ABORDAGEM TERAPÊUTICA EDUCACIONAL PARA ESTRUTURA DO ENSINO POR TENTATIVAS DISCRETAS DIRECIONADO A CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4154 |
Resumo: | Crianças com transtorno do espectro autista (TEA) demonstram pouca afetividade, prejuízos na comunicação, na linguagem e na imaginação, consequentemente surge a necessidade de preparar os professores para auxiliar esses alunos em seu desenvolvimento escolar, assim, através do ensino por tentativas discretas (DTT) é possível obter maior independência da criança, o qual evidencia-se por ensinar novas habilidades dividindo sequências complicadas de aprendizado em pequenos passos com consequências reforçadoras. Esta pesquisa tem como objetivo descrever sobre a abordagem terapêutica educacional por tentativas discretas (DTT) e relatar sobre sua eficácia quando utilizada no contexto escolar com crianças autistas. A metodologia utilizada será descritiva, qualitativa com procedimento técnico de pesquisa bibliográfica em livros e artigos sobre o tema. |
id |
UNICESU -1_daf929cf0c143fcec430e664a30651c9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/4154 |
network_acronym_str |
UNICESU -1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
repository_id_str |
|
spelling |
ABORDAGEM TERAPÊUTICA EDUCACIONAL PARA ESTRUTURA DO ENSINO POR TENTATIVAS DISCRETAS DIRECIONADO A CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTAAnálise aplicada do comportamento (ABA)AprendizagemPossibilidadesCrianças com transtorno do espectro autista (TEA) demonstram pouca afetividade, prejuízos na comunicação, na linguagem e na imaginação, consequentemente surge a necessidade de preparar os professores para auxiliar esses alunos em seu desenvolvimento escolar, assim, através do ensino por tentativas discretas (DTT) é possível obter maior independência da criança, o qual evidencia-se por ensinar novas habilidades dividindo sequências complicadas de aprendizado em pequenos passos com consequências reforçadoras. Esta pesquisa tem como objetivo descrever sobre a abordagem terapêutica educacional por tentativas discretas (DTT) e relatar sobre sua eficácia quando utilizada no contexto escolar com crianças autistas. A metodologia utilizada será descritiva, qualitativa com procedimento técnico de pesquisa bibliográfica em livros e artigos sobre o tema.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2020-01-13T11:48:40Z2020-01-13T11:48:40Z2019-10-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-1960-52594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4154porSILVA, Ana Maria Schulli dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T20:27:12ZRepositório InstitucionalPRI |
dc.title.none.fl_str_mv |
ABORDAGEM TERAPÊUTICA EDUCACIONAL PARA ESTRUTURA DO ENSINO POR TENTATIVAS DISCRETAS DIRECIONADO A CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA |
title |
ABORDAGEM TERAPÊUTICA EDUCACIONAL PARA ESTRUTURA DO ENSINO POR TENTATIVAS DISCRETAS DIRECIONADO A CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA |
spellingShingle |
ABORDAGEM TERAPÊUTICA EDUCACIONAL PARA ESTRUTURA DO ENSINO POR TENTATIVAS DISCRETAS DIRECIONADO A CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA SILVA, Ana Maria Schulli da Análise aplicada do comportamento (ABA) Aprendizagem Possibilidades |
title_short |
ABORDAGEM TERAPÊUTICA EDUCACIONAL PARA ESTRUTURA DO ENSINO POR TENTATIVAS DISCRETAS DIRECIONADO A CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA |
title_full |
ABORDAGEM TERAPÊUTICA EDUCACIONAL PARA ESTRUTURA DO ENSINO POR TENTATIVAS DISCRETAS DIRECIONADO A CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA |
title_fullStr |
ABORDAGEM TERAPÊUTICA EDUCACIONAL PARA ESTRUTURA DO ENSINO POR TENTATIVAS DISCRETAS DIRECIONADO A CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA |
title_full_unstemmed |
ABORDAGEM TERAPÊUTICA EDUCACIONAL PARA ESTRUTURA DO ENSINO POR TENTATIVAS DISCRETAS DIRECIONADO A CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA |
title_sort |
ABORDAGEM TERAPÊUTICA EDUCACIONAL PARA ESTRUTURA DO ENSINO POR TENTATIVAS DISCRETAS DIRECIONADO A CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA |
author |
SILVA, Ana Maria Schulli da |
author_facet |
SILVA, Ana Maria Schulli da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SILVA, Ana Maria Schulli da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Análise aplicada do comportamento (ABA) Aprendizagem Possibilidades |
topic |
Análise aplicada do comportamento (ABA) Aprendizagem Possibilidades |
description |
Crianças com transtorno do espectro autista (TEA) demonstram pouca afetividade, prejuízos na comunicação, na linguagem e na imaginação, consequentemente surge a necessidade de preparar os professores para auxiliar esses alunos em seu desenvolvimento escolar, assim, através do ensino por tentativas discretas (DTT) é possível obter maior independência da criança, o qual evidencia-se por ensinar novas habilidades dividindo sequências complicadas de aprendizado em pequenos passos com consequências reforçadoras. Esta pesquisa tem como objetivo descrever sobre a abordagem terapêutica educacional por tentativas discretas (DTT) e relatar sobre sua eficácia quando utilizada no contexto escolar com crianças autistas. A metodologia utilizada será descritiva, qualitativa com procedimento técnico de pesquisa bibliográfica em livros e artigos sobre o tema. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-10-30 2020-01-13T11:48:40Z 2020-01-13T11:48:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-459-1960-5 2594-4991 http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4154 |
identifier_str_mv |
978-85-459-1960-5 2594-4991 |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4154 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) instacron:UniCesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1747771951287369728 |