O COMPARTILHAMENTO DE CONHECIMENTOS POR INTERMÉDIO DE VÍDEOS: UM ESTUDO DE CASO EM UMA TURMA DE PÓS - GRADUAÇÃO STRICTO SENSU
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3317 |
Resumo: | Neste período denominado ‘Era do Conhecimento’, utilizar os recursos tecnológicos disponíveis para o compartilhamento do conhecimento torna- se essencial para a ampliação do saber. Diante disso, o objetivo geral deste trabalho é analisar como ocorre o compartilhamento do conhecimento por intermédio de vídeos,em uma turma de Pós-graduação stricto sensu de uma Instituição de Ensino Superior (IES) do norte do Paraná. Para tal, do ponto de vista metodológico, esta pesquisa aplicada se enquadra, quanto ao procedimento, como um estudo de caso. Como principal resultado, observa- se que, com base nas análises das interpretações pessoais dos integrantes do grupo de trabalho utilizado na pesquisa, o exercício da prática de compartilhamento da Gestão do Conhecimento,empregados na preparação e elaboração dos vídeos resumos,facilitaram no processo de aprendizagem. Verificou- se que o conhecimento assimilado por esta tecnologia transpassou o que estava apenas em textos, trazendo significativas contribuições,advindas das experiências e das discussões, facilitando a aprendizagem por meio da Gestão do Conhecimento e proporcionando a transformação do conhecimento tácito em explícito. |
id |
UNICESU -1_e6cd0144892ab5df9508c5aa61e3a2f6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/3317 |
network_acronym_str |
UNICESU -1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
spelling |
O COMPARTILHAMENTO DE CONHECIMENTOS POR INTERMÉDIO DE VÍDEOS: UM ESTUDO DE CASO EM UMA TURMA DE PÓS - GRADUAÇÃO STRICTO SENSUAprendizagemCompartilhamento do conhecimentoGestão do conhecimentoVídeosNeste período denominado ‘Era do Conhecimento’, utilizar os recursos tecnológicos disponíveis para o compartilhamento do conhecimento torna- se essencial para a ampliação do saber. Diante disso, o objetivo geral deste trabalho é analisar como ocorre o compartilhamento do conhecimento por intermédio de vídeos,em uma turma de Pós-graduação stricto sensu de uma Instituição de Ensino Superior (IES) do norte do Paraná. Para tal, do ponto de vista metodológico, esta pesquisa aplicada se enquadra, quanto ao procedimento, como um estudo de caso. Como principal resultado, observa- se que, com base nas análises das interpretações pessoais dos integrantes do grupo de trabalho utilizado na pesquisa, o exercício da prática de compartilhamento da Gestão do Conhecimento,empregados na preparação e elaboração dos vídeos resumos,facilitaram no processo de aprendizagem. Verificou- se que o conhecimento assimilado por esta tecnologia transpassou o que estava apenas em textos, trazendo significativas contribuições,advindas das experiências e das discussões, facilitando a aprendizagem por meio da Gestão do Conhecimento e proporcionando a transformação do conhecimento tácito em explícito.UniCesumar2019-12-05T13:51:30Z2019-12-05T13:51:30Z2019-10-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-1960-52594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3317otherBERNARDELLI, Fabrício Ricardo TomazMELO, Felipe Pereira deSCARABELLI, Bruna HernandesSCHRAIBER, Fernanda CrocettaMARCHI, Luis Augusto SautchukURPIA, Arthur Gualberto Bacelar da Cruzreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T17:01:18Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 17:01:41.464Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O COMPARTILHAMENTO DE CONHECIMENTOS POR INTERMÉDIO DE VÍDEOS: UM ESTUDO DE CASO EM UMA TURMA DE PÓS - GRADUAÇÃO STRICTO SENSU |
title |
O COMPARTILHAMENTO DE CONHECIMENTOS POR INTERMÉDIO DE VÍDEOS: UM ESTUDO DE CASO EM UMA TURMA DE PÓS - GRADUAÇÃO STRICTO SENSU |
spellingShingle |
O COMPARTILHAMENTO DE CONHECIMENTOS POR INTERMÉDIO DE VÍDEOS: UM ESTUDO DE CASO EM UMA TURMA DE PÓS - GRADUAÇÃO STRICTO SENSU BERNARDELLI, Fabrício Ricardo Tomaz Aprendizagem Compartilhamento do conhecimento Gestão do conhecimento Vídeos |
title_short |
O COMPARTILHAMENTO DE CONHECIMENTOS POR INTERMÉDIO DE VÍDEOS: UM ESTUDO DE CASO EM UMA TURMA DE PÓS - GRADUAÇÃO STRICTO SENSU |
title_full |
O COMPARTILHAMENTO DE CONHECIMENTOS POR INTERMÉDIO DE VÍDEOS: UM ESTUDO DE CASO EM UMA TURMA DE PÓS - GRADUAÇÃO STRICTO SENSU |
title_fullStr |
O COMPARTILHAMENTO DE CONHECIMENTOS POR INTERMÉDIO DE VÍDEOS: UM ESTUDO DE CASO EM UMA TURMA DE PÓS - GRADUAÇÃO STRICTO SENSU |
