VACINAR OU NÃO? PERCEPÇÃO E CONHECIMENTO ENTRE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LOPES, Jhonatan Gabriel de Paula
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: MANOEL, Camila Monique da Cruz, COGO, Juliana
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3829
Resumo: O avanço de pessoas contrárias a vacinação tem se tornado um grave problema de saúde pública, pois não há meio mais eficiente e seguro de controlar e erradicar doenças infecciosas do que as vacinas. No Brasil,o Programa Nacional de imunizações (PNI) tem promovido a imunização de todos os brasileiros, independente da classe econômica tanto em postos de saúde, quanto em locais de difícil acesso, distribuindo a vacinas de excelente qualidade de forma gratuita para as principais doenças infecciosas. Com este programa, muitas doenças como a poliomielite foram erradicadas. Contudo, dados recentes indicam uma redução significativa na cobertura vacinal, a exemplo da poliomielite, que até 2015 tinha uma cobertura de 98- 100% e que apresentou uma redução de 21,2% da cobertura em 2017. Dentro desse contexto, este trabalho tem como objetivo avaliar a percepção, aceitação e conhecimento de estudantes universitários a respeito das vacinas utilizando- se de um questionário online de autoria própria, com o intuito de conhecer os principais motivos que têm levado as pessoas serem contra e recusarem a vacinação, além de obter uma perspectiva sobre a atual e futura situação da cobertura de vacinas.Acreditamos que através dessa pesquisa, estimularemos o envolvimento de órgãos reguladores, a comunidade científica e profissionais da área da saúde para estudos mais aprofundados com dados epidemiológicos atuais sobre as vacinas, principalmente para que se crie e aperfeiçoe ações voltadas para a conscientização da importância da vacinação, com o intuito de aumentar a cobertura de vacinas e reduzir a incidência de enfermidades.
id UNICESU -1_d4f078d49961c81a0a28ab2db5e4ca58
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/3829
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling VACINAR OU NÃO? PERCEPÇÃO E CONHECIMENTO ENTRE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOSErradicação de doençasImunizaçãoPrevenção primária de doençasVacinaçãoO avanço de pessoas contrárias a vacinação tem se tornado um grave problema de saúde pública, pois não há meio mais eficiente e seguro de controlar e erradicar doenças infecciosas do que as vacinas. No Brasil,o Programa Nacional de imunizações (PNI) tem promovido a imunização de todos os brasileiros, independente da classe econômica tanto em postos de saúde, quanto em locais de difícil acesso, distribuindo a vacinas de excelente qualidade de forma gratuita para as principais doenças infecciosas. Com este programa, muitas doenças como a poliomielite foram erradicadas. Contudo, dados recentes indicam uma redução significativa na cobertura vacinal, a exemplo da poliomielite, que até 2015 tinha uma cobertura de 98- 100% e que apresentou uma redução de 21,2% da cobertura em 2017. Dentro desse contexto, este trabalho tem como objetivo avaliar a percepção, aceitação e conhecimento de estudantes universitários a respeito das vacinas utilizando- se de um questionário online de autoria própria, com o intuito de conhecer os principais motivos que têm levado as pessoas serem contra e recusarem a vacinação, além de obter uma perspectiva sobre a atual e futura situação da cobertura de vacinas.Acreditamos que através dessa pesquisa, estimularemos o envolvimento de órgãos reguladores, a comunidade científica e profissionais da área da saúde para estudos mais aprofundados com dados epidemiológicos atuais sobre as vacinas, principalmente para que se crie e aperfeiçoe ações voltadas para a conscientização da importância da vacinação, com o intuito de aumentar a cobertura de vacinas e reduzir a incidência de enfermidades.UniCesumar2020-01-06T17:16:55Z2020-01-06T17:16:55Z2019-10-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-1960-5http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3829otherLOPES, Jhonatan Gabriel de PaulaMANOEL, Camila Monique da CruzCOGO, Julianareponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T16:52:00Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 16:52:05.524Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv VACINAR OU NÃO? PERCEPÇÃO E CONHECIMENTO ENTRE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS
title VACINAR OU NÃO? PERCEPÇÃO E CONHECIMENTO ENTRE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS
spellingShingle VACINAR OU NÃO? PERCEPÇÃO E CONHECIMENTO ENTRE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS
LOPES, Jhonatan Gabriel de Paula
Erradicação de doenças
Imunização
Prevenção primária de doenças
Vacinação
