ESTÁGIO SUPERVISIONADO DESENVOLVENDO A LEITURA E A ESCRITA NA LITERATURA INFANTIL TRABALHANDO O LIVRO O MENINO QUE APRENDEU A VER, NAS DIFICULDADES ENCONTRADAS NA SALA DA 1ª. SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Adriana Paulina
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: SILVA, Andreia Paulina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6935
Resumo: Este trabalho foi desenvolvido na disciplina de Didática e Prática de Ensino, especificamente nos níveis da Educação Infantil e Ensino Fundamental, nas instituições Escolares de Maringá. Após análise do Projeto Político das Instituições, foi desenvolvido o projeto que contemplava a Prática de Ensino. Dentro dessa análise foram verificados os seguintes itens que compõem o projeto: Proposta Pedagógica, Plana Curricular, Plano de Ensino, Avaliação, para que se fosse possível conhecer a organização teórica das Instituições produzida pelo seu corpo docente. Todos os itens que estava no Projeto Político Pedagógico da instituição, foi feito socialização em sala de aula. O estágio supervisionado não foi uma atividade meramente burocrática, somente para cumprimento de carga horária, mas, preparadas teoricamente e orientada pelas professoras de estágio. Fomos enviadas para a instituição de ensino com objetivo de estar em contato com o nosso futuro ambiente de trabalho, podendo fazer assim a relação teoria-prática. A partir do estágio de observação e prática investigativa para levantar as dificuldades da turma na disciplina de Língua Portuguesa. Como se tratou de um projeto interdisciplinar que envolveu as disciplinas de Metodologia da Língua Portuguesa e Didática e Prática de Ensino. Ciente das dificuldades pedagógico da turma foi orientado pelas professoras para elaborarmos o plano de aula e todas as atividades, contribuindo assim para o desenvolvimento completo das crianças. Este projeto visou contribuir tanto para a formação e capacitação do profissional da Educação quanto para os alunos das Instituições Escolares. No decorrer da aplicação ocorreu tudo bem, à participação da turma, a aceitação da história e a animação em questionar sobre a autora e suas obras, e o mais importante conseguir trabalhar nosso objetivo em trabalhar com a dificuldade da sala e ter um bom resultado em nossas atividades que cuidadosamente preparamos com orientação dos responsáveis pelo curso de pedagogia do Cesumar. Com a aplicação do projeto observamos que aprendemos muito com a observação em sala, análise da proposta pedagógica comparando com a prática docente em sala de aula nos levou a compreender como se da o processo de aprendizagem na 1ª série do ensino fundamental. Nesse sentido, o Projeto Político pedagógico proporcionou informações teóricas sobre os aspectos pedagógicos da instituía analisada, a influência que a concepção epistemológica de um professor exerce na apropriação do conhecimento e propiciou uma análise e reflexão sobre a relação da prática com teoria. Pode-se concluir, que o projeto realizado contribuiu para uma formação integral e completa dos futuros docentes, pois, possibilitou uma vivência da realidade escolar, e da prática pedagógica, propiciando uma capacitação docente relacionada com a teoria/prática.
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