AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: CONCEPÇÕES E POSSIBILIDADES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação do Vale do São Francisco |
Texto Completo: | https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/275 |
Resumo: | Este artigo apresenta uma reflexão teórica sobre as principais concepções e possibilidades de avaliação relacionadas à Educação a Distância (EaD), considerando as especificidades dessa modalidade de ensino. Impulsionada pelo célere desenvolvimento das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na contemporaneidade, a EaD reconfigura as relações espaçotemporais do ensino tradicional e instaura o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) como novo suporte possível para a construção coletiva/colaborativa do conhecimento. Com isso, novos desafios são apresentados à prática docente, sendo a avaliação do processo de ensino-aprendizagem um deles. Por meio de uma revisão da literatura, este trabalho pretende discutir: o papel das TICs na sociedade contemporânea e suas implicações na prática pedagógica; as especificidades do processo de ensino-aprendizagem na EaD, quando realizada com o auxílio de ambientes virtuais; e ainda as principais concepções de avaliação na EaD, apontando possíveis caminhos. A partir da pesquisa realizada, concluiu-se que a avaliação em EaD deve privilegiar uma abordagem mais qualitativa que meramente quantitativa, permitindo que o aluno participe de maneira ativa, crítica e consciente do seu próprio percurso de aprendizagem. |
id |
UNIVASF-1_a4e68a4387aecf9a2263847bb008395b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.univasf.edu.br:article/275 |
network_acronym_str |
UNIVASF-1 |
network_name_str |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
repository_id_str |
|
spelling |
AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: CONCEPÇÕES E POSSIBILIDADESTecnologias da Informação e ComunicaçãoEducação a DistânciaAmbientes Virtuais de AprendizagemAvaliaçãoEste artigo apresenta uma reflexão teórica sobre as principais concepções e possibilidades de avaliação relacionadas à Educação a Distância (EaD), considerando as especificidades dessa modalidade de ensino. Impulsionada pelo célere desenvolvimento das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na contemporaneidade, a EaD reconfigura as relações espaçotemporais do ensino tradicional e instaura o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) como novo suporte possível para a construção coletiva/colaborativa do conhecimento. Com isso, novos desafios são apresentados à prática docente, sendo a avaliação do processo de ensino-aprendizagem um deles. Por meio de uma revisão da literatura, este trabalho pretende discutir: o papel das TICs na sociedade contemporânea e suas implicações na prática pedagógica; as especificidades do processo de ensino-aprendizagem na EaD, quando realizada com o auxílio de ambientes virtuais; e ainda as principais concepções de avaliação na EaD, apontando possíveis caminhos. A partir da pesquisa realizada, concluiu-se que a avaliação em EaD deve privilegiar uma abordagem mais qualitativa que meramente quantitativa, permitindo que o aluno participe de maneira ativa, crítica e consciente do seu próprio percurso de aprendizagem.Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF2014-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/275Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 4 n. 6 (2014)2177-8183reponame:Revista de Educação do Vale do São Franciscoinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASFporhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/275/170Santos Souza, Tito EugênioNovaes Menezes, Afonso Henriqueinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-02T15:38:36Zoai:periodicos.univasf.edu.br:article/275Revistahttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/PUBhttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/oaimribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br2177-81832177-8183opendoar:2019-05-02T15:38:36Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: CONCEPÇÕES E POSSIBILIDADES |
title |
AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: CONCEPÇÕES E POSSIBILIDADES |
spellingShingle |
AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: CONCEPÇÕES E POSSIBILIDADES Santos Souza, Tito Eugênio Tecnologias da Informação e Comunicação Educação a Distância Ambientes Virtuais de Aprendizagem Avaliação |
title_short |
AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: CONCEPÇÕES E POSSIBILIDADES |
title_full |
AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: CONCEPÇÕES E POSSIBILIDADES |
title_fullStr |
AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: CONCEPÇÕES E POSSIBILIDADES |
title_full_unstemmed |
AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: CONCEPÇÕES E POSSIBILIDADES |
title_sort |
AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: CONCEPÇÕES E POSSIBILIDADES |
author |
Santos Souza, Tito Eugênio |
author_facet |
Santos Souza, Tito Eugênio Novaes Menezes, Afonso Henrique |
author_role |
author |
author2 |
Novaes Menezes, Afonso Henrique |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos Souza, Tito Eugênio Novaes Menezes, Afonso Henrique |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias da Informação e Comunicação Educação a Distância Ambientes Virtuais de Aprendizagem Avaliação |
topic |
Tecnologias da Informação e Comunicação Educação a Distância Ambientes Virtuais de Aprendizagem Avaliação |
description |
Este artigo apresenta uma reflexão teórica sobre as principais concepções e possibilidades de avaliação relacionadas à Educação a Distância (EaD), considerando as especificidades dessa modalidade de ensino. Impulsionada pelo célere desenvolvimento das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na contemporaneidade, a EaD reconfigura as relações espaçotemporais do ensino tradicional e instaura o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) como novo suporte possível para a construção coletiva/colaborativa do conhecimento. Com isso, novos desafios são apresentados à prática docente, sendo a avaliação do processo de ensino-aprendizagem um deles. Por meio de uma revisão da literatura, este trabalho pretende discutir: o papel das TICs na sociedade contemporânea e suas implicações na prática pedagógica; as especificidades do processo de ensino-aprendizagem na EaD, quando realizada com o auxílio de ambientes virtuais; e ainda as principais concepções de avaliação na EaD, apontando possíveis caminhos. A partir da pesquisa realizada, concluiu-se que a avaliação em EaD deve privilegiar uma abordagem mais qualitativa que meramente quantitativa, permitindo que o aluno participe de maneira ativa, crítica e consciente do seu próprio percurso de aprendizagem. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/275 |
url |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/275 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/275/170 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 4 n. 6 (2014) 2177-8183 reponame:Revista de Educação do Vale do São Francisco instname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) instacron:UNIVASF |
instname_str |
Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) |
instacron_str |
UNIVASF |
institution |
UNIVASF |
reponame_str |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
collection |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) |
repository.mail.fl_str_mv |
mribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br |
_version_ |
1787715170302164992 |