CELULAR: UMA FERRAMENTA PROBLEMATIZADORA NAS AULAS DE CIÊNCIAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FARIAS JUNIOR, Jonson Rodrigues
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: SANTOS, José Nunes dos, CARVALHO, Fabiana Aparecida de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3538
Resumo: O presente trabalho descreve ações desenvolvidas numa estratégia didática por um residente do subprojeto Biologia do Programa de Residência Pedagógica (PRP) da Universidade Estadual de Maringá, juntamente com um professor de Ciências sobre o tema:natureza das ondas. O objetivo das atividades foi o de instigar a construção de conhecimentos a partir dos benefícios e malefícios que o uso do celular pode ocasionar na vida das pessoas. A proposta de trabalho foi dividida em três etapas: na primeira, os alunos foram questionados por dois blocos de problematizações; na segunda, a turma participante foi separada em grupos -para cada grupo, durante as aulas de Ciências, foi solicitada uma pesquisa escrita sobre: A -histórico do celular; B -malefício quanto ao uso do celular; C -benefício quanto ao uso do celular; a terceira, contemplando seminários (rodas de conversa). Acreditamos que na busca de recursos e modalidades didáticas que concernem em atividades mais criativas e dinâmicas, o aparelho celular foi o objeto contextualizador e problematizador do assunto “ondas” no ensino de Ciências, pois proporcionou um cenário de debate e de oportunidade de conhecimento em relação às implicações do desenvolvimento científico e tecnológico na vida das pessoas. O desenvolvimento das atividades com o uso das TDICs tornou aulas e as atividades mais atrativas, funcionando como mediadoras para a aprendizagem,bem como contemplando os aspectos fundamentais para o processo de construção do conhecimento em Ciências.
id UNICESU -1_e9c1977c007090ce4607f6e1060779bf
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/3538
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling CELULAR: UMA FERRAMENTA PROBLEMATIZADORA NAS AULAS DE CIÊNCIASEnsino de ciênciasTDICsOndas eletromagnéticasO presente trabalho descreve ações desenvolvidas numa estratégia didática por um residente do subprojeto Biologia do Programa de Residência Pedagógica (PRP) da Universidade Estadual de Maringá, juntamente com um professor de Ciências sobre o tema:natureza das ondas. O objetivo das atividades foi o de instigar a construção de conhecimentos a partir dos benefícios e malefícios que o uso do celular pode ocasionar na vida das pessoas. A proposta de trabalho foi dividida em três etapas: na primeira, os alunos foram questionados por dois blocos de problematizações; na segunda, a turma participante foi separada em grupos -para cada grupo, durante as aulas de Ciências, foi solicitada uma pesquisa escrita sobre: A -histórico do celular; B -malefício quanto ao uso do celular; C -benefício quanto ao uso do celular; a terceira, contemplando seminários (rodas de conversa). Acreditamos que na busca de recursos e modalidades didáticas que concernem em atividades mais criativas e dinâmicas, o aparelho celular foi o objeto contextualizador e problematizador do assunto “ondas” no ensino de Ciências, pois proporcionou um cenário de debate e de oportunidade de conhecimento em relação às implicações do desenvolvimento científico e tecnológico na vida das pessoas. O desenvolvimento das atividades com o uso das TDICs tornou aulas e as atividades mais atrativas, funcionando como mediadoras para a aprendizagem,bem como contemplando os aspectos fundamentais para o processo de construção do conhecimento em Ciências.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2019-12-11T18:40:52Z2019-12-11T18:40:52Z2019-10-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-1960-52594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3538porFARIAS JUNIOR, Jonson RodriguesSANTOS, José Nunes dosCARVALHO, Fabiana Aparecida deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T20:16:49ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv CELULAR: UMA FERRAMENTA PROBLEMATIZADORA NAS AULAS DE CIÊNCIAS
title CELULAR: UMA FERRAMENTA PROBLEMATIZADORA NAS AULAS DE CIÊNCIAS
spellingShingle CELULAR: UMA FERRAMENTA PROBLEMATIZADORA NAS AULAS DE CIÊNCIAS
FARIAS JUNIOR, Jonson Rodrigues
Ensino de ciências
TDICs
Ondas eletromagnéticas
title_short CELULAR: UMA FERRAMENTA PROBLEMATIZADORA NAS AULAS DE CIÊNCIAS
title_full CELULAR: UMA FERRAMENTA PROBLEMATIZADORA NAS AULAS DE CIÊNCIAS
title_fullStr CELULAR: UMA FERRAMENTA PROBLEMATIZADORA NAS AULAS DE CIÊNCIAS
title_full_unstemmed CELULAR: UMA FERRAMENTA PROBLEMATIZADORA NAS AULAS DE CIÊNCIAS
title_sort CELULAR: UMA FERRAMENTA PROBLEMATIZADORA NAS AULAS DE CIÊNCIAS
author FARIAS JUNIOR, Jonson Rodrigues
author_facet FARIAS JUNIOR, Jonson Rodrigues
SANTOS, José Nunes dos
CARVALHO, Fabiana Aparecida de
author_role author
author2 SANTOS, José Nunes dos
CARVALHO, Fabiana Aparecida de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv FARIAS JUNIOR, Jonson Rodrigues
SANTOS, José Nunes dos
CARVALHO, Fabiana Aparecida de
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de ciências
TDICs
Ondas eletromagnéticas
topic Ensino de ciências
TDICs
Ondas eletromagnéticas
description O presente trabalho descreve ações desenvolvidas numa estratégia didática por um residente do subprojeto Biologia do Programa de Residência Pedagógica (PRP) da Universidade Estadual de Maringá, juntamente com um professor de Ciências sobre o tema:natureza das ondas. O objetivo das atividades foi o de instigar a construção de conhecimentos a partir dos benefícios e malefícios que o uso do celular pode ocasionar na vida das pessoas. A proposta de trabalho foi dividida em três etapas: na primeira, os alunos foram questionados por dois blocos de problematizações; na segunda, a turma participante foi separada em grupos -para cada grupo, durante as aulas de Ciências, foi solicitada uma pesquisa escrita sobre: A -histórico do celular; B -malefício quanto ao uso do celular; C -benefício quanto ao uso do celular; a terceira, contemplando seminários (rodas de conversa). Acreditamos que na busca de recursos e modalidades didáticas que concernem em atividades mais criativas e dinâmicas, o aparelho celular foi o objeto contextualizador e problematizador do assunto “ondas” no ensino de Ciências, pois proporcionou um cenário de debate e de oportunidade de conhecimento em relação às implicações do desenvolvimento científico e tecnológico na vida das pessoas. O desenvolvimento das atividades com o uso das TDICs tornou aulas e as atividades mais atrativas, funcionando como mediadoras para a aprendizagem,bem como contemplando os aspectos fundamentais para o processo de construção do conhecimento em Ciências.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-11T18:40:52Z
2019-12-11T18:40:52Z
2019-10-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-1960-5
2594-4991
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3538
identifier_str_mv 978-85-459-1960-5
2594-4991
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3538
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771952169222144