PRÁTICA DO ESTÁGIO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SEMENSATI, Ana Paula
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6972
Resumo: Este trabalho foi desenvolvido durante a prática obrigatória do Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa, realizado numa 7ª. Série do Ensino Fundamental de uma escola pública da rede de ensino do município de Maringá. O presente trabalho objetiva demonstrar que a prática da regência é de suma importância tanto para o estagiário como para os próprios alunos que participaram desta atividade, pois constitui o momento em que o estagiário assume o papel de educador, colocando em prática todo o seu conhecimento e vivenciando de perto a realidade da sala de aula. Para o aluno-participante figura como uma novidade que estimula sua participação. Para a prática do estágio, foram utilizados os parâmetros curriculares do ensino fundamental, livros didáticos, internet, gibis e cartaz, que serviram de apoio para o embasamento teórico e para planejamento das aulas. O conteúdo desenvolvido na regência foi escolhido pela professora regente e organizado sob a orientação do professor supervisor de estágio. A estagiária apresentou para os alunos o conceito de tiras de gibis, leitura temática, interpretação e produção textual e os elementos da narrativa. A primeira leitura foi mostrada através de cartaz com algumas tiras da turma da Mônica, e logo após a interpretação destas, os alunos criaram uma tira utilizando própria imaginação. Em seguida foi apresentado um texto em forma de quadrinhos do personagem Calvin, como preparação para a temática a ser trabalhada através do texto narrativo da Ana Maria Machado. Após a leitura, interpretação e compreensão deste texto, foram apresentados os elementos da narrativa, onde os alunos tiveram que localizá-los no texto. A avaliação da aprendizagem realizou-se no último dia da regência, onde foi verificado se os alunos seriam capazes de seguir o tema trabalhado em sala de aula, usar de forma correta os elementos da narrativa, através da produção de um texto narrativo. Chegou-se a conclusão que os alunos tiveram uma participação efetiva na realização das atividades propostas e conseguiram compreender o conceito da forma textual em tiras, bem como as atividades de leitura, interpretação e compreensão textual. Foi possível observar também que a maioria dos alunos conseguiu produzir um texto apresentando os elementos da narrativa, e tudo isso é muito gratificante e motivador para o estagiário que está iniciando sua carreira profissional.
id UNICESU -1_de47c31546fbddc94b9c4f49167723ce
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/6972
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling PRÁTICA DO ESTÁGIO DO ENSINO FUNDAMENTALLeituraInterpretaçãoProdução textualEste trabalho foi desenvolvido durante a prática obrigatória do Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa, realizado numa 7ª. Série do Ensino Fundamental de uma escola pública da rede de ensino do município de Maringá. O presente trabalho objetiva demonstrar que a prática da regência é de suma importância tanto para o estagiário como para os próprios alunos que participaram desta atividade, pois constitui o momento em que o estagiário assume o papel de educador, colocando em prática todo o seu conhecimento e vivenciando de perto a realidade da sala de aula. Para o aluno-participante figura como uma novidade que estimula sua participação. Para a prática do estágio, foram utilizados os parâmetros curriculares do ensino fundamental, livros didáticos, internet, gibis e cartaz, que serviram de apoio para o embasamento teórico e para planejamento das aulas. O conteúdo desenvolvido na regência foi escolhido pela professora regente e organizado sob a orientação do professor supervisor de estágio. A estagiária apresentou para os alunos o conceito de tiras de gibis, leitura temática, interpretação e produção textual e os elementos da narrativa. A primeira leitura foi mostrada através de cartaz com algumas tiras da turma da Mônica, e logo após a interpretação destas, os alunos criaram uma tira utilizando própria imaginação. Em seguida foi apresentado um texto em forma de quadrinhos do personagem Calvin, como preparação para a temática a ser trabalhada através do texto narrativo da Ana Maria Machado. Após a leitura, interpretação e compreensão deste texto, foram apresentados os elementos da narrativa, onde os alunos tiveram que localizá-los no texto. A avaliação da aprendizagem realizou-se no último dia da regência, onde foi verificado se os alunos seriam capazes de seguir o tema trabalhado em sala de aula, usar de forma correta os elementos da narrativa, através da produção de um texto narrativo. Chegou-se a conclusão que os alunos tiveram uma participação efetiva na realização das atividades propostas e conseguiram compreender o conceito da forma textual em tiras, bem como as atividades de leitura, interpretação e compreensão textual. Foi possível observar também que a maioria dos alunos conseguiu produzir um texto apresentando os elementos da narrativa, e tudo isso é muito gratificante e motivador para o estagiário que está iniciando sua carreira profissional.