O DISCURSSO ACERCA DA SEXUALIDADE NOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS: NORMATIZAÇÃO A SERVIÇO DA CONTEÇÃO DA SEXUALIDADE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CHIMITI, Dayenne Karoline
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: BRAGA, Eliane Rose Maio, GALLO, Alex
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6540
Resumo: Para o Parâmetro Curricular Nacional (PCN) que enfoca a orientação sexual, a escola deve introduzir e transmitir um conhecimento planejado, organizado e sistematizado multidisciplinarmente a fim de ampliar as informações da criança acerca da sexualidade. Nesse sentido, o documento afirma que as disciplinas de Educação Física e Ciências oferecem temática e ambiente propícios a consecução da proposta. Partindo destes pressupostos, o objetivo deste trabalho é de traçar uma discussão que analise as propostas contidas nos PCNs de Orientação Sexual, Educação Física e Ciências, sua possível inter-relação e concretização. Para que se alcancem os objetivos, utilizar-se-á como metodologia a análise do discurso, com ênfase nas relações de poder em torno da sexualidade, instituídas no campo escolar. Ante o exposto, concluí-se que os PCNs analisados procuram, pela colocação da sexualidade em discurso, fomentar uma forma sutil de controle sobre os indivíduos, utilizando-se de mecanismos e práticas que visam produzir sujeitos autodisciplinados, no que se refere a sua individualidade sexual.
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