AÇÃO DE ÓLEOS ESSENCIAIS SOBRE O VIGOR DA SEMENTE DE TRIGO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: WENNECK, Gustavo Soares
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: SAATH, Reni, ARAÚJO, Larissa Leite de, SÁ, Nathália de Oliveira, SAND, Anne Caroline Araújo, OLIVEIRA, Giovanna Gabriela Ferreira de
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4072
Resumo: O uso de óleos essenciais na agricultura é crescente, com destaque para o controle de pragas e doenças, sendo conhecidos efeitos sobre a germinação de sementes. O presente trabalho teve como objetivo avaliar o efeito dos óleos essenciais (OE’s) de menta, tangerina, copaíba e Ylang- Ylang sobre sementes envelhecidas de trigo. O experimento foi desenvolvido em laboratório, com delineamento inteiramente casualizado, com oito tratamentos (óleos essenciais nas concentrações de 1% e 5%), dois controles (sementes normais e sementes envelhecidas) e três repetições. Foi realizado teste de germinação, índice de velocidade de germinação (IVG) e massa seca de raízes. Na concentração de 5%, óleos essenciais de menta e copaíba inibiram totalmente a germinação, enquanto os óleos de tangerina, copaíba e Ylang- Ylang reduziram de forma significativa. Para os OE’s na concentração de 1%, germinação e IVG das sementes não diferenciou, com exceção ao OE de menta. Das sementes germinadas a massa seca de raiz não apresentou diferenças significativas entre os tratamentos. A intensidade de atividade inibitória do óleo essencial está relacionada à composição do óleo e as concentrações dos seus constituintes.
id UNICESU -1_d3614e603b5c14cd3147497fd0778205
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/4072
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling AÇÃO DE ÓLEOS ESSENCIAIS SOBRE O VIGOR DA SEMENTE DE TRIGOGerminaçãoProdutos alternativosefeitos secundáriosO uso de óleos essenciais na agricultura é crescente, com destaque para o controle de pragas e doenças, sendo conhecidos efeitos sobre a germinação de sementes. O presente trabalho teve como objetivo avaliar o efeito dos óleos essenciais (OE’s) de menta, tangerina, copaíba e Ylang- Ylang sobre sementes envelhecidas de trigo. O experimento foi desenvolvido em laboratório, com delineamento inteiramente casualizado, com oito tratamentos (óleos essenciais nas concentrações de 1% e 5%), dois controles (sementes normais e sementes envelhecidas) e três repetições. Foi realizado teste de germinação, índice de velocidade de germinação (IVG) e massa seca de raízes. Na concentração de 5%, óleos essenciais de menta e copaíba inibiram totalmente a germinação, enquanto os óleos de tangerina, copaíba e Ylang- Ylang reduziram de forma significativa. Para os OE’s na concentração de 1%, germinação e IVG das sementes não diferenciou, com exceção ao OE de menta. Das sementes germinadas a massa seca de raiz não apresentou diferenças significativas entre os tratamentos. A intensidade de atividade inibitória do óleo essencial está relacionada à composição do óleo e as concentrações dos seus constituintes.UniCesumar2020-01-10T13:55:21Z2020-01-10T13:55:21Z2019-10-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-1960-5http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4072otherWENNECK, Gustavo SoaresSAATH, ReniARAÚJO, Larissa Leite deSÁ, Nathália de OliveiraSAND, Anne Caroline AraújoOLIVEIRA, Giovanna Gabriela Ferreira dereponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T16:54:21Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 16:54:24.486Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv AÇÃO DE ÓLEOS ESSENCIAIS SOBRE O VIGOR DA SEMENTE DE TRIGO
title AÇÃO DE ÓLEOS ESSENCIAIS SOBRE O VIGOR DA SEMENTE DE TRIGO
spellingShingle AÇÃO DE ÓLEOS ESSENCIAIS SOBRE O VIGOR DA SEMENTE DE TRIGO
WENNECK, Gustavo Soares
Germinação
Produtos alternativos
efeitos secundários
