UMA LISTA DE REVISÃO PARA O ENEM AOS MOLDES DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA REALÍSTICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9563 |
Resumo: | O artigo é baseado em uma experiência de um dos autores, o qual propôs uma lista diagnóstica e de revisão a um grupo de estudantes do terceiro ano do Ensino Médio, de uma instituição pública do interior de Mato Grosso e que visava realizar as provas do Enem 2020. A proposição da lista de exercícios, fundamentada na percepção realística, auxiliaria, ao intentar a exploração de alguns conhecimentos sólidos dos estudantes, na elaboração de uma aula de revisão a ser ministrada em janeiro de 2021, anterior à data de realização do exame. Mediante a atuação indecorosa dos estudantes, os autores incumbiram-se de averiguar as potencialidades da lista ao que tange à concepção de Matemática difundida pela Educação Matemática Realística. Cerca de dois meses após a formulação da lista, ao executar uma nova análise das tarefas que a compunham, pairou-se aos olhos dos autores um montante significativo de tarefas pouco pertinentes às propostas realísticas. Os autores, ao longo da análise, reconsideraram, pautados em De Lange, as classificações de algumas tarefas e atentaram-se ao cumprimento, ou não, das singularidades que concebem o desígnio de um problema ideal, segundo Heuvel-Panhuizen e Freudenthal. Ao final, constatou-se que algumas tentativas de esquivar-se de características negativas à proposição de tarefas na RME foram em vão; além disso, observou-se o amadurecimento perante a teoria holandesa como decisivo para avultar a criticidade frente às tarefas inicialmente selecionadas, evidenciando a incompatibilidade entre as propostas de algumas delas e aquilo que era almejado pelos autores. |
id |
UNICESU -1_f36a9e68bdf28df22d8281c5fa2964fb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/9563 |
network_acronym_str |
UNICESU -1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
repository_id_str |
|
spelling |
UMA LISTA DE REVISÃO PARA O ENEM AOS MOLDES DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA REALÍSTICAEnsino de matemáticaLista de tarefasEducação matemáticaRMEO artigo é baseado em uma experiência de um dos autores, o qual propôs uma lista diagnóstica e de revisão a um grupo de estudantes do terceiro ano do Ensino Médio, de uma instituição pública do interior de Mato Grosso e que visava realizar as provas do Enem 2020. A proposição da lista de exercícios, fundamentada na percepção realística, auxiliaria, ao intentar a exploração de alguns conhecimentos sólidos dos estudantes, na elaboração de uma aula de revisão a ser ministrada em janeiro de 2021, anterior à data de realização do exame. Mediante a atuação indecorosa dos estudantes, os autores incumbiram-se de averiguar as potencialidades da lista ao que tange à concepção de Matemática difundida pela Educação Matemática Realística. Cerca de dois meses após a formulação da lista, ao executar uma nova análise das tarefas que a compunham, pairou-se aos olhos dos autores um montante significativo de tarefas pouco pertinentes às propostas realísticas. Os autores, ao longo da análise, reconsideraram, pautados em De Lange, as classificações de algumas tarefas e atentaram-se ao cumprimento, ou não, das singularidades que concebem o desígnio de um problema ideal, segundo Heuvel-Panhuizen e Freudenthal. Ao final, constatou-se que algumas tentativas de esquivar-se de características negativas à proposição de tarefas na RME foram em vão; além disso, observou-se o amadurecimento perante a teoria holandesa como decisivo para avultar a criticidade frente às tarefas inicialmente selecionadas, evidenciando a incompatibilidade entre as propostas de algumas delas e aquilo que era almejado pelos autores.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2022-04-12T14:44:22Z2022-04-12T14:44:22Z2021-10-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfhttp://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9563porEncontro Internacional de Produção CientíficaKURTZ, Felipe MoraesCIANI, Andréia Büttnerinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2022-04-13T06:02:08ZRepositório InstitucionalPRI |
dc.title.none.fl_str_mv |
UMA LISTA DE REVISÃO PARA O ENEM AOS MOLDES DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA REALÍSTICA |
title |
UMA LISTA DE REVISÃO PARA O ENEM AOS MOLDES DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA REALÍSTICA |
spellingShingle |
UMA LISTA DE REVISÃO PARA O ENEM AOS MOLDES DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA REALÍSTICA KURTZ, Felipe Moraes Ensino de matemática Lista de tarefas Educação matemática RME |
title_short |
UMA LISTA DE REVISÃO PARA O ENEM AOS MOLDES DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA REALÍSTICA |
title_full |
UMA LISTA DE REVISÃO PARA O ENEM AOS MOLDES DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA REALÍSTICA |
title_fullStr |
UMA LISTA DE REVISÃO PARA O ENEM AOS MOLDES DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA REALÍSTICA |
title_full_unstemmed |
UMA LISTA DE REVISÃO PARA O ENEM AOS MOLDES DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA REALÍSTICA |
title_sort |
UMA LISTA DE REVISÃO PARA O ENEM AOS MOLDES DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA REALÍSTICA |
author |
KURTZ, Felipe Moraes |
author_facet |
KURTZ, Felipe Moraes CIANI, Andréia Büttner |
author_role |
author |
author2 |
CIANI, Andréia Büttner |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
KURTZ, Felipe Moraes CIANI, Andréia Büttner |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de matemática Lista de tarefas Educação matemática RME |
topic |
Ensino de matemática Lista de tarefas Educação matemática RME |
description |
O artigo é baseado em uma experiência de um dos autores, o qual propôs uma lista diagnóstica e de revisão a um grupo de estudantes do terceiro ano do Ensino Médio, de uma instituição pública do interior de Mato Grosso e que visava realizar as provas do Enem 2020. A proposição da lista de exercícios, fundamentada na percepção realística, auxiliaria, ao intentar a exploração de alguns conhecimentos sólidos dos estudantes, na elaboração de uma aula de revisão a ser ministrada em janeiro de 2021, anterior à data de realização do exame. Mediante a atuação indecorosa dos estudantes, os autores incumbiram-se de averiguar as potencialidades da lista ao que tange à concepção de Matemática difundida pela Educação Matemática Realística. Cerca de dois meses após a formulação da lista, ao executar uma nova análise das tarefas que a compunham, pairou-se aos olhos dos autores um montante significativo de tarefas pouco pertinentes às propostas realísticas. Os autores, ao longo da análise, reconsideraram, pautados em De Lange, as classificações de algumas tarefas e atentaram-se ao cumprimento, ou não, das singularidades que concebem o desígnio de um problema ideal, segundo Heuvel-Panhuizen e Freudenthal. Ao final, constatou-se que algumas tentativas de esquivar-se de características negativas à proposição de tarefas na RME foram em vão; além disso, observou-se o amadurecimento perante a teoria holandesa como decisivo para avultar a criticidade frente às tarefas inicialmente selecionadas, evidenciando a incompatibilidade entre as propostas de algumas delas e aquilo que era almejado pelos autores. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-10-19 2022-04-12T14:44:22Z 2022-04-12T14:44:22Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9563 |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9563 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Encontro Internacional de Produção Científica |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) instacron:UniCesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1747771938980233216 |