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2021-01-29T19:01:16Z2005-10-192021-01-29T19:01:16Z2005-10-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6972porSEMENSATI, Ana Paulainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2021-01-30T06:01:50ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv PRÁTICA DO ESTÁGIO DO ENSINO FUNDAMENTAL
title PRÁTICA DO ESTÁGIO DO ENSINO FUNDAMENTAL
spellingShingle PRÁTICA DO ESTÁGIO DO ENSINO FUNDAMENTAL
SEMENSATI, Ana Paula
Leitura
Interpretação
Produção textual
title_short PRÁTICA DO ESTÁGIO DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_full PRÁTICA DO ESTÁGIO DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_fullStr PRÁTICA DO ESTÁGIO DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_full_unstemmed PRÁTICA DO ESTÁGIO DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_sort PRÁTICA DO ESTÁGIO DO ENSINO FUNDAMENTAL
author SEMENSATI, Ana Paula
author_facet SEMENSATI, Ana Paula
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SEMENSATI, Ana Paula
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Interpretação
Produção textual
topic Leitura
Interpretação
Produção textual
description Este trabalho foi desenvolvido durante a prática obrigatória do Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa, realizado numa 7ª. Série do Ensino Fundamental de uma escola pública da rede de ensino do município de Maringá. O presente trabalho objetiva demonstrar que a prática da regência é de suma importância tanto para o estagiário como para os próprios alunos que participaram desta atividade, pois constitui o momento em que o estagiário assume o papel de educador, colocando em prática todo o seu conhecimento e vivenciando de perto a realidade da sala de aula. Para o aluno-participante figura como uma novidade que estimula sua participação. Para a prática do estágio, foram utilizados os parâmetros curriculares do ensino fundamental, livros didáticos, internet, gibis e cartaz, que serviram de apoio para o embasamento teórico e para planejamento das aulas. O conteúdo desenvolvido na regência foi escolhido pela professora regente e organizado sob a orientação do professor supervisor de estágio. A estagiária apresentou para os alunos o conceito de tiras de gibis, leitura temática, interpretação e produção textual e os elementos da narrativa. A primeira leitura foi mostrada através de cartaz com algumas tiras da turma da Mônica, e logo após a interpretação destas, os alunos criaram uma tira utilizando própria imaginação. Em seguida foi apresentado um texto em forma de quadrinhos do personagem Calvin, como preparação para a temática a ser trabalhada através do texto narrativo da Ana Maria Machado. Após a leitura, interpretação e compreensão deste texto, foram apresentados os elementos da narrativa, onde os alunos tiveram que localizá-los no texto. A avaliação da aprendizagem realizou-se no último dia da regência, onde foi verificado se os alunos seriam capazes de seguir o tema trabalhado em sala de aula, usar de forma correta os elementos da narrativa, através da produção de um texto narrativo. Chegou-se a conclusão que os alunos tiveram uma participação efetiva na realização das atividades propostas e conseguiram compreender o conceito da forma textual em tiras, bem como as atividades de leitura, interpretação e compreensão textual. Foi possível observar também que a maioria dos alunos conseguiu produzir um texto apresentando os elementos da narrativa, e tudo isso é muito gratificante e motivador para o estagiário que está iniciando sua carreira profissional.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-10-19
2005-10-19
2021-01-29T19:01:16Z
2021-01-29T19:01:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6972
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6972
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771963741306881