GLÚTEN E A DOENÇA ESPONDILITE ANQUILOSANTE: QUAL A RELAÇÃO?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vilchenski, Izabella di Cássia
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Cardoso, Bruna Muller, Grizzo, Felipe Merchan Ferraz, Gravena, Angela Andréia França
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2313
Resumo: A Espondilite Anquilosante (EA) é uma doença inflamatória crônica que afeta o esqueleto axial, coluna vertebral e articulações sacroilíacas, podendo também atingir articulações periféricas. A EA leva a diversas consequências na vida de seus portadores, como a perda de produtividade no trabalho, limitações físicas e emocionais devido à dor crônica, levando ao comprometimento da qualidade de vida, perda de autoestima, ansiedade e depressão. Já existem estudos sobre a influência da dietoterapia na reumatologia geral, em específico na artrite reumatóide (AR), e pela semelhança sintomática da AR com a EA, deve-se levar em consideração a dietoterapia como tratamento secundário da EA. Assim, o objetivo deste estudo foi identificar a relação entre a ingestão de glúten e a doença EA, a fim de analisar a presença de sintomas e inflamação. Trata-se de um estudo clinico randomizado no qual foram avaliados 12 pacientes adultos diagnosticados com a doença EA acompanhados em uma clínica de reumatologia privada, localizada em Maringá-PR. O grupo caso (intervenção nutricional) realizou uma dieta isenta de glúten durante no período de 3 meses. As variáveis relacionadas a doença foram analisadas no início e no final do tratamento, na qual os resultados apresentaram melhoras significativas nos níveis de qualidade de vida (capacidade funcional, dor, vitalidade, etc..), depressão, ansiedade e marcadores específicos da doença, em uma dieta isenta total de glúten e derivados.
id UNICESU -1_e97476d08e2c945fd5c21096c3cb5527
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/2313
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling GLÚTEN E A DOENÇA ESPONDILITE ANQUILOSANTE: QUAL A RELAÇÃO?Espondilite AnquilosanteInflamaçãoGlútenSintomasA Espondilite Anquilosante (EA) é uma doença inflamatória crônica que afeta o esqueleto axial, coluna vertebral e articulações sacroilíacas, podendo também atingir articulações periféricas. A EA leva a diversas consequências na vida de seus portadores, como a perda de produtividade no trabalho, limitações físicas e emocionais devido à dor crônica, levando ao comprometimento da qualidade de vida, perda de autoestima, ansiedade e depressão. Já existem estudos sobre a influência da dietoterapia na reumatologia geral, em específico na artrite reumatóide (AR), e pela semelhança sintomática da AR com a EA, deve-se levar em consideração a dietoterapia como tratamento secundário da EA. Assim, o objetivo deste estudo foi identificar a relação entre a ingestão de glúten e a doença EA, a fim de analisar a presença de sintomas e inflamação. Trata-se de um estudo clinico randomizado no qual foram avaliados 12 pacientes adultos diagnosticados com a doença EA acompanhados em uma clínica de reumatologia privada, localizada em Maringá-PR. O grupo caso (intervenção nutricional) realizou uma dieta isenta de glúten durante no período de 3 meses. As variáveis relacionadas a doença foram analisadas no início e no final do tratamento, na qual os resultados apresentaram melhoras significativas nos níveis de qualidade de vida (capacidade funcional, dor, vitalidade, etc..), depressão, ansiedade e marcadores específicos da doença, em uma dieta isenta total de glúten e derivados.Unicesumar2019-08-27T18:52:59Z2019-08-27T18:52:59Z2018-10-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-1280-4http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2313otherVilchenski, Izabella di CássiaCardoso, Bruna MullerGrizzo, Felipe Merchan FerrazGravena, Angela Andréia Françareponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T16:52:36Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 16:52:44.33Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv GLÚTEN E A DOENÇA ESPONDILITE ANQUILOSANTE: QUAL A RELAÇÃO?
title GLÚTEN E A DOENÇA ESPONDILITE ANQUILOSANTE: QUAL A RELAÇÃO?
spellingShingle GLÚTEN E A DOENÇA ESPONDILITE ANQUILOSANTE: QUAL A RELAÇÃO?
