PRÁTICA DO ESTÁGIO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6972 |
Resumo: | Este trabalho foi desenvolvido durante a prática obrigatória do Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa, realizado numa 7ª. Série do Ensino Fundamental de uma escola pública da rede de ensino do município de Maringá. O presente trabalho objetiva demonstrar que a prática da regência é de suma importância tanto para o estagiário como para os próprios alunos que participaram desta atividade, pois constitui o momento em que o estagiário assume o papel de educador, colocando em prática todo o seu conhecimento e vivenciando de perto a realidade da sala de aula. Para o aluno-participante figura como uma novidade que estimula sua participação. Para a prática do estágio, foram utilizados os parâmetros curriculares do ensino fundamental, livros didáticos, internet, gibis e cartaz, que serviram de apoio para o embasamento teórico e para planejamento das aulas. O conteúdo desenvolvido na regência foi escolhido pela professora regente e organizado sob a orientação do professor supervisor de estágio. A estagiária apresentou para os alunos o conceito de tiras de gibis, leitura temática, interpretação e produção textual e os elementos da narrativa. A primeira leitura foi mostrada através de cartaz com algumas tiras da turma da Mônica, e logo após a interpretação destas, os alunos criaram uma tira utilizando própria imaginação. Em seguida foi apresentado um texto em forma de quadrinhos do personagem Calvin, como preparação para a temática a ser trabalhada através do texto narrativo da Ana Maria Machado. Após a leitura, interpretação e compreensão deste texto, foram apresentados os elementos da narrativa, onde os alunos tiveram que localizá-los no texto. A avaliação da aprendizagem realizou-se no último dia da regência, onde foi verificado se os alunos seriam capazes de seguir o tema trabalhado em sala de aula, usar de forma correta os elementos da narrativa, através da produção de um texto narrativo. Chegou-se a conclusão que os alunos tiveram uma participação efetiva na realização das atividades propostas e conseguiram compreender o conceito da forma textual em tiras, bem como as atividades de leitura, interpretação e compreensão textual. Foi possível observar também que a maioria dos alunos conseguiu produzir um texto apresentando os elementos da narrativa, e tudo isso é muito gratificante e motivador para o estagiário que está iniciando sua carreira profissional. |
id |
UNICESU -1_de47c31546fbddc94b9c4f49167723ce |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/6972 |
network_acronym_str |
UNICESU -1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
repository_id_str |
|
spelling |
PRÁTICA DO ESTÁGIO DO ENSINO FUNDAMENTALLeituraInterpretaçãoProdução textualEste trabalho foi desenvolvido durante a prática obrigatória do Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa, realizado numa 7ª. Série do Ensino Fundamental de uma escola pública da rede de ensino do município de Maringá. O presente trabalho objetiva demonstrar que a prática da regência é de suma importância tanto para o estagiário como para os próprios alunos que participaram desta atividade, pois constitui o momento em que o estagiário assume o papel de educador, colocando em prática todo o seu conhecimento e vivenciando de perto a realidade da sala de aula. Para o aluno-participante figura como uma novidade que estimula sua participação. Para a prática do estágio, foram utilizados os parâmetros curriculares do ensino fundamental, livros didáticos, internet, gibis e cartaz, que serviram de apoio para o embasamento teórico e para planejamento das aulas. O conteúdo desenvolvido na regência foi escolhido pela professora regente e organizado sob a orientação do professor supervisor de estágio. A estagiária apresentou para os alunos o conceito de tiras de gibis, leitura temática, interpretação e produção textual e os elementos da narrativa. A primeira leitura foi mostrada através de cartaz com algumas tiras da turma da Mônica, e logo após a interpretação destas, os alunos criaram uma tira utilizando própria imaginação. Em seguida foi apresentado um texto em forma de quadrinhos do personagem Calvin, como preparação para a temática a ser trabalhada através do texto narrativo da Ana Maria Machado. Após a leitura, interpretação e compreensão deste texto, foram apresentados os elementos da narrativa, onde os alunos tiveram que localizá-los no texto. A avaliação da aprendizagem realizou-se no último dia da regência, onde foi verificado se os alunos seriam capazes de seguir o tema trabalhado em sala de aula, usar de forma correta os elementos da narrativa, através da produção de um texto narrativo. Chegou-se a conclusão que os alunos tiveram uma participação efetiva na realização das atividades propostas e conseguiram compreender o conceito da forma textual em tiras, bem como as atividades de leitura, interpretação e compreensão textual. Foi possível observar também que a maioria dos alunos conseguiu produzir um texto apresentando os elementos da narrativa, e tudo isso é muito gratificante e motivador para o estagiário que está iniciando sua carreira profissional.