AS MÚLTIPLAS INTELIGENCIAS NO ENSINO DA LÍNGUA INGLESA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PARADISO, Silvio Ruiz
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: BASSO, Rosangela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7778
Resumo: As teorias das inteligências multiplas postuladas por Gardner (1985) tem ocasionado mudanças no ensino. Gardner afirma que existem oito diferentes inteligências tais como: i) inteligência linguística; ii) inteligência matemática; iii) inteligência cinestética, iv) inteligência espacial, v) interpessoal, vi) intrapessoal vii) musical e viii) naturalista. Gardner afirma que é possivel direcionar estratégias, metodologias, espaços e jogos para estimular e desenvolver as competências específicas dos alunos levando-os assim a uma maior motivação e a um ensino mais efetivo Desta forma, novos paradigmas sobre o processo ensino- aprendizagem tem surgido principalmente no que tange metodologia de ensino e procedimentos em sala de aula. Além das teorias de Gardner outras teorias como do ensino- aprendizagem (Skehan, P. 1993) , aprendizagem de uma língua estrangeira (Krashen, 1987, 1988, 1991), motivação (Gardner, R. C. 1982; Gardner, R.C., & Lambert, W.E. 1972) foram estudadas. Material didático, jogos também foram analisados para a criação das atividades. Este trabalho objetiva estudar, através da aplicação de atividades, segundo as teorias das inteligências múltiplas, a motivação e o desempenho dos alunos nas aulas de língua Inglesa nos ensinos Fundamental e Médio. Para a caracterização das inteligências nos alunos e professores foi aplicado um questionário, o qual visou elucidar que tipo de inteligência alunos e professores possuem. Com a análise dos dados obtida através desse questionário, procurou-se estabelecer relações existente entre as inteligências dos alunos e professores, e com o sucesso no aprendizado de língua estrangeira.
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