#ZIKAZERO: UMA ANÁLISE DA POPULARIDADE DA CAMPANHA DE SAÚDE NO INSTAGRAM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva Filho, Kennedy Bacarin da
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Turkowski, Ana Patrícia Fernández, Lucena, Tiago Franklin Rodrigues
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1512
Resumo: Em 2016, o aumento do número de casos de Zika e o interesse público sobre o tema no Brasil e mundo motivaram o governo federal a criar a campanha #zikazero. Comparada às outras campanhas do governo, percebeu-se nesse momento o investimento das estratégias de comunicação para a mobilização social e o uso mais intensivo das Redes Sociais Online. Vimos à criação de banners digitais para redes sociais como: Facebook, Twitter, Tumblr e animações interativas nos principais sites governamentais. Dentre os veículos que foram incorporados na lógica da campanha está o Instagram, uma rede social que se baseia no compartilhamento de imagens e que tem em um aplicativo no smartphone a sua principal plataforma de divulgação. A pesquisa analisou a receptividade dessa campanha na rede Instagram comparando a quantidade de conteúdos publicados com as hashtags utilizando a ferramenta de busca da própria plataforma e analisando as postagens mais populares. Comparamos também com o interesse pelo termo usando da visualização das buscas por meio da ferramenta Google Trends. Os dados e achados foram comentados teoricamente, tabulados e essa sistematização permitiu identificar os conteúdos que mais obtiveram sucesso (se considerarmos sua visibilidade). Vimos que os vídeos que usaram celebridades, na criação de uma corrente de desafios entre eles, mereceram maior destaque e popularidade, o que confirma o recurso do uso de líderes de opinião. Interessante destacar também que apenas um conteúdo dos mais populares foi produzido pelo Ministério da Educação, sendo os outros conteúdos espontâneos produzidos por usuários.
id UNICESU -1_e3aad8f7228877348eaccbea76439532
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/1512
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling #ZIKAZERO: UMA ANÁLISE DA POPULARIDADE DA CAMPANHA DE SAÚDE NO INSTAGRAMComunicação em SaúdeZikaRedes Sociais OnlineInstagramEm 2016, o aumento do número de casos de Zika e o interesse público sobre o tema no Brasil e mundo motivaram o governo federal a criar a campanha #zikazero. Comparada às outras campanhas do governo, percebeu-se nesse momento o investimento das estratégias de comunicação para a mobilização social e o uso mais intensivo das Redes Sociais Online. Vimos à criação de banners digitais para redes sociais como: Facebook, Twitter, Tumblr e animações interativas nos principais sites governamentais. Dentre os veículos que foram incorporados na lógica da campanha está o Instagram, uma rede social que se baseia no compartilhamento de imagens e que tem em um aplicativo no smartphone a sua principal plataforma de divulgação. A pesquisa analisou a receptividade dessa campanha na rede Instagram comparando a quantidade de conteúdos publicados com as hashtags utilizando a ferramenta de busca da própria plataforma e analisando as postagens mais populares. Comparamos também com o interesse pelo termo usando da visualização das buscas por meio da ferramenta Google Trends. Os dados e achados foram comentados teoricamente, tabulados e essa sistematização permitiu identificar os conteúdos que mais obtiveram sucesso (se considerarmos sua visibilidade). Vimos que os vídeos que usaram celebridades, na criação de uma corrente de desafios entre eles, mereceram maior destaque e popularidade, o que confirma o recurso do uso de líderes de opinião. Interessante destacar também que apenas um conteúdo dos mais populares foi produzido pelo Ministério da Educação, sendo os outros conteúdos espontâneos produzidos por usuários.Unicesumar2019-08-13T18:32:18Z2019-08-13T18:32:18Z2017-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-0773-22594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1512otherSilva Filho, Kennedy Bacarin daTurkowski, Ana Patrícia FernándezLucena, Tiago Franklin Rodriguesreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T16:53:29Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 16:53:43.4Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv #ZIKAZERO: UMA ANÁLISE DA POPULARIDADE DA CAMPANHA DE SAÚDE NO INSTAGRAM
title #ZIKAZERO: UMA ANÁLISE DA POPULARIDADE DA CAMPANHA DE SAÚDE NO INSTAGRAM
spellingShingle #ZIKAZERO: UMA ANÁLISE DA POPULARIDADE DA CAMPANHA DE SAÚDE NO INSTAGRAM
Silva Filho, Kennedy Bacarin da
Comunicação em Saúde
Zika
Redes Sociais Online