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2021-01-29T19:01:16Z2005-10-192021-01-29T19:01:16Z2005-10-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6972porSEMENSATI, Ana Paulainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2021-01-30T06:01:50ZRepositório InstitucionalPRI |
dc.title.none.fl_str_mv |
PRÁTICA DO ESTÁGIO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title |
PRÁTICA DO ESTÁGIO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
spellingShingle |
PRÁTICA DO ESTÁGIO DO ENSINO FUNDAMENTAL SEMENSATI, Ana Paula Leitura Interpretação Produção textual |
title_short |
PRÁTICA DO ESTÁGIO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_full |
PRÁTICA DO ESTÁGIO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_fullStr |
PRÁTICA DO ESTÁGIO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_full_unstemmed |
PRÁTICA DO ESTÁGIO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_sort |
PRÁTICA DO ESTÁGIO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
author |
SEMENSATI, Ana Paula |
author_facet |
SEMENSATI, Ana Paula |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SEMENSATI, Ana Paula |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura Interpretação Produção textual |
topic |
Leitura Interpretação Produção textual |
description |
Este trabalho foi desenvolvido durante a prática obrigatória do Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa, realizado numa 7ª. Série do Ensino Fundamental de uma escola pública da rede de ensino do município de Maringá. O presente trabalho objetiva demonstrar que a prática da regência é de suma importância tanto para o estagiário como para os próprios alunos que participaram desta atividade, pois constitui o momento em que o estagiário assume o papel de educador, colocando em prática todo o seu conhecimento e vivenciando de perto a realidade da sala de aula. Para o aluno-participante figura como uma novidade que estimula sua participação. Para a prática do estágio, foram utilizados os parâmetros curriculares do ensino fundamental, livros didáticos, internet, gibis e cartaz, que serviram de apoio para o embasamento teórico e para planejamento das aulas. O conteúdo desenvolvido na regência foi escolhido pela professora regente e organizado sob a orientação do professor supervisor de estágio. A estagiária apresentou para os alunos o conceito de tiras de gibis, leitura temática, interpretação e produção textual e os elementos da narrativa. A primeira leitura foi mostrada através de cartaz com algumas tiras da turma da Mônica, e logo após a interpretação destas, os alunos criaram uma tira utilizando própria imaginação. Em seguida foi apresentado um texto em forma de quadrinhos do personagem Calvin, como preparação para a temática a ser trabalhada através do texto narrativo da Ana Maria Machado. Após a leitura, interpretação e compreensão deste texto, foram apresentados os elementos da narrativa, onde os alunos tiveram que localizá-los no texto. A avaliação da aprendizagem realizou-se no último dia da regência, onde foi verificado se os alunos seriam capazes de seguir o tema trabalhado em sala de aula, usar de forma correta os elementos da narrativa, através da produção de um texto narrativo. Chegou-se a conclusão que os alunos tiveram uma participação efetiva na realização das atividades propostas e conseguiram compreender o conceito da forma textual em tiras, bem como as atividades de leitura, interpretação e compreensão textual. Foi possível observar também que a maioria dos alunos conseguiu produzir um texto apresentando os elementos da narrativa, e tudo isso é muito gratificante e motivador para o estagiário que está iniciando sua carreira profissional. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005-10-19 2005-10-19 2021-01-29T19:01:16Z 2021-01-29T19:01:16Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6972 |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6972 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) instacron:UniCesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1747771963741306881 |