title_short AÇÃO DE ÓLEOS ESSENCIAIS SOBRE O VIGOR DA SEMENTE DE TRIGO
title_full AÇÃO DE ÓLEOS ESSENCIAIS SOBRE O VIGOR DA SEMENTE DE TRIGO
title_fullStr AÇÃO DE ÓLEOS ESSENCIAIS SOBRE O VIGOR DA SEMENTE DE TRIGO
title_full_unstemmed AÇÃO DE ÓLEOS ESSENCIAIS SOBRE O VIGOR DA SEMENTE DE TRIGO
title_sort AÇÃO DE ÓLEOS ESSENCIAIS SOBRE O VIGOR DA SEMENTE DE TRIGO
author WENNECK, Gustavo Soares
author_facet WENNECK, Gustavo Soares
SAATH, Reni
ARAÚJO, Larissa Leite de
SÁ, Nathália de Oliveira
SAND, Anne Caroline Araújo
OLIVEIRA, Giovanna Gabriela Ferreira de
author_role author
author2 SAATH, Reni
ARAÚJO, Larissa Leite de
SÁ, Nathália de Oliveira
SAND, Anne Caroline Araújo
OLIVEIRA, Giovanna Gabriela Ferreira de
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv WENNECK, Gustavo Soares
SAATH, Reni
ARAÚJO, Larissa Leite de
SÁ, Nathália de Oliveira
SAND, Anne Caroline Araújo
OLIVEIRA, Giovanna Gabriela Ferreira de
dc.subject.por.fl_str_mv Germinação
Produtos alternativos
efeitos secundários
topic Germinação
Produtos alternativos
efeitos secundários
dc.description.none.fl_txt_mv O uso de óleos essenciais na agricultura é crescente, com destaque para o controle de pragas e doenças, sendo conhecidos efeitos sobre a germinação de sementes. O presente trabalho teve como objetivo avaliar o efeito dos óleos essenciais (OE’s) de menta, tangerina, copaíba e Ylang- Ylang sobre sementes envelhecidas de trigo. O experimento foi desenvolvido em laboratório, com delineamento inteiramente casualizado, com oito tratamentos (óleos essenciais nas concentrações de 1% e 5%), dois controles (sementes normais e sementes envelhecidas) e três repetições. Foi realizado teste de germinação, índice de velocidade de germinação (IVG) e massa seca de raízes. Na concentração de 5%, óleos essenciais de menta e copaíba inibiram totalmente a germinação, enquanto os óleos de tangerina, copaíba e Ylang- Ylang reduziram de forma significativa. Para os OE’s na concentração de 1%, germinação e IVG das sementes não diferenciou, com exceção ao OE de menta. Das sementes germinadas a massa seca de raiz não apresentou diferenças significativas entre os tratamentos. A intensidade de atividade inibitória do óleo essencial está relacionada à composição do óleo e as concentrações dos seus constituintes.
description O uso de óleos essenciais na agricultura é crescente, com destaque para o controle de pragas e doenças, sendo conhecidos efeitos sobre a germinação de sementes. O presente trabalho teve como objetivo avaliar o efeito dos óleos essenciais (OE’s) de menta, tangerina, copaíba e Ylang- Ylang sobre sementes envelhecidas de trigo. O experimento foi desenvolvido em laboratório, com delineamento inteiramente casualizado, com oito tratamentos (óleos essenciais nas concentrações de 1% e 5%), dois controles (sementes normais e sementes envelhecidas) e três repetições. Foi realizado teste de germinação, índice de velocidade de germinação (IVG) e massa seca de raízes. Na concentração de 5%, óleos essenciais de menta e copaíba inibiram totalmente a germinação, enquanto os óleos de tangerina, copaíba e Ylang- Ylang reduziram de forma significativa. Para os OE’s na concentração de 1%, germinação e IVG das sementes não diferenciou, com exceção ao OE de menta. Das sementes germinadas a massa seca de raiz não apresentou diferenças significativas entre os tratamentos. A intensidade de atividade inibitória do óleo essencial está relacionada à composição do óleo e as concentrações dos seus constituintes.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-30
2020-01-10T13:55:21Z
2020-01-10T13:55:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-1960-5
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4072
identifier_str_mv 978-85-459-1960-5
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4072
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948593082990592