CELULAR: UMA FERRAMENTA PROBLEMATIZADORA NAS AULAS DE CIÊNCIAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3538 |
Resumo: | O presente trabalho descreve ações desenvolvidas numa estratégia didática por um residente do subprojeto Biologia do Programa de Residência Pedagógica (PRP) da Universidade Estadual de Maringá, juntamente com um professor de Ciências sobre o tema:natureza das ondas. O objetivo das atividades foi o de instigar a construção de conhecimentos a partir dos benefícios e malefícios que o uso do celular pode ocasionar na vida das pessoas. A proposta de trabalho foi dividida em três etapas: na primeira, os alunos foram questionados por dois blocos de problematizações; na segunda, a turma participante foi separada em grupos -para cada grupo, durante as aulas de Ciências, foi solicitada uma pesquisa escrita sobre: A -histórico do celular; B -malefício quanto ao uso do celular; C -benefício quanto ao uso do celular; a terceira, contemplando seminários (rodas de conversa). Acreditamos que na busca de recursos e modalidades didáticas que concernem em atividades mais criativas e dinâmicas, o aparelho celular foi o objeto contextualizador e problematizador do assunto “ondas” no ensino de Ciências, pois proporcionou um cenário de debate e de oportunidade de conhecimento em relação às implicações do desenvolvimento científico e tecnológico na vida das pessoas. O desenvolvimento das atividades com o uso das TDICs tornou aulas e as atividades mais atrativas, funcionando como mediadoras para a aprendizagem,bem como contemplando os aspectos fundamentais para o processo de construção do conhecimento em Ciências. |
id |
UNICESU -1_d2a6818ea12ee55cc0fd132ccc69259f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/3538 |
network_acronym_str |
UNICESU -1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
spelling |
CELULAR: UMA FERRAMENTA PROBLEMATIZADORA NAS AULAS DE CIÊNCIASEnsino de ciênciasTDICsOndas eletromagnéticasO presente trabalho descreve ações desenvolvidas numa estratégia didática por um residente do subprojeto Biologia do Programa de Residência Pedagógica (PRP) da Universidade Estadual de Maringá, juntamente com um professor de Ciências sobre o tema:natureza das ondas. O objetivo das atividades foi o de instigar a construção de conhecimentos a partir dos benefícios e malefícios que o uso do celular pode ocasionar na vida das pessoas. A proposta de trabalho foi dividida em três etapas: na primeira, os alunos foram questionados por dois blocos de problematizações; na segunda, a turma participante foi separada em grupos -para cada grupo, durante as aulas de Ciências, foi solicitada uma pesquisa escrita sobre: A -histórico do celular; B -malefício quanto ao uso do celular; C -benefício quanto ao uso do celular; a terceira, contemplando seminários (rodas de conversa). Acreditamos que na busca de recursos e modalidades didáticas que concernem em atividades mais criativas e dinâmicas, o aparelho celular foi o objeto contextualizador e problematizador do assunto “ondas” no ensino de Ciências, pois proporcionou um cenário de debate e de oportunidade de conhecimento em relação às implicações do desenvolvimento científico e tecnológico na vida das pessoas. O desenvolvimento das atividades com o uso das TDICs tornou aulas e as atividades mais atrativas, funcionando como mediadoras para a aprendizagem,bem como contemplando os aspectos fundamentais para o processo de construção do conhecimento em Ciências.UniCesumar2019-12-11T18:40:52Z2019-12-11T18:40:52Z2019-10-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-1960-52594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3538otherFARIAS JUNIOR, Jonson RodriguesSANTOS, José Nunes dosCARVALHO, Fabiana Aparecida dereponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T17:01:18Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 17:01:42.088Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
CELULAR: UMA FERRAMENTA PROBLEMATIZADORA NAS AULAS DE CIÊNCIAS |
title |
CELULAR: UMA FERRAMENTA PROBLEMATIZADORA NAS AULAS DE CIÊNCIAS |
spellingShingle |
CELULAR: UMA FERRAMENTA PROBLEMATIZADORA NAS AULAS DE CIÊNCIAS FARIAS JUNIOR, Jonson Rodrigues Ensino de ciências TDICs Ondas eletromagnéticas |
title_short |
CELULAR: UMA FERRAMENTA PROBLEMATIZADORA NAS AULAS DE CIÊNCIAS |
title_full |
CELULAR: UMA FERRAMENTA PROBLEMATIZADORA NAS AULAS DE CIÊNCIAS |
title_fullStr |
CELULAR: UMA FERRAMENTA PROBLEMATIZADORA NAS AULAS DE CIÊNCIAS |
title_full_unstemmed |
CELULAR: UMA FERRAMENTA PROBLEMATIZADORA NAS AULAS DE CIÊNCIAS |
