BRINQUEDOTECAS EM PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1542 |
Resumo: | O artigo revela a educação lúdica defendida nas brinquedotecas em extensão, principalmente sobre a importância da classificação de jogos, que tem sido desenvolvida na Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, de Francisco Beltrão e de Cascavel. Existem diferentes brinquedotecas - na saúde, na educação e no serviço social -, que atendem vários objetivos, mas todas elas promovem atividades lúdicas a seus frequentadores. A metodologia adotada (expositiva/dialogada e vivência) baseia-se em autores como Friedmann (1996), Garon (1998), Michelet (1996), Piaget (2010) e na pesquisa-ação de Ludk/André (1986). Até o momento foram cumpridas as etapas (2009/2010, 2013/2014): a) implantação da brinquedoteca Brincarbem, na Associação Marrecas do Bem-Estar ao Menor - AMARBEM e da brinquedoteca Aquarela, na UNIOESTE, onde acadêmicos da Pedagogia realizaram atividades de extensão, b) visitas e curso sobre funcionamento das brinquedotecas, c) reprogramação dos espaços lúdicos e classificação de materiais, d) solicitação de jogos de acordo com a faixa etária atendida. Em Francisco Beltrão, todas essas fases foram realizadas e brinquedotecas implantadas, assim como prevê o Plano Municipal de Educação (2007-2017) e o Projeto Pedagógico do curso de Pedagogia. Em relação a Cascavel, os cursos de formação receberam destaque (2016/2017), pois o Plano Municipal de Educação (2015-2025), tem como meta a implantação de brinquedotecas em todos os CMEIs. Compreendemos que, as brinquedotecas em extensão, contribuem para a implantação/sustentação de brinquedotecas de qualidade em diversos setores da sociedade. Entretanto, para que os cidadãos se beneficiem desses ambientes faz-se necessário a revisão e o acompanhamento das políticas públicas/lúdicas. |
id |
UNICESU -1_f19193652ab97348eefafd23de7b4207 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/1542 |
network_acronym_str |
UNICESU -1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
spelling |
BRINQUEDOTECAS EM PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIAAmbiente lúdicoClassificação de jogosDireitos e deveresO artigo revela a educação lúdica defendida nas brinquedotecas em extensão, principalmente sobre a importância da classificação de jogos, que tem sido desenvolvida na Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, de Francisco Beltrão e de Cascavel. Existem diferentes brinquedotecas - na saúde, na educação e no serviço social -, que atendem vários objetivos, mas todas elas promovem atividades lúdicas a seus frequentadores. A metodologia adotada (expositiva/dialogada e vivência) baseia-se em autores como Friedmann (1996), Garon (1998), Michelet (1996), Piaget (2010) e na pesquisa-ação de Ludk/André (1986). Até o momento foram cumpridas as etapas (2009/2010, 2013/2014): a) implantação da brinquedoteca Brincarbem, na Associação Marrecas do Bem-Estar ao Menor - AMARBEM e da brinquedoteca Aquarela, na UNIOESTE, onde acadêmicos da Pedagogia realizaram atividades de extensão, b) visitas e curso sobre funcionamento das brinquedotecas, c) reprogramação dos espaços lúdicos e classificação de materiais, d) solicitação de jogos de acordo com a faixa etária atendida. Em Francisco Beltrão, todas essas fases foram realizadas e brinquedotecas implantadas, assim como prevê o Plano Municipal de Educação (2007-2017) e o Projeto Pedagógico do curso de Pedagogia. Em relação a Cascavel, os cursos de formação receberam destaque (2016/2017), pois o Plano Municipal de Educação (2015-2025), tem como meta a implantação de brinquedotecas em todos os CMEIs. Compreendemos que, as brinquedotecas em extensão, contribuem para a implantação/sustentação de brinquedotecas de qualidade em diversos setores da sociedade. Entretanto, para que os cidadãos se beneficiem desses ambientes faz-se necessário a revisão e o acompanhamento das políticas públicas/lúdicas.Unicesumar2019-08-13T20:00:58Z2019-08-13T20:00:58Z2017-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-0773-22594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1542otherMagnani, Eliana Mariareponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T17:03:27Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 17:03:42.174Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
BRINQUEDOTECAS EM PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA |
title |
BRINQUEDOTECAS EM PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA |
spellingShingle |
BRINQUEDOTECAS EM PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA Magnani, Eliana Maria Ambiente lúdico Classificação de jogos Direitos e deveres |
title_short |
BRINQUEDOTECAS EM PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA |
title_full |
BRINQUEDOTECAS EM PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA |
title_fullStr |
BRINQUEDOTECAS EM PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA |
