UMA BREVE ANÁLISE DIDÁTICA DOS SEGUINTES MÉTODOS CIENTÍFICOS: POSITIVISMO, MATERIALISMO HISTÓRICO E FENOMENOLOGIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTANA, Paulo Emílio de Assis
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6806
Resumo: O presente trabalho constitui-se de um quadro analítico em forma de texto sobre três abordagens metodológicas voltadas para a prática da pesquisa científica em ambiente acadêmico: o positivismo, o materialismo dialético e a fenomenologia. A análise didática foi feita abordando de maneira sucinta as questões relativas aos objetivos da ciência, à concepção de método e aos procedimentos metodológicos de cada um dos métodos citados. Para isso foram utilizados textos específicos relacionados a cada um dos métodos. Ao final do presente texto, o autor demonstra como que o mesmo pode ser utilizado na prática pedagógica universitária nas disciplinas voltadas à pesquisa nas várias áreas do conhecimento, mas prioritariamente na área da educação.
id UNICESU -1_d1d5bb847e01c51ef48754894fcc1a13
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/6806
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling UMA BREVE ANÁLISE DIDÁTICA DOS SEGUINTES MÉTODOS CIENTÍFICOS: POSITIVISMO, MATERIALISMO HISTÓRICO E FENOMENOLOGIACiênciaMétodoProcedimentoPesquisaO presente trabalho constitui-se de um quadro analítico em forma de texto sobre três abordagens metodológicas voltadas para a prática da pesquisa científica em ambiente acadêmico: o positivismo, o materialismo dialético e a fenomenologia. A análise didática foi feita abordando de maneira sucinta as questões relativas aos objetivos da ciência, à concepção de método e aos procedimentos metodológicos de cada um dos métodos citados. Para isso foram utilizados textos específicos relacionados a cada um dos métodos. Ao final do presente texto, o autor demonstra como que o mesmo pode ser utilizado na prática pedagógica universitária nas disciplinas voltadas à pesquisa nas várias áreas do conhecimento, mas prioritariamente na área da educação.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2021-01-27T12:05:37Z2007-10-232021-01-27T12:05:37Z2007-10-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf9788561091002http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6806porSANTANA, Paulo Emílio de Assisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2021-01-28T06:01:25ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv UMA BREVE ANÁLISE DIDÁTICA DOS SEGUINTES MÉTODOS CIENTÍFICOS: POSITIVISMO, MATERIALISMO HISTÓRICO E FENOMENOLOGIA
title UMA BREVE ANÁLISE DIDÁTICA DOS SEGUINTES MÉTODOS CIENTÍFICOS: POSITIVISMO, MATERIALISMO HISTÓRICO E FENOMENOLOGIA
spellingShingle UMA BREVE ANÁLISE DIDÁTICA DOS SEGUINTES MÉTODOS CIENTÍFICOS: POSITIVISMO, MATERIALISMO HISTÓRICO E FENOMENOLOGIA
SANTANA, Paulo Emílio de Assis
Ciência
Método
Procedimento
Pesquisa
title_short UMA BREVE ANÁLISE DIDÁTICA DOS SEGUINTES MÉTODOS CIENTÍFICOS: POSITIVISMO, MATERIALISMO HISTÓRICO E FENOMENOLOGIA
title_full UMA BREVE ANÁLISE DIDÁTICA DOS SEGUINTES MÉTODOS CIENTÍFICOS: POSITIVISMO, MATERIALISMO HISTÓRICO E FENOMENOLOGIA
title_fullStr UMA BREVE ANÁLISE DIDÁTICA DOS SEGUINTES MÉTODOS CIENTÍFICOS: POSITIVISMO, MATERIALISMO HISTÓRICO E FENOMENOLOGIA
title_full_unstemmed UMA BREVE ANÁLISE DIDÁTICA DOS SEGUINTES MÉTODOS CIENTÍFICOS: POSITIVISMO, MATERIALISMO HISTÓRICO E FENOMENOLOGIA
title_sort UMA BREVE ANÁLISE DIDÁTICA DOS SEGUINTES MÉTODOS CIENTÍFICOS: POSITIVISMO, MATERIALISMO HISTÓRICO E FENOMENOLOGIA
author SANTANA, Paulo Emílio de Assis
author_facet SANTANA, Paulo Emílio de Assis
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SANTANA, Paulo Emílio de Assis
dc.subject.por.fl_str_mv Ciência
Método
Procedimento
Pesquisa
topic Ciência
Método
Procedimento
Pesquisa
description O presente trabalho constitui-se de um quadro analítico em forma de texto sobre três abordagens metodológicas voltadas para a prática da pesquisa científica em ambiente acadêmico: o positivismo, o materialismo dialético e a fenomenologia. A análise didática foi feita abordando de maneira sucinta as questões relativas aos objetivos da ciência, à concepção de método e aos procedimentos metodológicos de cada um dos métodos citados. Para isso foram utilizados textos específicos relacionados a cada um dos métodos. Ao final do presente texto, o autor demonstra como que o mesmo pode ser utilizado na prática pedagógica universitária nas disciplinas voltadas à pesquisa nas várias áreas do conhecimento, mas prioritariamente na área da educação.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-10-23
2007-10-23
2021-01-27T12:05:37Z
2021-01-27T12:05:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 9788561091002
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6806
identifier_str_mv 9788561091002
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6806
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771959993696256