INÍCIO DA PERSONALIDADE, NASCITURO E DIREITOS DECORRENTES NA LEGISLAÇÃO BRASILEIRA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Sheila Oliveira Pires de
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Soares, Marcelo Negri
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1420
Resumo: Ao longo dos anos as leis que envolvem os direitos do nascituro vêm sendo discutidas e interpretadas. A personalidade jurídica da pessoa natural no Brasil vem sendo abordada, na tentativa de identificar quando ela se inicia, se é ou não garantido ao nascituro os direitos, bem como seus efeitos no nosso ordenamento jurídico. Esta pesquisa tem o objetivo de analisar a aplicação prática da doutrina referente ao início da vida nos dias atuais, identificar por meio de um levantamento histórico e bibliográfico, o conceito sobre início da personalidade humana, identificar doutrinas e leis brasileiras que regem suas garantias, e respostas referente a personalidade jurídica e os direitos do nascituro dentro do ordenamento técnico jurídico, identificar como são defendidos em juízo os direitos do nascituro, levantar contradições referente os direitos recorrentes, por meio de pesquisa bibliográfica. A conclusão que esperasse alcançar sobre o assunto diante das opiniões e experiências a serem coletadas serão a de que, mesmo com a mudança em nosso Código Civil nos artigos onde mencionava todo “homem” e agora sim toda “pessoa”, ainda existem muitos conflitos referentes ao conceito sobre o início da vida. Não podendo negar os avanços tecnológicos e da medicina, que hoje permitem o acesso ao ser que está sendo gerado no ventre materno antes de seu nascimento. E assim, podendo constatar antes do nascimento a existência da vida, algo que, na época da criação do Código Civil 1916 seria inviável, levando assim ao acompanhamento do ordenamento jurídico sobre o avanço da sociedade.
id UNICESU -1_d431fe437d9e4717b822cc223c0293a3
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/1420
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling INÍCIO DA PERSONALIDADE, NASCITURO E DIREITOS DECORRENTES NA LEGISLAÇÃO BRASILEIRANascituropersonalidade jurídicateoria da personalidadeAo longo dos anos as leis que envolvem os direitos do nascituro vêm sendo discutidas e interpretadas. A personalidade jurídica da pessoa natural no Brasil vem sendo abordada, na tentativa de identificar quando ela se inicia, se é ou não garantido ao nascituro os direitos, bem como seus efeitos no nosso ordenamento jurídico. Esta pesquisa tem o objetivo de analisar a aplicação prática da doutrina referente ao início da vida nos dias atuais, identificar por meio de um levantamento histórico e bibliográfico, o conceito sobre início da personalidade humana, identificar doutrinas e leis brasileiras que regem suas garantias, e respostas referente a personalidade jurídica e os direitos do nascituro dentro do ordenamento técnico jurídico, identificar como são defendidos em juízo os direitos do nascituro, levantar contradições referente os direitos recorrentes, por meio de pesquisa bibliográfica. A conclusão que esperasse alcançar sobre o assunto diante das opiniões e experiências a serem coletadas serão a de que, mesmo com a mudança em nosso Código Civil nos artigos onde mencionava todo “homem” e agora sim toda “pessoa”, ainda existem muitos conflitos referentes ao conceito sobre o início da vida. Não podendo negar os avanços tecnológicos e da medicina, que hoje permitem o acesso ao ser que está sendo gerado no ventre materno antes de seu nascimento. E assim, podendo constatar antes do nascimento a existência da vida, algo que, na época da criação do Código Civil 1916 seria inviável, levando assim ao acompanhamento do ordenamento jurídico sobre o avanço da sociedade.Unicesumar2019-08-12T20:10:24Z2019-08-12T20:10:24Z2017-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-0773-22594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1420otherLima, Sheila Oliveira Pires deSoares, Marcelo Negrireponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T16:53:29Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 16:53:39.511Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv INÍCIO DA PERSONALIDADE, NASCITURO E DIREITOS DECORRENTES NA LEGISLAÇÃO BRASILEIRA
title INÍCIO DA PERSONALIDADE, NASCITURO E DIREITOS DECORRENTES NA LEGISLAÇÃO BRASILEIRA
spellingShingle INÍCIO DA PERSONALIDADE, NASCITURO E DIREITOS DECORRENTES NA LEGISLAÇÃO BRASILEIRA
Lima, Sheila Oliveira Pires de
Nascituro