title_sort |
CELULAR: UMA FERRAMENTA PROBLEMATIZADORA NAS AULAS DE CIÊNCIAS |
author |
FARIAS JUNIOR, Jonson Rodrigues |
author_facet |
FARIAS JUNIOR, Jonson Rodrigues SANTOS, José Nunes dos CARVALHO, Fabiana Aparecida de |
author_role |
author |
author2 |
SANTOS, José Nunes dos CARVALHO, Fabiana Aparecida de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
FARIAS JUNIOR, Jonson Rodrigues SANTOS, José Nunes dos CARVALHO, Fabiana Aparecida de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de ciências TDICs Ondas eletromagnéticas |
topic |
Ensino de ciências TDICs Ondas eletromagnéticas |
dc.description.none.fl_txt_mv |
O presente trabalho descreve ações desenvolvidas numa estratégia didática por um residente do subprojeto Biologia do Programa de Residência Pedagógica (PRP) da Universidade Estadual de Maringá, juntamente com um professor de Ciências sobre o tema:natureza das ondas. O objetivo das atividades foi o de instigar a construção de conhecimentos a partir dos benefícios e malefícios que o uso do celular pode ocasionar na vida das pessoas. A proposta de trabalho foi dividida em três etapas: na primeira, os alunos foram questionados por dois blocos de problematizações; na segunda, a turma participante foi separada em grupos -para cada grupo, durante as aulas de Ciências, foi solicitada uma pesquisa escrita sobre: A -histórico do celular; B -malefício quanto ao uso do celular; C -benefício quanto ao uso do celular; a terceira, contemplando seminários (rodas de conversa). Acreditamos que na busca de recursos e modalidades didáticas que concernem em atividades mais criativas e dinâmicas, o aparelho celular foi o objeto contextualizador e problematizador do assunto “ondas” no ensino de Ciências, pois proporcionou um cenário de debate e de oportunidade de conhecimento em relação às implicações do desenvolvimento científico e tecnológico na vida das pessoas. O desenvolvimento das atividades com o uso das TDICs tornou aulas e as atividades mais atrativas, funcionando como mediadoras para a aprendizagem,bem como contemplando os aspectos fundamentais para o processo de construção do conhecimento em Ciências. |
description |
O presente trabalho descreve ações desenvolvidas numa estratégia didática por um residente do subprojeto Biologia do Programa de Residência Pedagógica (PRP) da Universidade Estadual de Maringá, juntamente com um professor de Ciências sobre o tema:natureza das ondas. O objetivo das atividades foi o de instigar a construção de conhecimentos a partir dos benefícios e malefícios que o uso do celular pode ocasionar na vida das pessoas. A proposta de trabalho foi dividida em três etapas: na primeira, os alunos foram questionados por dois blocos de problematizações; na segunda, a turma participante foi separada em grupos -para cada grupo, durante as aulas de Ciências, foi solicitada uma pesquisa escrita sobre: A -histórico do celular; B -malefício quanto ao uso do celular; C -benefício quanto ao uso do celular; a terceira, contemplando seminários (rodas de conversa). Acreditamos que na busca de recursos e modalidades didáticas que concernem em atividades mais criativas e dinâmicas, o aparelho celular foi o objeto contextualizador e problematizador do assunto “ondas” no ensino de Ciências, pois proporcionou um cenário de debate e de oportunidade de conhecimento em relação às implicações do desenvolvimento científico e tecnológico na vida das pessoas. O desenvolvimento das atividades com o uso das TDICs tornou aulas e as atividades mais atrativas, funcionando como mediadoras para a aprendizagem,bem como contemplando os aspectos fundamentais para o processo de construção do conhecimento em Ciências. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-11T18:40:52Z 2019-12-11T18:40:52Z 2019-10-29 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
status_str |
publishedVersion |
format |
article |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-459-1960-5 2594-4991 http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3538 |
identifier_str_mv |
978-85-459-1960-5 2594-4991 |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3538 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
other |
language_invalid_str_mv |
other |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UniCesumar |
publisher.none.fl_str_mv |
UniCesumar |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá instacron:UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá |
repository.mail.fl_str_mv |
joao.souza@unicesumar.edu.br |
_version_ |
1669948616891957248 |