Vilchenski, Izabella di Cássia
Espondilite Anquilosante
Inflamação
Glúten
Sintomas
title_short GLÚTEN E A DOENÇA ESPONDILITE ANQUILOSANTE: QUAL A RELAÇÃO?
title_full GLÚTEN E A DOENÇA ESPONDILITE ANQUILOSANTE: QUAL A RELAÇÃO?
title_fullStr GLÚTEN E A DOENÇA ESPONDILITE ANQUILOSANTE: QUAL A RELAÇÃO?
title_full_unstemmed GLÚTEN E A DOENÇA ESPONDILITE ANQUILOSANTE: QUAL A RELAÇÃO?
title_sort GLÚTEN E A DOENÇA ESPONDILITE ANQUILOSANTE: QUAL A RELAÇÃO?
author Vilchenski, Izabella di Cássia
author_facet Vilchenski, Izabella di Cássia
Cardoso, Bruna Muller
Grizzo, Felipe Merchan Ferraz
Gravena, Angela Andréia França
author_role author
author2 Cardoso, Bruna Muller
Grizzo, Felipe Merchan Ferraz
Gravena, Angela Andréia França
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vilchenski, Izabella di Cássia
Cardoso, Bruna Muller
Grizzo, Felipe Merchan Ferraz
Gravena, Angela Andréia França
dc.subject.por.fl_str_mv Espondilite Anquilosante
Inflamação
Glúten
Sintomas
topic Espondilite Anquilosante
Inflamação
Glúten
Sintomas
dc.description.none.fl_txt_mv A Espondilite Anquilosante (EA) é uma doença inflamatória crônica que afeta o esqueleto axial, coluna vertebral e articulações sacroilíacas, podendo também atingir articulações periféricas. A EA leva a diversas consequências na vida de seus portadores, como a perda de produtividade no trabalho, limitações físicas e emocionais devido à dor crônica, levando ao comprometimento da qualidade de vida, perda de autoestima, ansiedade e depressão. Já existem estudos sobre a influência da dietoterapia na reumatologia geral, em específico na artrite reumatóide (AR), e pela semelhança sintomática da AR com a EA, deve-se levar em consideração a dietoterapia como tratamento secundário da EA. Assim, o objetivo deste estudo foi identificar a relação entre a ingestão de glúten e a doença EA, a fim de analisar a presença de sintomas e inflamação. Trata-se de um estudo clinico randomizado no qual foram avaliados 12 pacientes adultos diagnosticados com a doença EA acompanhados em uma clínica de reumatologia privada, localizada em Maringá-PR. O grupo caso (intervenção nutricional) realizou uma dieta isenta de glúten durante no período de 3 meses. As variáveis relacionadas a doença foram analisadas no início e no final do tratamento, na qual os resultados apresentaram melhoras significativas nos níveis de qualidade de vida (capacidade funcional, dor, vitalidade, etc..), depressão, ansiedade e marcadores específicos da doença, em uma dieta isenta total de glúten e derivados.
description A Espondilite Anquilosante (EA) é uma doença inflamatória crônica que afeta o esqueleto axial, coluna vertebral e articulações sacroilíacas, podendo também atingir articulações periféricas. A EA leva a diversas consequências na vida de seus portadores, como a perda de produtividade no trabalho, limitações físicas e emocionais devido à dor crônica, levando ao comprometimento da qualidade de vida, perda de autoestima, ansiedade e depressão. Já existem estudos sobre a influência da dietoterapia na reumatologia geral, em específico na artrite reumatóide (AR), e pela semelhança sintomática da AR com a EA, deve-se levar em consideração a dietoterapia como tratamento secundário da EA. Assim, o objetivo deste estudo foi identificar a relação entre a ingestão de glúten e a doença EA, a fim de analisar a presença de sintomas e inflamação. Trata-se de um estudo clinico randomizado no qual foram avaliados 12 pacientes adultos diagnosticados com a doença EA acompanhados em uma clínica de reumatologia privada, localizada em Maringá-PR. O grupo caso (intervenção nutricional) realizou uma dieta isenta de glúten durante no período de 3 meses. As variáveis relacionadas a doença foram analisadas no início e no final do tratamento, na qual os resultados apresentaram melhoras significativas nos níveis de qualidade de vida (capacidade funcional, dor, vitalidade, etc..), depressão, ansiedade e marcadores específicos da doença, em uma dieta isenta total de glúten e derivados.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-23
2019-08-27T18:52:59Z
2019-08-27T18:52:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-1280-4
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2313
identifier_str_mv 978-85-459-1280-4
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2313
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unicesumar
publisher.none.fl_str_mv Unicesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948583548289024