AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: CONCEPÇÕES E POSSIBILIDADES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos Souza, Tito Eugênio
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Novaes Menezes, Afonso Henrique
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação do Vale do São Francisco
Texto Completo: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/275
Resumo: Este artigo apresenta uma reflexão teórica sobre as principais concepções e possibilidades de avaliação relacionadas à Educação a Distância (EaD), considerando as especificidades dessa modalidade de ensino. Impulsionada pelo célere desenvolvimento das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na contemporaneidade, a EaD reconfigura as relações espaçotemporais do ensino tradicional e instaura o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) como novo suporte possível para a construção coletiva/colaborativa do conhecimento. Com isso, novos desafios são apresentados à prática docente, sendo a avaliação do processo de ensino-aprendizagem um deles. Por meio de uma revisão da literatura, este trabalho pretende discutir: o papel das TICs na sociedade contemporânea e suas implicações na prática pedagógica; as especificidades do processo de ensino-aprendizagem na EaD, quando realizada com o auxílio de ambientes virtuais; e ainda as principais concepções de avaliação na EaD, apontando possíveis caminhos. A partir da pesquisa realizada, concluiu-se que a avaliação em EaD deve privilegiar uma abordagem mais qualitativa que meramente quantitativa, permitindo que o aluno participe de maneira ativa, crítica e consciente do seu próprio percurso de aprendizagem.
id UNIVASF-1_a4e68a4387aecf9a2263847bb008395b
oai_identifier_str oai:periodicos.univasf.edu.br:article/275
network_acronym_str UNIVASF-1
network_name_str Revista de Educação do Vale do São Francisco
repository_id_str
spelling AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: CONCEPÇÕES E POSSIBILIDADESTecnologias da Informação e ComunicaçãoEducação a DistânciaAmbientes Virtuais de AprendizagemAvaliaçãoEste artigo apresenta uma reflexão teórica sobre as principais concepções e possibilidades de avaliação relacionadas à Educação a Distância (EaD), considerando as especificidades dessa modalidade de ensino. Impulsionada pelo célere desenvolvimento das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na contemporaneidade, a EaD reconfigura as relações espaçotemporais do ensino tradicional e instaura o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) como novo suporte possível para a construção coletiva/colaborativa do conhecimento. Com isso, novos desafios são apresentados à prática docente, sendo a avaliação do processo de ensino-aprendizagem um deles. Por meio de uma revisão da literatura, este trabalho pretende discutir: o papel das TICs na sociedade contemporânea e suas implicações na prática pedagógica; as especificidades do processo de ensino-aprendizagem na EaD, quando realizada com o auxílio de ambientes virtuais; e ainda as principais concepções de avaliação na EaD, apontando possíveis caminhos. A partir da pesquisa realizada, concluiu-se que a avaliação em EaD deve privilegiar uma abordagem mais qualitativa que meramente quantitativa, permitindo que o aluno participe de maneira ativa, crítica e consciente do seu próprio percurso de aprendizagem.Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF2014-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/275Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 4 n. 6 (2014)2177-8183reponame:Revista de Educação do Vale do São Franciscoinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASFporhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/275/170Santos Souza, Tito EugênioNovaes Menezes, Afonso Henriqueinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-02T15:38:36Zoai:periodicos.univasf.edu.br:article/275Revistahttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/PUBhttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/oaimribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br2177-81832177-8183opendoar:2019-05-02T15:38:36Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false
dc.title.none.fl_str_mv AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: CONCEPÇÕES E POSSIBILIDADES
title AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: CONCEPÇÕES E POSSIBILIDADES
spellingShingle AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: CONCEPÇÕES E POSSIBILIDADES
Santos Souza, Tito Eugênio
Tecnologias da Informação e Comunicação
Educação a Distância
Ambientes Virtuais de Aprendizagem
Avaliação
title_short AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: CONCEPÇÕES E POSSIBILIDADES
title_full AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: CONCEPÇÕES E POSSIBILIDADES
title_fullStr AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: CONCEPÇÕES E POSSIBILIDADES
title_full_unstemmed AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: CONCEPÇÕES E POSSIBILIDADES
title_sort AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: CONCEPÇÕES E POSSIBILIDADES
author Santos Souza, Tito Eugênio
author_facet Santos Souza, Tito Eugênio
Novaes Menezes, Afonso Henrique
author_role author
author2 Novaes Menezes, Afonso Henrique
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos Souza, Tito Eugênio
Novaes Menezes, Afonso Henrique
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias da Informação e Comunicação
Educação a Distância
Ambientes Virtuais de Aprendizagem
Avaliação
topic Tecnologias da Informação e Comunicação
Educação a Distância
Ambientes Virtuais de Aprendizagem
Avaliação
description Este artigo apresenta uma reflexão teórica sobre as principais concepções e possibilidades de avaliação relacionadas à Educação a Distância (EaD), considerando as especificidades dessa modalidade de ensino. Impulsionada pelo célere desenvolvimento das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na contemporaneidade, a EaD reconfigura as relações espaçotemporais do ensino tradicional e instaura o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) como novo suporte possível para a construção coletiva/colaborativa do conhecimento. Com isso, novos desafios são apresentados à prática docente, sendo a avaliação do processo de ensino-aprendizagem um deles. Por meio de uma revisão da literatura, este trabalho pretende discutir: o papel das TICs na sociedade contemporânea e suas implicações na prática pedagógica; as especificidades do processo de ensino-aprendizagem na EaD, quando realizada com o auxílio de ambientes virtuais; e ainda as principais concepções de avaliação na EaD, apontando possíveis caminhos. A partir da pesquisa realizada, concluiu-se que a avaliação em EaD deve privilegiar uma abordagem mais qualitativa que meramente quantitativa, permitindo que o aluno participe de maneira ativa, crítica e consciente do seu próprio percurso de aprendizagem.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/275
url https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/275
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/275/170
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 4 n. 6 (2014)
2177-8183
reponame:Revista de Educação do Vale do São Francisco
instname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron:UNIVASF
instname_str Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron_str UNIVASF
institution UNIVASF
reponame_str Revista de Educação do Vale do São Francisco
collection Revista de Educação do Vale do São Francisco
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
repository.mail.fl_str_mv mribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br
_version_ 1787715170302164992