title_full_unstemmed |
O COMPARTILHAMENTO DE CONHECIMENTOS POR INTERMÉDIO DE VÍDEOS: UM ESTUDO DE CASO EM UMA TURMA DE PÓS - GRADUAÇÃO STRICTO SENSU |
title_sort |
O COMPARTILHAMENTO DE CONHECIMENTOS POR INTERMÉDIO DE VÍDEOS: UM ESTUDO DE CASO EM UMA TURMA DE PÓS - GRADUAÇÃO STRICTO SENSU |
author |
BERNARDELLI, Fabrício Ricardo Tomaz |
author_facet |
BERNARDELLI, Fabrício Ricardo Tomaz MELO, Felipe Pereira de SCARABELLI, Bruna Hernandes SCHRAIBER, Fernanda Crocetta MARCHI, Luis Augusto Sautchuk URPIA, Arthur Gualberto Bacelar da Cruz |
author_role |
author |
author2 |
MELO, Felipe Pereira de SCARABELLI, Bruna Hernandes SCHRAIBER, Fernanda Crocetta MARCHI, Luis Augusto Sautchuk URPIA, Arthur Gualberto Bacelar da Cruz |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
BERNARDELLI, Fabrício Ricardo Tomaz MELO, Felipe Pereira de SCARABELLI, Bruna Hernandes SCHRAIBER, Fernanda Crocetta MARCHI, Luis Augusto Sautchuk URPIA, Arthur Gualberto Bacelar da Cruz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem Compartilhamento do conhecimento Gestão do conhecimento Vídeos |
topic |
Aprendizagem Compartilhamento do conhecimento Gestão do conhecimento Vídeos |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Neste período denominado ‘Era do Conhecimento’, utilizar os recursos tecnológicos disponíveis para o compartilhamento do conhecimento torna- se essencial para a ampliação do saber. Diante disso, o objetivo geral deste trabalho é analisar como ocorre o compartilhamento do conhecimento por intermédio de vídeos,em uma turma de Pós-graduação stricto sensu de uma Instituição de Ensino Superior (IES) do norte do Paraná. Para tal, do ponto de vista metodológico, esta pesquisa aplicada se enquadra, quanto ao procedimento, como um estudo de caso. Como principal resultado, observa- se que, com base nas análises das interpretações pessoais dos integrantes do grupo de trabalho utilizado na pesquisa, o exercício da prática de compartilhamento da Gestão do Conhecimento,empregados na preparação e elaboração dos vídeos resumos,facilitaram no processo de aprendizagem. Verificou- se que o conhecimento assimilado por esta tecnologia transpassou o que estava apenas em textos, trazendo significativas contribuições,advindas das experiências e das discussões, facilitando a aprendizagem por meio da Gestão do Conhecimento e proporcionando a transformação do conhecimento tácito em explícito. |
description |
Neste período denominado ‘Era do Conhecimento’, utilizar os recursos tecnológicos disponíveis para o compartilhamento do conhecimento torna- se essencial para a ampliação do saber. Diante disso, o objetivo geral deste trabalho é analisar como ocorre o compartilhamento do conhecimento por intermédio de vídeos,em uma turma de Pós-graduação stricto sensu de uma Instituição de Ensino Superior (IES) do norte do Paraná. Para tal, do ponto de vista metodológico, esta pesquisa aplicada se enquadra, quanto ao procedimento, como um estudo de caso. Como principal resultado, observa- se que, com base nas análises das interpretações pessoais dos integrantes do grupo de trabalho utilizado na pesquisa, o exercício da prática de compartilhamento da Gestão do Conhecimento,empregados na preparação e elaboração dos vídeos resumos,facilitaram no processo de aprendizagem. Verificou- se que o conhecimento assimilado por esta tecnologia transpassou o que estava apenas em textos, trazendo significativas contribuições,advindas das experiências e das discussões, facilitando a aprendizagem por meio da Gestão do Conhecimento e proporcionando a transformação do conhecimento tácito em explícito. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-05T13:51:30Z 2019-12-05T13:51:30Z 2019-10-29 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
status_str |
publishedVersion |
format |
article |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-459-1960-5 2594-4991 http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3317 |
identifier_str_mv |
978-85-459-1960-5 2594-4991 |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3317 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
other |
language_invalid_str_mv |
other |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UniCesumar |
publisher.none.fl_str_mv |
UniCesumar |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá instacron:UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá |
repository.mail.fl_str_mv |
joao.souza@unicesumar.edu.br |
_version_ |
1669948616887762944 |