Instagram
title_short #ZIKAZERO: UMA ANÁLISE DA POPULARIDADE DA CAMPANHA DE SAÚDE NO INSTAGRAM
title_full #ZIKAZERO: UMA ANÁLISE DA POPULARIDADE DA CAMPANHA DE SAÚDE NO INSTAGRAM
title_fullStr #ZIKAZERO: UMA ANÁLISE DA POPULARIDADE DA CAMPANHA DE SAÚDE NO INSTAGRAM
title_full_unstemmed #ZIKAZERO: UMA ANÁLISE DA POPULARIDADE DA CAMPANHA DE SAÚDE NO INSTAGRAM
title_sort #ZIKAZERO: UMA ANÁLISE DA POPULARIDADE DA CAMPANHA DE SAÚDE NO INSTAGRAM
author Silva Filho, Kennedy Bacarin da
author_facet Silva Filho, Kennedy Bacarin da
Turkowski, Ana Patrícia Fernández
Lucena, Tiago Franklin Rodrigues
author_role author
author2 Turkowski, Ana Patrícia Fernández
Lucena, Tiago Franklin Rodrigues
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva Filho, Kennedy Bacarin da
Turkowski, Ana Patrícia Fernández
Lucena, Tiago Franklin Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação em Saúde
Zika
Redes Sociais Online
Instagram
topic Comunicação em Saúde
Zika
Redes Sociais Online
Instagram
dc.description.none.fl_txt_mv Em 2016, o aumento do número de casos de Zika e o interesse público sobre o tema no Brasil e mundo motivaram o governo federal a criar a campanha #zikazero. Comparada às outras campanhas do governo, percebeu-se nesse momento o investimento das estratégias de comunicação para a mobilização social e o uso mais intensivo das Redes Sociais Online. Vimos à criação de banners digitais para redes sociais como: Facebook, Twitter, Tumblr e animações interativas nos principais sites governamentais. Dentre os veículos que foram incorporados na lógica da campanha está o Instagram, uma rede social que se baseia no compartilhamento de imagens e que tem em um aplicativo no smartphone a sua principal plataforma de divulgação. A pesquisa analisou a receptividade dessa campanha na rede Instagram comparando a quantidade de conteúdos publicados com as hashtags utilizando a ferramenta de busca da própria plataforma e analisando as postagens mais populares. Comparamos também com o interesse pelo termo usando da visualização das buscas por meio da ferramenta Google Trends. Os dados e achados foram comentados teoricamente, tabulados e essa sistematização permitiu identificar os conteúdos que mais obtiveram sucesso (se considerarmos sua visibilidade). Vimos que os vídeos que usaram celebridades, na criação de uma corrente de desafios entre eles, mereceram maior destaque e popularidade, o que confirma o recurso do uso de líderes de opinião. Interessante destacar também que apenas um conteúdo dos mais populares foi produzido pelo Ministério da Educação, sendo os outros conteúdos espontâneos produzidos por usuários.
description Em 2016, o aumento do número de casos de Zika e o interesse público sobre o tema no Brasil e mundo motivaram o governo federal a criar a campanha #zikazero. Comparada às outras campanhas do governo, percebeu-se nesse momento o investimento das estratégias de comunicação para a mobilização social e o uso mais intensivo das Redes Sociais Online. Vimos à criação de banners digitais para redes sociais como: Facebook, Twitter, Tumblr e animações interativas nos principais sites governamentais. Dentre os veículos que foram incorporados na lógica da campanha está o Instagram, uma rede social que se baseia no compartilhamento de imagens e que tem em um aplicativo no smartphone a sua principal plataforma de divulgação. A pesquisa analisou a receptividade dessa campanha na rede Instagram comparando a quantidade de conteúdos publicados com as hashtags utilizando a ferramenta de busca da própria plataforma e analisando as postagens mais populares. Comparamos também com o interesse pelo termo usando da visualização das buscas por meio da ferramenta Google Trends. Os dados e achados foram comentados teoricamente, tabulados e essa sistematização permitiu identificar os conteúdos que mais obtiveram sucesso (se considerarmos sua visibilidade). Vimos que os vídeos que usaram celebridades, na criação de uma corrente de desafios entre eles, mereceram maior destaque e popularidade, o que confirma o recurso do uso de líderes de opinião. Interessante destacar também que apenas um conteúdo dos mais populares foi produzido pelo Ministério da Educação, sendo os outros conteúdos espontâneos produzidos por usuários.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-24
2019-08-13T18:32:18Z
2019-08-13T18:32:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1512
identifier_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1512
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unicesumar
publisher.none.fl_str_mv Unicesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948588071845888