BIODIGESTOR E A GERAÇÃO DE BIOFERTILIZANTE E BIOGÁS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paschoeto, Jessica Ferrari
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Pavan, Deyse Constantino, Rocha, Gustavo Henrique Marques, Oliveira, Antoniel Domingos, Fiorucci, Letycia Lopes Ricardo, Azenha, Thiago Dias
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1337
Resumo: A preocupação com o meio ambiente e com a sustentabilidade no campo leva cada vez mais a pesquisas direcionadas ao desenvolvimento de técnicas de cultivo orgânico e com índices de produtividade próximos aos quais se utiliza de produtos químicos. Uma alternativa viável para a produção orgânica de alimentos se trata da utilização de biofertilizantes, sendo este derivado dos processos de decomposição da matéria orgânica em biodigestores, que se utiliza de dejetos de culturas bovinas, suínas e aviárias para a geração de biogás e de biofertilizante, podendo ser compostas também por matéria orgânica derivada de outras fontes. O biogás é o gás produzido nos biodigestores a partir da digestão anaeróbia. Neste contexto, foi desenvolvido um protótipo de biodigestor para a geração do biogás e do biofertilizante, este projeto foi desenvolvido no Sítio Nossa Senhora Aparecida, localizado no município de Floresta-PR, aproximadamente 3Km do centro do Município de Floresta-PR. Após 30 dias foi realizada a retirada do substrato líquido o qual posteriormente foi destinado a plantações de milho, sendo aplicados de forma manual, em diferentes concentrações 1:100, 1:250, 1:350 e 1:500. Desta forma, espera-se obter índices de produtividade ao qual justifique a utilização dos biofertilizantes na produção do milho e possivelmente como forma viável de manejo no controle de pragas.
id UNICESU -1_d2f618be33c2d2af2a053734117f5d99
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/1337
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling BIODIGESTOR E A GERAÇÃO DE BIOFERTILIZANTE E BIOGÁSMatéria orgânicaprotótipomilhoprodutividadeA preocupação com o meio ambiente e com a sustentabilidade no campo leva cada vez mais a pesquisas direcionadas ao desenvolvimento de técnicas de cultivo orgânico e com índices de produtividade próximos aos quais se utiliza de produtos químicos. Uma alternativa viável para a produção orgânica de alimentos se trata da utilização de biofertilizantes, sendo este derivado dos processos de decomposição da matéria orgânica em biodigestores, que se utiliza de dejetos de culturas bovinas, suínas e aviárias para a geração de biogás e de biofertilizante, podendo ser compostas também por matéria orgânica derivada de outras fontes. O biogás é o gás produzido nos biodigestores a partir da digestão anaeróbia. Neste contexto, foi desenvolvido um protótipo de biodigestor para a geração do biogás e do biofertilizante, este projeto foi desenvolvido no Sítio Nossa Senhora Aparecida, localizado no município de Floresta-PR, aproximadamente 3Km do centro do Município de Floresta-PR. Após 30 dias foi realizada a retirada do substrato líquido o qual posteriormente foi destinado a plantações de milho, sendo aplicados de forma manual, em diferentes concentrações 1:100, 1:250, 1:350 e 1:500. Desta forma, espera-se obter índices de produtividade ao qual justifique a utilização dos biofertilizantes na produção do milho e possivelmente como forma viável de manejo no controle de pragas.Unicesumar2019-08-12T13:32:33Z2019-08-12T13:32:33Z2017-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-0773-22594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1337otherPaschoeto, Jessica FerrariPavan, Deyse ConstantinoRocha, Gustavo Henrique MarquesOliveira, Antoniel DomingosFiorucci, Letycia Lopes RicardoAzenha, Thiago Diasreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T17:02:12Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 17:02:29.678Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv BIODIGESTOR E A GERAÇÃO DE BIOFERTILIZANTE E BIOGÁS
title BIODIGESTOR E A GERAÇÃO DE BIOFERTILIZANTE E BIOGÁS
spellingShingle BIODIGESTOR E A GERAÇÃO DE BIOFERTILIZANTE E BIOGÁS
Paschoeto, Jessica Ferrari
Matéria orgânica
protótipo
milho
produtividade
