O DISCURSSO ACERCA DA SEXUALIDADE NOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS: NORMATIZAÇÃO A SERVIÇO DA CONTEÇÃO DA SEXUALIDADE
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Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6540 |
Resumo: | Para o Parâmetro Curricular Nacional (PCN) que enfoca a orientação sexual, a escola deve introduzir e transmitir um conhecimento planejado, organizado e sistematizado multidisciplinarmente a fim de ampliar as informações da criança acerca da sexualidade. Nesse sentido, o documento afirma que as disciplinas de Educação Física e Ciências oferecem temática e ambiente propícios a consecução da proposta. Partindo destes pressupostos, o objetivo deste trabalho é de traçar uma discussão que analise as propostas contidas nos PCNs de Orientação Sexual, Educação Física e Ciências, sua possível inter-relação e concretização. Para que se alcancem os objetivos, utilizar-se-á como metodologia a análise do discurso, com ênfase nas relações de poder em torno da sexualidade, instituídas no campo escolar. Ante o exposto, concluí-se que os PCNs analisados procuram, pela colocação da sexualidade em discurso, fomentar uma forma sutil de controle sobre os indivíduos, utilizando-se de mecanismos e práticas que visam produzir sujeitos autodisciplinados, no que se refere a sua individualidade sexual. |
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O DISCURSSO ACERCA DA SEXUALIDADE NOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS: NORMATIZAÇÃO A SERVIÇO DA CONTEÇÃO DA SEXUALIDADEParâmetros curriculares nacionaisOrientação sexualEducaçãoPara o Parâmetro Curricular Nacional (PCN) que enfoca a orientação sexual, a escola deve introduzir e transmitir um conhecimento planejado, organizado e sistematizado multidisciplinarmente a fim de ampliar as informações da criança acerca da sexualidade. Nesse sentido, o documento afirma que as disciplinas de Educação Física e Ciências oferecem temática e ambiente propícios a consecução da proposta. Partindo destes pressupostos, o objetivo deste trabalho é de traçar uma discussão que analise as propostas contidas nos PCNs de Orientação Sexual, Educação Física e Ciências, sua possível inter-relação e concretização. Para que se alcancem os objetivos, utilizar-se-á como metodologia a análise do discurso, com ênfase nas relações de poder em torno da sexualidade, instituídas no campo escolar. Ante o exposto, concluí-se que os PCNs analisados procuram, pela colocação da sexualidade em discurso, fomentar uma forma sutil de controle sobre os indivíduos, utilizando-se de mecanismos e práticas que visam produzir sujeitos autodisciplinados, no que se refere a sua individualidade sexual.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2021-01-21T11:08:27Z2007-10-232021-01-21T11:08:27Z2007-10-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf9788561091002http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6540porCHIMITI, Dayenne KarolineBRAGA, Eliane Rose MaioGALLO, Alexinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2021-01-22T06:01:59ZRepositório InstitucionalPRI |
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