title_full_unstemmed |
BRINQUEDOTECAS EM PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA |
title_sort |
BRINQUEDOTECAS EM PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA |
author |
Magnani, Eliana Maria |
author_facet |
Magnani, Eliana Maria |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Magnani, Eliana Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ambiente lúdico Classificação de jogos Direitos e deveres |
topic |
Ambiente lúdico Classificação de jogos Direitos e deveres |
dc.description.none.fl_txt_mv |
O artigo revela a educação lúdica defendida nas brinquedotecas em extensão, principalmente sobre a importância da classificação de jogos, que tem sido desenvolvida na Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, de Francisco Beltrão e de Cascavel. Existem diferentes brinquedotecas - na saúde, na educação e no serviço social -, que atendem vários objetivos, mas todas elas promovem atividades lúdicas a seus frequentadores. A metodologia adotada (expositiva/dialogada e vivência) baseia-se em autores como Friedmann (1996), Garon (1998), Michelet (1996), Piaget (2010) e na pesquisa-ação de Ludk/André (1986). Até o momento foram cumpridas as etapas (2009/2010, 2013/2014): a) implantação da brinquedoteca Brincarbem, na Associação Marrecas do Bem-Estar ao Menor - AMARBEM e da brinquedoteca Aquarela, na UNIOESTE, onde acadêmicos da Pedagogia realizaram atividades de extensão, b) visitas e curso sobre funcionamento das brinquedotecas, c) reprogramação dos espaços lúdicos e classificação de materiais, d) solicitação de jogos de acordo com a faixa etária atendida. Em Francisco Beltrão, todas essas fases foram realizadas e brinquedotecas implantadas, assim como prevê o Plano Municipal de Educação (2007-2017) e o Projeto Pedagógico do curso de Pedagogia. Em relação a Cascavel, os cursos de formação receberam destaque (2016/2017), pois o Plano Municipal de Educação (2015-2025), tem como meta a implantação de brinquedotecas em todos os CMEIs. Compreendemos que, as brinquedotecas em extensão, contribuem para a implantação/sustentação de brinquedotecas de qualidade em diversos setores da sociedade. Entretanto, para que os cidadãos se beneficiem desses ambientes faz-se necessário a revisão e o acompanhamento das políticas públicas/lúdicas. |
description |
O artigo revela a educação lúdica defendida nas brinquedotecas em extensão, principalmente sobre a importância da classificação de jogos, que tem sido desenvolvida na Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, de Francisco Beltrão e de Cascavel. Existem diferentes brinquedotecas - na saúde, na educação e no serviço social -, que atendem vários objetivos, mas todas elas promovem atividades lúdicas a seus frequentadores. A metodologia adotada (expositiva/dialogada e vivência) baseia-se em autores como Friedmann (1996), Garon (1998), Michelet (1996), Piaget (2010) e na pesquisa-ação de Ludk/André (1986). Até o momento foram cumpridas as etapas (2009/2010, 2013/2014): a) implantação da brinquedoteca Brincarbem, na Associação Marrecas do Bem-Estar ao Menor - AMARBEM e da brinquedoteca Aquarela, na UNIOESTE, onde acadêmicos da Pedagogia realizaram atividades de extensão, b) visitas e curso sobre funcionamento das brinquedotecas, c) reprogramação dos espaços lúdicos e classificação de materiais, d) solicitação de jogos de acordo com a faixa etária atendida. Em Francisco Beltrão, todas essas fases foram realizadas e brinquedotecas implantadas, assim como prevê o Plano Municipal de Educação (2007-2017) e o Projeto Pedagógico do curso de Pedagogia. Em relação a Cascavel, os cursos de formação receberam destaque (2016/2017), pois o Plano Municipal de Educação (2015-2025), tem como meta a implantação de brinquedotecas em todos os CMEIs. Compreendemos que, as brinquedotecas em extensão, contribuem para a implantação/sustentação de brinquedotecas de qualidade em diversos setores da sociedade. Entretanto, para que os cidadãos se beneficiem desses ambientes faz-se necessário a revisão e o acompanhamento das políticas públicas/lúdicas. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-10-24 2019-08-13T20:00:58Z 2019-08-13T20:00:58Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
status_str |
publishedVersion |
format |
article |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-459-0773-2 2594-4991 http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1542 |
identifier_str_mv |
978-85-459-0773-2 2594-4991 |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1542 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
other |
language_invalid_str_mv |
other |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unicesumar |
publisher.none.fl_str_mv |
Unicesumar |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá instacron:UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá |
repository.mail.fl_str_mv |
joao.souza@unicesumar.edu.br |
_version_ |
1669948623620669440 |