title_short BIODIGESTOR E A GERAÇÃO DE BIOFERTILIZANTE E BIOGÁS
title_full BIODIGESTOR E A GERAÇÃO DE BIOFERTILIZANTE E BIOGÁS
title_fullStr BIODIGESTOR E A GERAÇÃO DE BIOFERTILIZANTE E BIOGÁS
title_full_unstemmed BIODIGESTOR E A GERAÇÃO DE BIOFERTILIZANTE E BIOGÁS
title_sort BIODIGESTOR E A GERAÇÃO DE BIOFERTILIZANTE E BIOGÁS
author Paschoeto, Jessica Ferrari
author_facet Paschoeto, Jessica Ferrari
Pavan, Deyse Constantino
Rocha, Gustavo Henrique Marques
Oliveira, Antoniel Domingos
Fiorucci, Letycia Lopes Ricardo
Azenha, Thiago Dias
author_role author
author2 Pavan, Deyse Constantino
Rocha, Gustavo Henrique Marques
Oliveira, Antoniel Domingos
Fiorucci, Letycia Lopes Ricardo
Azenha, Thiago Dias
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Paschoeto, Jessica Ferrari
Pavan, Deyse Constantino
Rocha, Gustavo Henrique Marques
Oliveira, Antoniel Domingos
Fiorucci, Letycia Lopes Ricardo
Azenha, Thiago Dias
dc.subject.por.fl_str_mv Matéria orgânica
protótipo
milho
produtividade
topic Matéria orgânica
protótipo
milho
produtividade
dc.description.none.fl_txt_mv A preocupação com o meio ambiente e com a sustentabilidade no campo leva cada vez mais a pesquisas direcionadas ao desenvolvimento de técnicas de cultivo orgânico e com índices de produtividade próximos aos quais se utiliza de produtos químicos. Uma alternativa viável para a produção orgânica de alimentos se trata da utilização de biofertilizantes, sendo este derivado dos processos de decomposição da matéria orgânica em biodigestores, que se utiliza de dejetos de culturas bovinas, suínas e aviárias para a geração de biogás e de biofertilizante, podendo ser compostas também por matéria orgânica derivada de outras fontes. O biogás é o gás produzido nos biodigestores a partir da digestão anaeróbia. Neste contexto, foi desenvolvido um protótipo de biodigestor para a geração do biogás e do biofertilizante, este projeto foi desenvolvido no Sítio Nossa Senhora Aparecida, localizado no município de Floresta-PR, aproximadamente 3Km do centro do Município de Floresta-PR. Após 30 dias foi realizada a retirada do substrato líquido o qual posteriormente foi destinado a plantações de milho, sendo aplicados de forma manual, em diferentes concentrações 1:100, 1:250, 1:350 e 1:500. Desta forma, espera-se obter índices de produtividade ao qual justifique a utilização dos biofertilizantes na produção do milho e possivelmente como forma viável de manejo no controle de pragas.
description A preocupação com o meio ambiente e com a sustentabilidade no campo leva cada vez mais a pesquisas direcionadas ao desenvolvimento de técnicas de cultivo orgânico e com índices de produtividade próximos aos quais se utiliza de produtos químicos. Uma alternativa viável para a produção orgânica de alimentos se trata da utilização de biofertilizantes, sendo este derivado dos processos de decomposição da matéria orgânica em biodigestores, que se utiliza de dejetos de culturas bovinas, suínas e aviárias para a geração de biogás e de biofertilizante, podendo ser compostas também por matéria orgânica derivada de outras fontes. O biogás é o gás produzido nos biodigestores a partir da digestão anaeróbia. Neste contexto, foi desenvolvido um protótipo de biodigestor para a geração do biogás e do biofertilizante, este projeto foi desenvolvido no Sítio Nossa Senhora Aparecida, localizado no município de Floresta-PR, aproximadamente 3Km do centro do Município de Floresta-PR. Após 30 dias foi realizada a retirada do substrato líquido o qual posteriormente foi destinado a plantações de milho, sendo aplicados de forma manual, em diferentes concentrações 1:100, 1:250, 1:350 e 1:500. Desta forma, espera-se obter índices de produtividade ao qual justifique a utilização dos biofertilizantes na produção do milho e possivelmente como forma viável de manejo no controle de pragas.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-24
2019-08-12T13:32:33Z
2019-08-12T13:32:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1337
identifier_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1337
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unicesumar
publisher.none.fl_str_mv Unicesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948619511300096