50 professores. Serão ministradas aulas teórico-práticas, sendo aplicados dois questionários para explorar o conhecimento, um pré-intervenção e um pós intervenção. Os dados coletados serão organizados em tabelas e gráficos para análise. É esperado que os professores tenham baixo nível de conhecimento sobre o tema e após a intervenção terão uma assimilação e retenção básicas para o atendimento de uma asfixia por corpo estranho.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2019-08-16T19:58:15Z2019-08-16T19:58:15Z2017-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-0773-22594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1764porTEIXEIRA, Helmon Cesar LoboFERREIRA, Eduarda RafaeliHISHINUMA, Gilbertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T19:29:35ZRepositório InstitucionalPRI |
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A asfixia por corpo estranho é um acidente grave e potencialmente fatal, seu diagnóstico precoce é essencial, pois o retardo no seu reconhecimento e tratamento pode incorrer em sequela definitiva ou dano fatal. No Brasil, a obstrução de vias aéreas por corpo estranho corresponde a terceira maior causa de morte no ambiente escolar, uma vez que a curiosidade das crianças as expõem a situações de risco, necessitando de supervisão e atendimento constante dos professores e responsáveis. A carga horária dos cursos de licenciatura em pedagogia é deficiente nas áreas relacionadas a saúde e higiene, evidenciando o despreparo dos professores mediante situações de emergência. A pesquisa será realizada em quatro instituições de educação infantil, sendo duas públicas e duas particulares da cidade de Maringá, a amostra será composta por 25-50 professores. Serão ministradas aulas teórico-práticas, sendo aplicados dois questionários para explorar o conhecimento, um pré-intervenção e um pós intervenção. Os dados coletados serão organizados em tabelas e gráficos para análise. É esperado que os professores tenham baixo nível de conhecimento sobre o tema e após a intervenção terão uma assimilação e retenção básicas para o atendimento de uma asfixia por corpo estranho. |
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