personalidade jurídica
teoria da personalidade
title_short INÍCIO DA PERSONALIDADE, NASCITURO E DIREITOS DECORRENTES NA LEGISLAÇÃO BRASILEIRA
title_full INÍCIO DA PERSONALIDADE, NASCITURO E DIREITOS DECORRENTES NA LEGISLAÇÃO BRASILEIRA
title_fullStr INÍCIO DA PERSONALIDADE, NASCITURO E DIREITOS DECORRENTES NA LEGISLAÇÃO BRASILEIRA
title_full_unstemmed INÍCIO DA PERSONALIDADE, NASCITURO E DIREITOS DECORRENTES NA LEGISLAÇÃO BRASILEIRA
title_sort INÍCIO DA PERSONALIDADE, NASCITURO E DIREITOS DECORRENTES NA LEGISLAÇÃO BRASILEIRA
author Lima, Sheila Oliveira Pires de
author_facet Lima, Sheila Oliveira Pires de
Soares, Marcelo Negri
author_role author
author2 Soares, Marcelo Negri
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Sheila Oliveira Pires de
Soares, Marcelo Negri
dc.subject.por.fl_str_mv Nascituro
personalidade jurídica
teoria da personalidade
topic Nascituro
personalidade jurídica
teoria da personalidade
dc.description.none.fl_txt_mv Ao longo dos anos as leis que envolvem os direitos do nascituro vêm sendo discutidas e interpretadas. A personalidade jurídica da pessoa natural no Brasil vem sendo abordada, na tentativa de identificar quando ela se inicia, se é ou não garantido ao nascituro os direitos, bem como seus efeitos no nosso ordenamento jurídico. Esta pesquisa tem o objetivo de analisar a aplicação prática da doutrina referente ao início da vida nos dias atuais, identificar por meio de um levantamento histórico e bibliográfico, o conceito sobre início da personalidade humana, identificar doutrinas e leis brasileiras que regem suas garantias, e respostas referente a personalidade jurídica e os direitos do nascituro dentro do ordenamento técnico jurídico, identificar como são defendidos em juízo os direitos do nascituro, levantar contradições referente os direitos recorrentes, por meio de pesquisa bibliográfica. A conclusão que esperasse alcançar sobre o assunto diante das opiniões e experiências a serem coletadas serão a de que, mesmo com a mudança em nosso Código Civil nos artigos onde mencionava todo “homem” e agora sim toda “pessoa”, ainda existem muitos conflitos referentes ao conceito sobre o início da vida. Não podendo negar os avanços tecnológicos e da medicina, que hoje permitem o acesso ao ser que está sendo gerado no ventre materno antes de seu nascimento. E assim, podendo constatar antes do nascimento a existência da vida, algo que, na época da criação do Código Civil 1916 seria inviável, levando assim ao acompanhamento do ordenamento jurídico sobre o avanço da sociedade.
description Ao longo dos anos as leis que envolvem os direitos do nascituro vêm sendo discutidas e interpretadas. A personalidade jurídica da pessoa natural no Brasil vem sendo abordada, na tentativa de identificar quando ela se inicia, se é ou não garantido ao nascituro os direitos, bem como seus efeitos no nosso ordenamento jurídico. Esta pesquisa tem o objetivo de analisar a aplicação prática da doutrina referente ao início da vida nos dias atuais, identificar por meio de um levantamento histórico e bibliográfico, o conceito sobre início da personalidade humana, identificar doutrinas e leis brasileiras que regem suas garantias, e respostas referente a personalidade jurídica e os direitos do nascituro dentro do ordenamento técnico jurídico, identificar como são defendidos em juízo os direitos do nascituro, levantar contradições referente os direitos recorrentes, por meio de pesquisa bibliográfica. A conclusão que esperasse alcançar sobre o assunto diante das opiniões e experiências a serem coletadas serão a de que, mesmo com a mudança em nosso Código Civil nos artigos onde mencionava todo “homem” e agora sim toda “pessoa”, ainda existem muitos conflitos referentes ao conceito sobre o início da vida. Não podendo negar os avanços tecnológicos e da medicina, que hoje permitem o acesso ao ser que está sendo gerado no ventre materno antes de seu nascimento. E assim, podendo constatar antes do nascimento a existência da vida, algo que, na época da criação do Código Civil 1916 seria inviável, levando assim ao acompanhamento do ordenamento jurídico sobre o avanço da sociedade.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-24
2019-08-12T20:10:24Z
2019-08-12T20:10:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1420
identifier_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1420
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unicesumar
publisher.none.fl_str_mv Unicesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948588027805696