title_short VACINAR OU NÃO? PERCEPÇÃO E CONHECIMENTO ENTRE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS
title_full VACINAR OU NÃO? PERCEPÇÃO E CONHECIMENTO ENTRE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS
title_fullStr VACINAR OU NÃO? PERCEPÇÃO E CONHECIMENTO ENTRE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS
title_full_unstemmed VACINAR OU NÃO? PERCEPÇÃO E CONHECIMENTO ENTRE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS
title_sort VACINAR OU NÃO? PERCEPÇÃO E CONHECIMENTO ENTRE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS
author LOPES, Jhonatan Gabriel de Paula
author_facet LOPES, Jhonatan Gabriel de Paula
MANOEL, Camila Monique da Cruz
COGO, Juliana
author_role author
author2 MANOEL, Camila Monique da Cruz
COGO, Juliana
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv LOPES, Jhonatan Gabriel de Paula
MANOEL, Camila Monique da Cruz
COGO, Juliana
dc.subject.por.fl_str_mv Erradicação de doenças
Imunização
Prevenção primária de doenças
Vacinação
topic Erradicação de doenças
Imunização
Prevenção primária de doenças
Vacinação
dc.description.none.fl_txt_mv O avanço de pessoas contrárias a vacinação tem se tornado um grave problema de saúde pública, pois não há meio mais eficiente e seguro de controlar e erradicar doenças infecciosas do que as vacinas. No Brasil,o Programa Nacional de imunizações (PNI) tem promovido a imunização de todos os brasileiros, independente da classe econômica tanto em postos de saúde, quanto em locais de difícil acesso, distribuindo a vacinas de excelente qualidade de forma gratuita para as principais doenças infecciosas. Com este programa, muitas doenças como a poliomielite foram erradicadas. Contudo, dados recentes indicam uma redução significativa na cobertura vacinal, a exemplo da poliomielite, que até 2015 tinha uma cobertura de 98- 100% e que apresentou uma redução de 21,2% da cobertura em 2017. Dentro desse contexto, este trabalho tem como objetivo avaliar a percepção, aceitação e conhecimento de estudantes universitários a respeito das vacinas utilizando- se de um questionário online de autoria própria, com o intuito de conhecer os principais motivos que têm levado as pessoas serem contra e recusarem a vacinação, além de obter uma perspectiva sobre a atual e futura situação da cobertura de vacinas.Acreditamos que através dessa pesquisa, estimularemos o envolvimento de órgãos reguladores, a comunidade científica e profissionais da área da saúde para estudos mais aprofundados com dados epidemiológicos atuais sobre as vacinas, principalmente para que se crie e aperfeiçoe ações voltadas para a conscientização da importância da vacinação, com o intuito de aumentar a cobertura de vacinas e reduzir a incidência de enfermidades.
description O avanço de pessoas contrárias a vacinação tem se tornado um grave problema de saúde pública, pois não há meio mais eficiente e seguro de controlar e erradicar doenças infecciosas do que as vacinas. No Brasil,o Programa Nacional de imunizações (PNI) tem promovido a imunização de todos os brasileiros, independente da classe econômica tanto em postos de saúde, quanto em locais de difícil acesso, distribuindo a vacinas de excelente qualidade de forma gratuita para as principais doenças infecciosas. Com este programa, muitas doenças como a poliomielite foram erradicadas. Contudo, dados recentes indicam uma redução significativa na cobertura vacinal, a exemplo da poliomielite, que até 2015 tinha uma cobertura de 98- 100% e que apresentou uma redução de 21,2% da cobertura em 2017. Dentro desse contexto, este trabalho tem como objetivo avaliar a percepção, aceitação e conhecimento de estudantes universitários a respeito das vacinas utilizando- se de um questionário online de autoria própria, com o intuito de conhecer os principais motivos que têm levado as pessoas serem contra e recusarem a vacinação, além de obter uma perspectiva sobre a atual e futura situação da cobertura de vacinas.Acreditamos que através dessa pesquisa, estimularemos o envolvimento de órgãos reguladores, a comunidade científica e profissionais da área da saúde para estudos mais aprofundados com dados epidemiológicos atuais sobre as vacinas, principalmente para que se crie e aperfeiçoe ações voltadas para a conscientização da importância da vacinação, com o intuito de aumentar a cobertura de vacinas e reduzir a incidência de enfermidades.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-30
2020-01-06T17:16:55Z
2020-01-06T17:16:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-1960-5
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3829
identifier_str_mv 978-85-459-1960-5
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3829
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948580116299776