FERRAMENTAS E PRÁTICAS DA GESTÃO DO CONHECIMENTO EM CURSOS SEMIPRESENCIAIS DE IES: UM ESTUDO DE CASO
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
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Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3743 |
Resumo: | O Ministério da Educação, por meio da Portaria nº 1.428 de 28 de dezembro de 2018 dispõe que as Instituições de Ensino Superior (IES) do Brasil podem oferecer o percentual de 20% à 40% de disciplinas com metodologia à distância em cursos de graduação presencial. O estudo tem por objetivo identificar as práticas e as ferramentas da Gestão do Conhecimento (GC) que podem ser melhor utilizadas em cursos presenciais que ofertam disciplinas na modalidade à distância. Sendo um estudo de caso, a metodologia é de natureza aplicada com abordagem qualitativa, pesquisa exploratória bibliográfica e documental para compreensão da temática, buscando trabalhos relacionados através do protocolo de Revisão Sistemática de Literatura. O estudo será aplicado em uma IES e a coleta de dados será através de aplicação de questionário com gestores e professores de curso de graduação que utiliza a metodologia à distância. Este estudo pretende detectar práticas e ferramentas da GC que são utilizadas com sucesso em cursos de graduação, de uma IES estudo de caso, na modalidade presencial que tenham disciplinas à distância. Pretende-se, com este estudo, contribuir com IES de cursos presenciais que pretendam implementar práticas e ferramentas em 40% das disciplinas à distância. |
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FERRAMENTAS E PRÁTICAS DA GESTÃO DO CONHECIMENTO EM CURSOS SEMIPRESENCIAIS DE IES: UM ESTUDO DE CASOEADModalidade de ensinoGestão do conhecimentoO Ministério da Educação, por meio da Portaria nº 1.428 de 28 de dezembro de 2018 dispõe que as Instituições de Ensino Superior (IES) do Brasil podem oferecer o percentual de 20% à 40% de disciplinas com metodologia à distância em cursos de graduação presencial. O estudo tem por objetivo identificar as práticas e as ferramentas da Gestão do Conhecimento (GC) que podem ser melhor utilizadas em cursos presenciais que ofertam disciplinas na modalidade à distância. Sendo um estudo de caso, a metodologia é de natureza aplicada com abordagem qualitativa, pesquisa exploratória bibliográfica e documental para compreensão da temática, buscando trabalhos relacionados através do protocolo de Revisão Sistemática de Literatura. O estudo será aplicado em uma IES e a coleta de dados será através de aplicação de questionário com gestores e professores de curso de graduação que utiliza a metodologia à distância. Este estudo pretende detectar práticas e ferramentas da GC que são utilizadas com sucesso em cursos de graduação, de uma IES estudo de caso, na modalidade presencial que tenham disciplinas à distância. Pretende-se, com este estudo, contribuir com IES de cursos presenciais que pretendam implementar práticas e ferramentas em 40% das disciplinas à distância.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2020-01-02T18:13:33Z2020-01-02T18:13:33Z2019-09-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-1960-52594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3743porCASTARDO, Ana Paula BorgesALMEIDA, Iara Carnevale deDAL FORNO, Leticia Fleiginfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T20:22:14ZRepositório InstitucionalPRI |
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